Servas em alerta – Que desperdício!
- 6
- Jun
- 2019
“Como joia de ouro no focinho de uma porca, assim é a mulher formosa que não tem discrição.” (Provérbios 11:22)
Há dias, pensava com mais profundidade sobre esse provérbio que é tão comentado e conhecido pela grande maioria das mulheres cristãs. Sempre levei essa analogia do Rei Salomão para o lado comportamental da mulher, pois de nada adianta a beleza física se não houver discrição. Assim é uma joia de ouro no focinho de uma porca. Que desperdício, não é verdade?!
No entanto, Deus me fez ver esse versículo de uma outra faceta. Em primeiro lugar, questionei o porquê dessa comparação com o porco? O porco é um animal desordeiro, encardido, inquieto, quase que ansioso, malcheiroso e destruidor, come tudo o que vem pela frente. Nada contra porco! Há quem defenda que o porco não é nada disso, mas quem criou ou cria porcos sabe muito bem dessa realidade. Você pode dar banho no porco e até deixá-lo limpinho, mas, no final de tudo, ele vai voltar para a LAMA. Quando vai para o matadouro, não há quem suporte a sua gritaria e rebeldia, faz um barulho ensurdecedor; é completamente o oposto do cordeiro, que, mudo, passa pela morte.
Vamos agora trazer essa comparação para a nossa vida. Todos os dias somos limpas pela Palavra do nosso Deus. Quando ouvimos a Sua direção, é como água que nos lava das nossas sujeiras espirituais, das nossas indiscrições que vêm de diversas formas.
Veja que a indiscrição está aliada a comportamentos tais como:
No momento em que agimos dessa forma, estamos voltando ao “charco” e nos assemelhamos, quer queiramos quer não, à porca com a joia de ouro no seu focinho, pois somos conhecedoras da verdade, contudo não obedecemos à Palavra de Deus, que é essa joia preciosa. O que Deus espera é que nos mantenhamos limpas constantemente e que não sejamos levadas pelas inclinações carnais.
Outra lição que tiramos dessa comparação é em relação ao nosso comportamento quando passamos pelo “matadouro”, ou seja, o momento em que somos postas à prova. Que “matadouro” pode ser esse dentro da realidade da obra de Deus?
É aqui que há necessidade de observarmos nossa reação, pois ela mostra com quem na verdade nos parecemos: à porca ou ao cordeiro. Se não aceitamos, “gritamos” e nos rebelamos, já sabemos quem somos!
Podemos estar muito lindas de uniforme e carregar uma indiscrição em oculto!
É você que decide agarrar essa oportunidade de ser de fato essa mulher formosa, como uma joia, que Deus criou para ser!
Será que ficou claro? Você entendeu esse ALERTA que vem de Deus?
Deixe o seu comentário!
Deborah
Junho 6, 2019 às 17:32
Sim sra., entendi, muito forte, foi de encontro às uma situação que estou vivendo. Nunca tinha parado para pensar dessa forma, agradeço.
Deus lhe abençoe mais. ?
Jacqueline
Junho 6, 2019 às 17:08
Much as gracias por compartir su reflexion! Es muy cierta la comparacion al Puerto un contraste muy grande al cordero, el cual es semejante al comportamiento de nuestro Señor.
En lo personal, yo quiero ser una Cristiana autentica y asemejarme al Señor Jesus.
Rosa Fátima
Junho 6, 2019 às 15:29
Olá a todas e olá linda senhora vivi
Tem muita gente que é assim é reconhece mas tem outras que não, mas tá ligado tudo para a Salvação
Raphaela Neves
Junho 6, 2019 às 14:05
Bom dia D. Luisa.
Muito bom a senhora estar dividindo esses maravilhosos ensinamentos conosco.
E essa reflexão foi maravilhoso, vou guardar dentro de mim, para não esquecer e para praticar, para não me tornar como essa porca descrita em provérbios, com a aparência externa boa aos olhos das pessoas e por dentro como uma porca. e Sabe essa joia que Deus se refere é o que aprendemos e não guardamos e dai voltamos a lama, as coisas sujas desse mundo. Temos uma joia que Deus nos da e não sabemos usa-la.
Obrigada por estar aqui conosco todas as quintas…vou partilhar esse estudo. bjos
Catarina Figueiredo
Junho 6, 2019 às 13:59
Olá D. Luísa, obrigada pela aprendizagem. É de facto uma revelação deste versículo e irei realizar uma introspectiva da minha alma. Foi uma resposta de Deus este post para mim! Obrigada, que Deus abençoe. Um bjinh0 com saudade ??
Isabel
Junho 6, 2019 às 13:27
Amém!