QUEM É DEUS? QUEM É VOCÊ? – Episódio 78: Como a alma age na sua resistência

Viviane Freitas

  • 15
  • Jan
  • 2024

QUEM É DEUS? QUEM É VOCÊ? – Episódio 78 : Como a alma age na sua resistência

  • 15
  • Jan
  • 2024

Você já se pegou falando consigo mesmo, sem que ninguém ouça, justificando as suas razões? Pois é! Essa é a alma, a alma sente, a alma fala, a alma tem a sua própria opinião. E é justamente a alma que tem que ser salva, porque ela sente e tem as suas defesas. É aí que você vai entender como a alma age na sua resistência.

Eu vou dar aqui um exemplo bíblico do que realmente aconteceu, e como acontece conosco também. Sabe quando você está no meio de um grupo de pessoas ou em uma reunião, e você está ouvindo um discurso, opiniões, o que seja, e consigo mesmo, você diz as suas razões?

Eu lembro uma vez que estava numa reunião na igreja, e o meu marido, que é pastor, estava fazendo a reunião. E ele estava falando que Deus faz tudo novo. E eu me lembro, como se fosse hoje, eu falando para mim mesma, ninguém estava me ouvindo, estava falando nos meus pensamentos, e dizendo assim: “Ah, Júlio, Deus faz tudo novo, Ele vai fazer novos céus e nova terra, depois que formos para a eternidade, aqui neste mundo vamos ter problemas…”

E eu estava me justificando em várias opiniões minhas, em relação ao que estava ouvindo. E Deus ouve as nossas indagações, os nossos questionamentos, as nossas defesas, as nossas opiniões! Ele ouve! E sabe o que Deus me respondeu? Mesmo sem eu ter perguntado, porque eu falei para mim mesma, mas Deus me ouviu e me respondeu, e realmente, gente, Deus faz tudo novo!

Porque eu experimentei naquele mesmo lugar, novos céus e nova terra, ou seja, dentro de mim, tudo se fez novo. Essa mudança acontece no interior, enfim, não vou entrar em detalhes aqui, mas Deus me mostrou que isso sim existe. Deus fez questão de falar para mim que Ele ouviu e que Ele defendeu o Seu servo. É muito interessante isso!

Então como acontece essa resistência da nossa alma? E justamente quando falamos coisas para nós mesmos, e resistimos. Às vezes, você ouve a Palavra de Deus, ouve alguém falando sobre Deus, ou qualquer outra opinião, e você diz pra si mesmo que não. “Ah, não, acho assim e tal…, quem essa pensa que é…”

Observe o que aconteceu na época de Jesus:

“Eu retiro-Me, e buscar-Me-eis, e morrereis no vosso pecado. Para onde Eu vou, não podeis vós vir.” João 8:21-22

Jesus estava falando a essas pessoas que sempre estavam resistindo, sempre tinham as suas razões. E descobrimos a respeito de nós mesmos, quando começamos a observar o que dizemos para nós e para as pessoas.

Você vai observar se existe resistência ou se você se permite ser moldado ou não. Se você é influenciado, se você tem uma crença, se você não tem uma crença, enfim, por aí você vai descobrir mais sobre isso.

E aí os judeus disseram assim:

“Porventura quererá matar-se a Si mesmo, pois diz: Para onde Eu vou não podeis vir?” João 8:22

Veja que aqui nessa conversa dos judeus com Jesus, eles estão expondo os seus pensamentos. Eles não estavam entendendo nada.

“E dizia-lhes: Vós sois de baixo, Eu Sou de cima; vós sois deste mundo, Eu não Sou deste mundo.” João 8:23

Quando os nossos pensamentos, as nossas razões, nós mesmos não somos moldados por Deus, nós passamos a pertencer a este mundo, nos adaptamos a este mundo, nós entendemos como esse mundo dita, nós resistimos à verdade, porque este mundo, esta sociedade aceita, acata, por exemplo, você como vítima, como coitada, e que todo mundo tem que ceder para você, você não tem que se esforçar. Isso é o que o mundo dita!

Então, quando Jesus fala que eles iam morrer no próprio pecado deles, porque eram resistentes, eles não aceitaram. E continuaram com os seus pensamentos. Não entendiam nada do que Jesus estava falando. E por quê? Porque a pessoa não está procurando a verdade, ela não está procurando ouvir.

Quando você começa a se justificar, você está resistindo e não está procurando. Ponto e acabou.

Eu estou sempre me observando, me analisando, como eu ajo, como eu penso, o que eu falo, porque aprendi a observar a minha alma. A Palavra de Deus me ensinou a me observar, para que então eu comparasse o que estou sentindo e o que é verdade. O que a Palavra de Deus me diz, como ela me ensina, ou seja, a fé inteligente me ensina a ser uma juíza de mim mesma. E não me deixar ser manipulada pelos meus sentimentos, pelos meus pensamentos.

Os pensamentos de Deus me mostram o caminho, a verdade, e a vida. Então, eu estou sempre nessa observância, nessa vigilância a respeito da minha alma, porque eu tenho cuidado dela. Eu sei que a minha alma precisa manter-se salva, e para isso eu tenho que cuidar do que eu sinto, como eu acho.

Mas muitas pessoas não têm essa fé inteligente, não percebem a si mesmo, e por isso estão sempre resistindo, estão sendo influenciadas pelo mundo. Elas não estão julgando suas próprias atitudes com a Palavra de Deus.

Jesus falou para os judeus:

“Vós sois de baixo, Eu Sou de cima; vós sois deste mundo, Eu não Sou deste mundo.” João 8:23

Jesus falou para os judeus porque eles resistiam à Verdade.

E sabe quando você resiste à Verdade?

Quando você não está procurando a justiça, fazer o que é certo. Você pensa que o seu jeito, a sua opinião, os seus pensamentos, a sua vontade, os seus sentimentos são o caminho, a verdade e a vida. Você pensa assim!

Então, quando você ouve algo que contrapõe os seus sentimentos, que revelam que você não é a vítima, que você precisa aprender, que você precisa reconhecer, você se defende, você tem os seus argumentos.

Todos nós sentimos e temos os nossos argumentos, por isso que a alma precisa ser salva, e você precisa observar a sua alma.

Eu estou sempre me observando, porque eu cuido da minha alma, e Jesus me ensinou a Palavra dEle, me ensina como eu tenho que guardar a Palavra dEle, ou seja, não tenho que guardar a minha opinião, eu tenho que guardar a Palavra dEle.

O mundo faz você se sentir vítima, faz você se sentir a coitada, que você tem razão, que as pessoas têm que entender você, o mundo dita que você é o seu próprio deus, que você sabe o seu caminho.

Mas Jesus mostra que Ele é a Verdade, Ele é o Caminho, e Ele é a Vida. Se você é deste mundo, então você não permite, ou seja, não aceita buscar o que é verdadeiro, o que é certo. Você não está procurando a justiça, então os que estão aqui embaixo não aceitam a justiça de Deus.

E Jesus continua falando:

“Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que Eu sou, morrereis em vossos pecados.” João 8:24

Se você não crê no que Jesus disse, como Ele ensina, e você quer o seu modo, o seu jeito, então você vai morrer no seu pecado. É o que Jesus disse. Jesus falou assim diretamente!

E como você se sente quando ouve a verdade diretamente a você? Normalmente, há uma resistência, um argumento ou, às vezes, você fica pensando, procurando, por quê? Por quê?

“Disseram-lhe, pois: Quem és Tu? Jesus lhes disse: Isso mesmo que já desde o princípio vos disse.” João 8:25

E não é isso que a pessoa fala quando ouve a verdade? Ela fala: “Quem é você pra falar isso pra mim?”

“Muito tenho que dizer e julgar de vós, mas Aquele que Me enviou é verdadeiro; e o que dEle tenho ouvido, isso falo ao mundo.” João 8:26

Jesus tinha muita coisa para falar, mas Ele não foi enviado para falar o que Ele queria falar, Ele falava o que ouvia do Pai. Jesus não agia por impulso, Ele agia de acordo com o Pai, Ele estava ligado sempre com o Pai.

Por isso Ele não era deste mundo. Porque o mundo dita que você deve ter a sua própria opinião. E Jesus Se sujeitava à opinião do Pai. O que o Pai falava é o que Ele dizia.

Essa é a grande diferença! Jesus, o Filho de Deus, o Primogênito agia com respeito ao Deus Pai, servia ao Deus Pai, e não impunha a Sua Própria vontade. Por isso, Ele pode nos salvar porque Ele foi perfeito. Ele não fez do Seu jeito.

Aprenda com a ser humilde, e não ser resistente.

#BlogVivianeFreitas#ProgramaTardeMusical#QueméDeus#Quemévocê#Verdade#RedeAleluia#PalavradeDeus#Jesus#resistência#opinião

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*