Quarentena – 7º dia

Viviane Freitas

  • 25
  • Dez
  • 2012

Quarentena – 7º dia

  • 25
  • Dez
  • 2012



“A Palavra de Deus diz-nos o nosso valor, e ensina-nos, também, a nos valorizarmos.”
Viviane Freitas

“O povo estava esperando a Zacarias e admirava-se de que tanto se demorasse no santuário.
Mas, saindo ele, não lhes podia falar; então, entenderam que tivera uma visão no santuário. E expressava-se por acenos e permanecia mudo.
Sucedeu que, terminados os dias do seu ministério, voltou para casa.” (Lc.1:21-23)

Enquanto Zacarias estava no interior do Santuário, o povo, expectante, aguardava no lado de fora. E eles não apenas admiravam o sacerdote, mas revelavam também a sua preocupação…

Todos aqueles que crêem em Jesus e sacrificam as suas vidas, são os sacerdotes, e as pessoas que estão ao nosso redor, que representam o povo, ficam igualmente na expectativa de uma resposta; de uma palavra, de uma atitude diferente…

Mas, quando Zacarias saiu… apenas permaneceu mudo.

Quando, à semelhança do anjo enviado por Deus, se descredibiliza a Palavra, o que acontece é o silêncio total, e nem por acenos será entendido…

Pela existência da dúvida, ficamos “mudos” até perante dificuldades para as quais teríamos respostas.

Por exemplo, quem guarda mágoa, acaba por criar uma má consciência que não lhe permite falar com liberdade e ousadia. Porquê? Porque reserva maus sentimentos e, ao invés de combatê-los, continua a alimentá-los pela falta de prática da fé inteligente.

Deus poderia ter banido, totalmente, a bênção de Zacarias, negando-lhe o resultado da promessa. Mas não o fez. E porquê?

Porque ele expôs a sua dúvida a Deus; revelou o seu íntimo…

Quando participa a Deus os seus problemas, Ele torna-se paciente consigo! Ele espera o seu tempo, para que entenda…

Zacarias tinha uma cobrança muito grande por parte do povo, por ser sacerdote, mas, ainda assim, teve que pagar o preço… E não porque Deus lhe desejava o mal. Mas, porque se ele continuasse a falar; a “tagarelar”, jamais teria parado para entender e aprender totalmente, com toda aquela situação.

Quando temos muito a falar, paramos muito pouco para pensar e analisar a nossa vida.

O próprio Deus permitiu a sua mudez para que olhasse para o seu interior.

“…terminados os dias de seu ministério, voltou para casa.”

Após a conversa com o anjo, se Zacarias fosse uma mulher, estaria com certeza ansiosa para chegar a casa, coabitar com o marido e, finalmente, ter o filho desejado, após tantos anos. Mas, o que sucedeu?

Zacarias teve de esperar cumprir-se o tempo do seu ministério naquele lugar.

Deus fala connosco em meio a esse tempo, concedido por Ele… É nestas alturas que podemos, de fato, parar; avaliar, analisar o nosso interior e, aí sim, colocar a fé inteligente em prática.

É assim que devemos comportar-nos perante as adversidades da vida…

As coisas nem sempre acontecem do nosso “jeito” e é precisamente daqui que nos advém a obediência.

Nós somos naturalmente indisciplinados, mas o Reino de Deus baseia-se na disciplina; cada coisa tem o seu tempo determinado…

Então, amiga, pense… aproveite cada dia da Quarentena, porque o tempo está a passar. O Ano Novo está a chegar. E então?!… Vai carregar a vida velha para 2013?

O que tem programado?

Aproveite para falar com Deus, e, quando o fizer, faça-o de forma racional!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

160 comentários

    Olá Guerreiras!

    Que forte foi esta mensagem de hoje!
    Muitas vezes nós temos dúvidas de muitas coisas problemas que passamos, e as vezes não entendemos o que exactamente Deus quer para a nossa vida! O exemplo de Zacarias é muito forte assim como a Dna Viviane disse, porque ele duvidou, Deus poderia anular a benção que tinha para a vida dele, mas Deus não o fez! Porque? Porque Zacarias expos a sua dúvida para Deus!!! Que forte isso!!! Quando expomos a nossa dúvida para Deus recebemos a resposta!!!!

    Ver mais

    – Porque que nós mesmo sendo de Deus , muitas vezes ignoramos a voz Dele ? Sabem porque ? Porque ouvir a verdade sobre nós dói , custa muito , mas é isso que nos aproxima mais de Deus , é a descoberta dos nossos erros , das nossas falhas que nos faz grandes diante Dele , só tenho que agradecer a Deus por nestes dias me mostrar quem eu sou , e quem eu vou ser quando decido abandonar a minha natureza !

    Ver mais

    Nós só ignoramos a voz de Deus quando queremos fazer a nossa vontade por muito que sejamos alertadas. Enquanto não eliminar-mos a nossas dúvidas não conseguiremos alimentar tanto a nossa fé. Vou olhar para o meu interior e verificar o que me afasta de Deus aquilo me destrói e praticar tudo aquilo que tenho aprendido e não apenas escutar a palavra mas por em prática.

    Ver mais

    Com a quarentena cada dia que passa tenho aprendido a olhar para dentro de mim, confesso que tem sido muito bom, maravilhoso.
    Já pensei muitas vezes do meu jeito, à minha maneira fui precipitada duvidei de Deus, fico revoltada quando olho para trás e vejo o que fiz. O resultado disso não alcancei o que queria porque errei, errei muito não vou cometer nunca mais os mesmos erros.
    Não me imagino sem o Senhor Jesus.
    Aprendi a não duvidar mais de Deus, participo os meus problemas a ELE, sei e tenho plena confiança que o Senhor Jesus vai resolver. Participo quando alguém do povo vem falar comigo eu falo para ELE o que eu vou falar para essa pessoa, coloca em mim as TUAS PALAVRAS. Eu penso que a pessoa vem falar falar comigo espera uma palavra uma direcção.

    Ver mais

    Tenho aprendido a cada dia que passa a olhar para dentro de mim, confesso que tem sido muito bom, maravilhoso por

    Ver mais

    Boa noite.
    Quando li estes versículos houve 3 coisas que me chamaram a atenção.
    A primeira é que o povo esperava algo de Zacarias e o mesmo acontece com cada uma de nós, principalmente nós que apesar de nada sermos servimos ao Senhor. Como foi falado, o povo espera de nós uma atitude, uma reação e o que eu pensei foi que atitudes e reações eu tenho tido? Será que tenho sido um exemplo? Porque com certeza naquela época Zacarias era um exemplo para todos, pelo seu cárater e dedicação a Deus. Mas quando ele saiu do santuário o povo esperava algo dele, mas por vias da sua dúvida ele não podia falar e o mesmo acontece connosco, quando deixamos a dúvida ou outro qualquer sentimento engessar a nossa fé, nós ficamos sem nada para transmitir.
    A segunda coisa que me chamou a atenção foi que Zacarias tentava-se expressar mas permanecia mudo, ou seja, ele tinha que passar por aquele período para que se pudesse avaliar. E aí eu vejo o amor e cuidado de Deus para com Zacarias, pois através daquele período Deus estava a permitir que Zacarias percebesse o seu erro, se corrigesse e desenvolvesse a sua cominhão com Deus. E esse mesmo cuidado Deus tem connosco em várias situações da nossa vida, inclusivé através da Quarentena.
    E a terceira coisa foi realmente a atitude de Zacarias em terminar os seus dias de ministério. Porque eu pensei, se fosse eu no lugar de Zacarias e soubesse que aquilo que eu esperei tanto tempo se iria realizar, como será que eu iria reagir?
    E nós não vemos em Zacarias ansiedade ou emoção em nenhum momento, pelo contrário vemos a sua disciplina, obediência e mais uma vez a sua dedicação ao povo.
    Meditar estes versículos foi importante para eu parar para pensar e perceber como eu tenho sido diante das situações, se eu tenho agido com ansiedade e emoções ou se eu permaneço na fé, disciplinando-me a mim mesma.
    Que Deus abençoe a todas!

    Ver mais
1 18 19 20 21 22 27