Quarentena – 7º dia

Viviane Freitas

  • 25
  • Dez
  • 2012

Quarentena – 7º dia

  • 25
  • Dez
  • 2012



“A Palavra de Deus diz-nos o nosso valor, e ensina-nos, também, a nos valorizarmos.”
Viviane Freitas

“O povo estava esperando a Zacarias e admirava-se de que tanto se demorasse no santuário.
Mas, saindo ele, não lhes podia falar; então, entenderam que tivera uma visão no santuário. E expressava-se por acenos e permanecia mudo.
Sucedeu que, terminados os dias do seu ministério, voltou para casa.” (Lc.1:21-23)

Enquanto Zacarias estava no interior do Santuário, o povo, expectante, aguardava no lado de fora. E eles não apenas admiravam o sacerdote, mas revelavam também a sua preocupação…

Todos aqueles que crêem em Jesus e sacrificam as suas vidas, são os sacerdotes, e as pessoas que estão ao nosso redor, que representam o povo, ficam igualmente na expectativa de uma resposta; de uma palavra, de uma atitude diferente…

Mas, quando Zacarias saiu… apenas permaneceu mudo.

Quando, à semelhança do anjo enviado por Deus, se descredibiliza a Palavra, o que acontece é o silêncio total, e nem por acenos será entendido…

Pela existência da dúvida, ficamos “mudos” até perante dificuldades para as quais teríamos respostas.

Por exemplo, quem guarda mágoa, acaba por criar uma má consciência que não lhe permite falar com liberdade e ousadia. Porquê? Porque reserva maus sentimentos e, ao invés de combatê-los, continua a alimentá-los pela falta de prática da fé inteligente.

Deus poderia ter banido, totalmente, a bênção de Zacarias, negando-lhe o resultado da promessa. Mas não o fez. E porquê?

Porque ele expôs a sua dúvida a Deus; revelou o seu íntimo…

Quando participa a Deus os seus problemas, Ele torna-se paciente consigo! Ele espera o seu tempo, para que entenda…

Zacarias tinha uma cobrança muito grande por parte do povo, por ser sacerdote, mas, ainda assim, teve que pagar o preço… E não porque Deus lhe desejava o mal. Mas, porque se ele continuasse a falar; a “tagarelar”, jamais teria parado para entender e aprender totalmente, com toda aquela situação.

Quando temos muito a falar, paramos muito pouco para pensar e analisar a nossa vida.

O próprio Deus permitiu a sua mudez para que olhasse para o seu interior.

“…terminados os dias de seu ministério, voltou para casa.”

Após a conversa com o anjo, se Zacarias fosse uma mulher, estaria com certeza ansiosa para chegar a casa, coabitar com o marido e, finalmente, ter o filho desejado, após tantos anos. Mas, o que sucedeu?

Zacarias teve de esperar cumprir-se o tempo do seu ministério naquele lugar.

Deus fala connosco em meio a esse tempo, concedido por Ele… É nestas alturas que podemos, de fato, parar; avaliar, analisar o nosso interior e, aí sim, colocar a fé inteligente em prática.

É assim que devemos comportar-nos perante as adversidades da vida…

As coisas nem sempre acontecem do nosso “jeito” e é precisamente daqui que nos advém a obediência.

Nós somos naturalmente indisciplinados, mas o Reino de Deus baseia-se na disciplina; cada coisa tem o seu tempo determinado…

Então, amiga, pense… aproveite cada dia da Quarentena, porque o tempo está a passar. O Ano Novo está a chegar. E então?!… Vai carregar a vida velha para 2013?

O que tem programado?

Aproveite para falar com Deus, e, quando o fizer, faça-o de forma racional!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

160 comentários

    Muito forte.
    Cada quarentena tenho aprendido muito.
    É muito forte também quando Zacarias expôs a sua dúvida a Deus falou o que ia no seu interior. Tenho aprendido a me vascular tirar um tempo e refletir no que eu tenho carregado no meu interior e falar para Deus. Eu não falava para Deus o que ia no meu intimo pensava que Deus já sabia, aliás eu carregava coisas tão feias no meu interior que ficava envergonhada em ter que falar para Deus mas foi a partir daquele momento que falei tudo para Deus que eu livrei de muitos sentimentos que carregava comigo.

    Ver mais

    Cada dia que passa mais forte está sendo essa quarentena. Eu ja estive muitas vezes neste estado que Zacarias ficou, mudo, por causa de uma dúvida, mas eu clamei por socorro e meu Pai veio me socorrer. Eu agradeço a Deus pela sua infinita misericórdia, porque Ele não me deixou morrer, mas me socorreu. As vezes Deus até permite que fiquemos mudas, para nos auto-analisar, e isso é bom por um lado, porque nunca mais vamos cometer os mesmos erros. Temos que crer na palavra de Deus, só assim não vamos duvidar, nem ficar muda.
    Beijinhos

    Ver mais

    Tenho de me manter de pé principalmente por mim e por todos aqueles que “dependem” de mim. Deus me ajude e fortaleça.
    Todos aqueles que crerem em Jesus e sacrificarem são sacerdotes e não como antigamente um, há pessoas que dependem de mim. E eu passo ser quem sou mas se duvido fico muda e o resto não me entenderá pois leio a bíblia como uma história e não como palavras que tem poder. Deus podia não ter abençoado Zacarias, mas abençoou pois ele colocou a duvida perante Deus foi sincero e sendo assim Deus terá paciência connosco. Quando falamos muito, não paramos para pensar e analisar o nosso eu. Zacarias esperou no santuário o tempo do seu ministério, não andou inquieto nesses dias, mas muitas vezes nos queremos fazer todo do nosso jeito e na hora que queremos, Deus fala no momento que estamos mudos pois analisamos o que está no nosso interior, mas por não ser do nosso jeito é ai que vem a disciplina.

    Ver mais

    D. Viviane a quarentena está-me ajudar muito a orar a Deus. Eu antes andava desanimada, triste amargurada, e náo falava com Deus, talvez náo dependece mesmo Dele. Agora já estou a ver uma grande mudança na minha comunháo com Ele, já exponho As minhas dúvidas, os meus problemas, tudo o que ocorre comigo eu falo com ele, eu vejo-o como o meu melhor amigo. Eu antes desesperava logo perante alguma circunstáncia, chorava como uma perdida e hoje náo choro náó eu uso a minha inteligencia, porque tenho incotido dentro de mim que tudo parte de uma atitude minha. Tenho lutado contra As minhas duvidas também, muitas vezes também fiquei muda como Zacarias, mas a partir de agora é tempo de pensar, reflectir e agir.
    Agradeço a Deus por esta palavra forte e a Si Da Vivi pela vontade que a senhora tem de ajudar as mulheres.
    Beijinhus. Deus Abençoe.

    Ver mais

    “Pela existência da dúvida, ficamos “mudos” até perante dificuldades para as quais teríamos respostas”.

    Zacarias não ficou mudo em vã0.. Ficou mudo até ver a promessa se cumprir, pois, quando falasse, não iriam sair palavras vãs, mas palavras de agradecimento pela benção que tinha recebido. Zacarias falou para Deus tudo o que estava a sofrer, a enfrentar, e graças à sua sinceridade, Deus não abriu mão de o abençoar.

    Ver mais

    Quando duvidamos, ficamos impossibilitados muitas vezes de ouvir a resposta a problemas que noutras situações teríamos, tudo por causa da dúvida.
    Deus podia ter retirado a bênção a Zacarias, mas não fez porque ele expôs os seus problemas, dúvidas e quando o fazemos Deus nos dá a oportunidade de entendermos o que ele quer falar com nós e por isso Zacarias teve de ficar mudo, porque se ele continuasse a falar não ia aprender nada.
    E também Zacarias ele não foi logo para casa, ele teve de esperar o tempo certo, o tempo de Deus, o tempo que ele separa para falar connosco e aí devemos parar, avaliar e aí seguir em frente.

    Ver mais
1 13 14 15 16 17 27