Servas em alerta – O mexeriqueiro

Luisa Teixeira

  • 23
  • Mai
  • 2019

Servas em alerta – O mexeriqueiro

  • 23
  • Mai
  • 2019

Afinal de contas, quem é o mexeriqueiro?

Depois de fixar várias vezes os meus olhos nessa palavra – mexeriqueiro –, veio à minha mente a separação das quatro primeiras letras: “MEXE”; depois resta “RIQUEIRO”, uma palavra inexistente no nosso vocabulário, mas que, no meu pensamento, surgiu como o termo “chiqueiro”. Parece que não faz muito sentido, pois a palavra “mexeriqueiro” não deriva de “chiqueiro”, etimologicamente falando. Mas te pergunto: quem mexe com a fofoca, com o “disse me disse”, quem faz comentários linguarudos, quem implanta intrigas, não está mexendo no chiqueiro? Com certeza a vida de uma pessoa que tem esse tipo de comportamento cheira muito mal e faz outros exalarem um odor insuportável, não só a quem o rodeia, mas sobretudo ao próprio Deus.

Rasguemos o verbo, deixemos de lado os paninhos quentes e sejamos verdadeiras: quem nunca fez um comentário, uma fofoca, uma pequena intriga, por menor que tenha sido? O que estamos dizendo aqui não é para apontar o dedo para ninguém, mas sim para ALERTAR e revelar a seriedade dessa prática. Uma das coisas mais abomináveis aos Olhos de Deus são as intrigas, o ato de semear contendas entre irmãos. 

Fique atenta às conversas fúteis que surgem entre as obreiras. Fique com os ouvidos bem atentos, e não se envolva em mexericos, como falar da vida de outra obreira, das suas responsabilidades e sobre como as desempenha; fazer comentários sobre os horários das reuniões, ou da quantidade destas, de maneira depreciativa; criticar a roupa ou a postura do outro, entre tantos outros ditos e fuxicos. 

O mexeriqueiro mexe e remexe e sua língua não se cansa, a ponto de se coçar para falar. No entanto, há pontos mais profundos e delicados que o mexeriqueiro mexe:

  • Mexe com a sua integridade.
  • Mexe com a sua reputação.
  • Mexe com a sua credibilidade.
  • E, sobretudo, mexe com a sua SALVAÇÃO.

    O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito mantém o assunto em oculto. (Prov. 11:13)

    É você quem decide: continuar a mexer no chiqueiro ou ser o fiel de espírito que mantém o assunto em sigilo!

    O fiel de espírito não revela e nem faz questão que o assunto lhe seja revelado! 

    E você, o que tem a dizer deste tema? 

  • Deixe uma mensagem

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    *

    14 comentários

    1. Muito forte, lendo esse post eu fiquei me analisando se eu estava sendo este tipo de pessoa, comentários que pensamos que não tem nada haver, são eles que nos fazem caminhamos para o abismo,sem percebermos.

      Ver mais
    2. Também sempre comparei mexe- riqueiro com chiqueiro e me pesava essa palavra, vemos que quando algo é ruim queremos nos afastar e nesse post observamos muito além de pessoas que convivemos, mas nos analisarmos se não temos ‘ mexendo ‘ em coisas com más conversações e maus comentários achando nós ser normal.

      Ver mais
    3. Nosso cuidado com as palavras dizem muito sobre nós , vejo que a minha cabeça deve estar ocupada com as coisas de Deus e não com coisas corriqueiras do dia dia dos outros, pois o mexeriqueiro age assim: pensando o dia todo encontrar-se com algum conhecido e compartillhar o que descobriu, ou seja, não parou para pensar em si ou em Deus, por isso logo essas pessoas se afastam da presença do Altíssimo com algum acontecido muito mais trágico do que aquilo que um comentou.

      Ver mais
    4. Muito forte

      Ver mais
    5. Obrigada por esse post, estava precisando ler.

      Ver mais
    6. Muito obrigada por essa palavra, que me ensinou muito,me fez enxergar quem realmente estou sendo é como posso mudar.

      Ver mais
    1 2 3