Servas em alerta – A forma como Deus trabalha!

Luisa Teixeira

  • 18
  • Abr
  • 2019

Servas em alerta – A forma como Deus trabalha!

  • 18
  • Abr
  • 2019

“Manda, pois, a Josué, e anima-o, e fortalece-o; porque ele passará adiante deste povo, e o fará possuir a terra que verás.”

Deus não voltou atrás com a Sua decisão em relação a Moisés não entrar na terra prometida. Antes, ordenou que mandasse Josué, mas não parou por aí. Deu-lhe ainda ordem para que o animassem e fortalecessem.

A forma como Deus trabalha é distinta! Enquanto temos a tendência para ver somente o agora e ficamos prostrados, choramingando e cheios de porquês, Deus vê adiante, e Seus planos, a todo o momento, contemplam a Salvação da nossa alma. Quando estamos convictos em obedecer ao seu chamado, ainda que não entendamos certas situações que surgem na nossa vida, tudo colaborará para o nosso bem. 

Vamos então analisar a postura de Moisés, um servo que era muito amado por Deus. Um homem que foi escolhido para libertar o seu povo da escravidão e torná-lo uma nação estava às portas da terra que manava leite e mel: a terra prometida. Mas, devido a um ato impensado que cometeu em Meribá, desagradou a Deus e nem sua súplica O fez revogar a Sua decisão. 

Veja que o erro de Moisés ficou exposto ao povo, e perante nós também. Sabe por quê? Para que possamos aprender que assumir os nossos pecados, expor as nossas debilidades e receber com humildade a disciplina e correção de Deus não nos torna mais fracos ou nos diminui, muito pelo contrário – enaltece a nobreza da fé. Foi tirado de Moisés o direito de entrar em Canaã, mas Deus o privilegiou ao levá-lo para junto de Si. Vale ressaltar que mais tarde vemos claramente que seu pedido foi atendido, pois Moisés apareceu no monte Tabor, no momento da transfiguração, ao lado do Senhor Jesus. Que honra, não é mesmo?

Com isso, cabe-nos perguntar a nós mesmos: vale a pena dar vazão ao orgulho, à vaidade, ao título, ao status e a outras picuinhas?

Aqui fica um ensinamento: quando perdermos algo – uma responsabilidade, uma posição, um privilégio –, e tivermos que passar isso para outra pessoa, façamos como Deus ordena, e não com despeito. Que haja em nós a disposição para animar e fortalecer a quem Deus pretender honrar. Não é esse o papel do Espírito Santo? 

O que você me diz desta reflexão?

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

24 comentários

  1. A verdade é que somos egoístas. Pq se temos algo ou algum cargo se não cuidar, pisamos em alguém. E quando nós é tirado algo e temos qUE ajudar aquela pessoa que chegou ao posto que cumprirmos, pensamos: ‘ ele que se vire não sou obrigada a isso ou aquilo por essa pessoa’. Errado. Temos q estar prontos pra passar nossas experiências para quem as vezes nos substituiu.
    Afinal ninguém é culpado por nossos erros.
    Ninguém é insubstituível.
    Deus sabe todas as coisas. As vezes “perdemos” mas lá na frente vemos que o que Deus tem é maior do que queremos ou esperamos.

    Ver mais
  2. Bom dia. Sim, temos que nos submeter aos planos de Deus. A obra é do Espírito Santo.

    Ver mais
  3. Bom dia D. Vivi e D. Luisa, maravilhosa esta reflexão.
    Sabe, eu estava aqui imaginando Moisés, e fico pensando como ele foi forte, ele teve seu erro e foi repreendido por Deus, e teve sua sentença e Deus não ia voltar mais a trás, mas mesmo assim continuou sua caminhada de levar o povo a terra prometida, mesmo sabendo que não poderia entrar nela. E mesmo assim, ele obedeceu, e sabe o que vejo hoje, que muitos não suportam serem repreendidos por erros que cometeram e desistem da caminhada da Fé, só que todos nós temos que pegar esse exemplo de Moisés, ele errou, e foi e repreendido, mas o mais importante, ele foi humilde e forte, para continuar e não desistir, ele poderia fazer como muitos fazem se deixam contaminar pelos pensamentos de satanás e olha que seriam muitos, tipo: Você sacrificou e esta nesse deserto á 40 anos ou teve que suportar esse povo que só reclama….reclama, Moisés você deixou o conforto do palácio no Egito, entre outras coisas que com certeza ele foi tentando. Ele foi forte, Humilde, e sabe Deus o Honrou assim como a d. Luisa escreveu. Tirando tudo isso para mim: Que eu me perceba mais que diminua sempre, que reconheça sempre diante de Deus e das pessoas também, meus erros, falhas, que eu sempre fortaleça aqueles que receberem algo e precisam de forças, que eu venha ser um braço fortalecedor…que eu seja assim como Moisés foi.
    Obrigada d. Luisa por essa reflexão, estou namorando esse texto e abstraindo tudo para mim, para meu crescimento na FÉ. Obrigada d. Vivi também. PS/ Deus as abençoe.

    Ver mais
  4. Nesta Reflexão entendo que o servo não tem querer. Mas somente obedecer.. e isto é muito difícil, tem de se haver perfeita comunhão com Deus para poder entender que a obediencia é mais importante que tudo. Isto requer sacrifico em todos os sentidos, entrega total, saber perder, visando não o agora mas o porvir.

    Ver mais
  5. Realmente, DEUS age de forma que por vezes não entendemos, mas ELE vê lá na frente e quer o melhor para nós!
    Daí a importância de sempre estarmos dispostas a ouvir e obedecer Sua voz.

    Ver mais
  6. Que bela reflexão! Quando eu aceito o não de Deus, crendo que Ele sabe melhor do que eu, a honra virá dEle, na hora certa. Assim como aconteceu com Moisés. E também sobre animar aqueles a quem Deus pretende honrar. Somente obedecer!

    Beijos

    Ver mais
1 2 3 4