Separar-se do problema
- 10
- Ago
- 2012
Porquê Deus falou com Abraão, após a sua separação de Ló?
Porque não tem como Deus falar com alguém enquanto existe um problema interior mal resolvido; não há sensibilidade para ouvir a Sua Voz.
Quando se permanece inquieta ou agoniada, Deus não fala, pois não encontra espaço no “natural”, ou seja, no sentimento.
Só fala quando me disponho para isso!
Ainda faltava um pouco da “parentela” de Abraão, que era Ló. Como Ló tinha perdido o pai, Abraão ficou responsável de cuidar dele.
Mas o que isso significa?
Que Deus não tem como falar enquanto existir um “restinho” de preocupação!
Deus revelou muitas coisas a Abraão, mas houve alturas em que Deus não falou pois só no momento difícil Abraão resolveu tomar a atitude de DEIXAR o restante da sua parentela.
Por isso Ele nos permite atravessar momentos difíceis: Para que haja uma iniciativa da nossa parte; uma separação!
“…separaram-se um do outro”.
Gn.13:11
Agora que você resolveu separar-se daquilo que te separava de Deus; decidiu ultrapassar o problema interior que antes você não resolvia, ergue os olhos.
Foi isso que Deus disse a Abraão assim que este se separou de Ló:
“Ergue os olhos e olha desde onde estás para o Norte, para o Sul, para o Oriente e para o Ocidente; porque toda esta terra que vês, eu te darei, a ti e à tua descendência, para sempre…”
Porquê Deus mandou Abraão erguer os olhos? Para enxergar além, pois quando se vê de forma natural, vê-se com limites, e Deus não queria que ele visse com limites.
Ir mais além… Deus queria que Abraão visse além!
Deus quer que você olhe para todos os lados.
Quando somos chamados, não sabemos exatamente o que Deus quer fazer através de nós, pois vai além do que nossos olhos mostram.
Ainda que você persiga os seus sonhos, às vezes não sabe por onde ir e que decisão tomar. Não é verdade?
Deus quer que olhe para todos os ângulos e que não veja os limites, mas veja além!
Talvez você faça muito, mas não enxerga além e, por isso, perde tempo (como se fosse em vão), pois vai só até ao seu limite.
Porquê Deus diz: Ergue os olhos?
Porque há uma necessidade de enxergar aquilo que Deus quer para si e, sendo assim, Ele te permitirá ver até onde você quiser enxergar.
A visão que Ele dá não é momentânea, mas para sempre. Não serve apenas para as oportunidades que surgem, agora, mas para alcançar lá à frente o que, aos nossos olhos, parece distante.
Quem olha além, não desperdiça tempo, pois sabe que é necessário agir em função do que “vê”.
Não bastar separar-se dos problemas ou resolver o que tem que ser resolvido. Se não erguer os olhos, sempre terá limites na sua vida!
Uma coisa é entender e outra coisa é enxergar.
Você entendeu ou enxergou?
Vivian
Agosto 12, 2012 às 13:58
E verdade Viviane os piores cegos acredito ser aqueles que olham , mas não vêem, ou não se esforçam para ver.
Deus abençoe grandemente.
Na fé.
Genilda Silva
Agosto 12, 2012 às 3:32
Acabo de descobrir a raiz das minhas angústias.
Andreia Petrucci
Agosto 11, 2012 às 22:12
Quando pensava que toda “a parentela” tinha ficado para trás, lá estava a preocupação; a insegurança… “Ló” a atrapalhar! E isso impedia-me de ouvir claramente a voz de Deus.
Quando me livrei dessas preocupações, pude enxergar além e entender que aquilo que Deus tem preparado, é superior ao que os meus olhos alcançam hoje; está além das minhas limitações. Eu quero enxergar e alcançar além, e, para isso, não terei limites em mim mesma. Verei com os olhos de Deus!
Mikaela Marcos
Agosto 11, 2012 às 20:42
Ola D.Viviane, esse post falou muito comigo, pois enxerguei que sou assim, que muitas vezes não deixo Deus falar comigo porque não dou espaço para Ele, mas foco-me somente no meu problema e não olho para cima para enxergar além, não lhE dou espaço para atuar em mim! E isso me tem prejudicado porque tenho posto limites em mim, limites em tudo na minha vida, enquanto o que Deus quer é precisamente ao contrário, quer que eu olhe para cima e veja o impossivel ser realizado, que veja Além do que os meu olhos naturais veem! Por isso eu enxerguei que tenho que mudar se quiser avançar, e é isso que vou fazer!
Anabela Frangão Almada -Portugal
Agosto 11, 2012 às 20:12
Olá D.ª Viviane
Todo líder precisa decidir,em algum momento de sua vida,se quer confiar em Deus ou não. Até o momento da decisão,sua fé em Deus será uma fonte conveniente de conforto e encorajamento.Mas o teste de Deus pode conter exigências aparentemente ,absurdas.A provação forçará o líder ou a seguir o raciocínio humano e abandonar a orientação divina,ou abandonar o raciocinio humano e seguir a orientação de Deus.Esse tipo de teste não tolera concessões:o líder tem que optar entre seu caminho e o caminho de Deus.
Beijinhos : Bem -Haja
Deus Abençõe Grandemente.
Mafalda Gonçalves
Agosto 11, 2012 às 19:54
Eu ja passei por uma situaçao numa das igrejas onde estivemos em que eu vivia pelos sentimentos e por isso nao conseguia ouvir a voz de Deus, pois aquela agonia e tristeza em que eu me encontrava nao permitiam ver a mao de Deus. Eu orava mas logo a seguir encontrava-me na mesma situaçao de ansiedade e preocupaçao. A nova experiencia que estamos a viver é realmente um desafio mas sei que se Deus nos enviou aqui é porque Ele quer que a nossa visao seja maior. Realmente é necessario que a nossa visao se abra para que possamos ver o que Deus quer que façamos aqui neste lugar para dar o crescimento. Trabalhar com a visao no futuro, imaginando pela fé tudo transformado para honra e gloria do nosso Senhor Jesus ! Se ficarmos a olhar para os nossos sentimentos nao sairemos do mesmo lugar.