Quarentena – 7º dia
- 25
- Dez
- 2012
“A Palavra de Deus diz-nos o nosso valor, e ensina-nos, também, a nos valorizarmos.”
Viviane Freitas
“O povo estava esperando a Zacarias e admirava-se de que tanto se demorasse no santuário.
Mas, saindo ele, não lhes podia falar; então, entenderam que tivera uma visão no santuário. E expressava-se por acenos e permanecia mudo.
Sucedeu que, terminados os dias do seu ministério, voltou para casa.” (Lc.1:21-23)
Enquanto Zacarias estava no interior do Santuário, o povo, expectante, aguardava no lado de fora. E eles não apenas admiravam o sacerdote, mas revelavam também a sua preocupação…
Todos aqueles que crêem em Jesus e sacrificam as suas vidas, são os sacerdotes, e as pessoas que estão ao nosso redor, que representam o povo, ficam igualmente na expectativa de uma resposta; de uma palavra, de uma atitude diferente…
Mas, quando Zacarias saiu… apenas permaneceu mudo.
Quando, à semelhança do anjo enviado por Deus, se descredibiliza a Palavra, o que acontece é o silêncio total, e nem por acenos será entendido…
Pela existência da dúvida, ficamos “mudos” até perante dificuldades para as quais teríamos respostas.
Por exemplo, quem guarda mágoa, acaba por criar uma má consciência que não lhe permite falar com liberdade e ousadia. Porquê? Porque reserva maus sentimentos e, ao invés de combatê-los, continua a alimentá-los pela falta de prática da fé inteligente.
Deus poderia ter banido, totalmente, a bênção de Zacarias, negando-lhe o resultado da promessa. Mas não o fez. E porquê?
Porque ele expôs a sua dúvida a Deus; revelou o seu íntimo…
Quando participa a Deus os seus problemas, Ele torna-se paciente consigo! Ele espera o seu tempo, para que entenda…
Zacarias tinha uma cobrança muito grande por parte do povo, por ser sacerdote, mas, ainda assim, teve que pagar o preço… E não porque Deus lhe desejava o mal. Mas, porque se ele continuasse a falar; a “tagarelar”, jamais teria parado para entender e aprender totalmente, com toda aquela situação.
Quando temos muito a falar, paramos muito pouco para pensar e analisar a nossa vida.
O próprio Deus permitiu a sua mudez para que olhasse para o seu interior.
“…terminados os dias de seu ministério, voltou para casa.”
Após a conversa com o anjo, se Zacarias fosse uma mulher, estaria com certeza ansiosa para chegar a casa, coabitar com o marido e, finalmente, ter o filho desejado, após tantos anos. Mas, o que sucedeu?
Zacarias teve de esperar cumprir-se o tempo do seu ministério naquele lugar.
Deus fala connosco em meio a esse tempo, concedido por Ele… É nestas alturas que podemos, de fato, parar; avaliar, analisar o nosso interior e, aí sim, colocar a fé inteligente em prática.
É assim que devemos comportar-nos perante as adversidades da vida…
As coisas nem sempre acontecem do nosso “jeito” e é precisamente daqui que nos advém a obediência.
Nós somos naturalmente indisciplinados, mas o Reino de Deus baseia-se na disciplina; cada coisa tem o seu tempo determinado…
Então, amiga, pense… aproveite cada dia da Quarentena, porque o tempo está a passar. O Ano Novo está a chegar. E então?!… Vai carregar a vida velha para 2013?
O que tem programado?
Aproveite para falar com Deus, e, quando o fizer, faça-o de forma racional!
soraia santos
Março 11, 2013 às 18:26
D.Vivi para nós ouvirmos a voz de Deus, precisamos estar em espírito. O engano de muitos é pensar que so porque estão a falar da palavra Deus, e qdo fala não passa espírito, não passa vida. Ela fala por fala, passa insegurança, duvida sobre aquilo que ele crê e acredita. Por isso é importante fazermos uma auto-analise do nosso interior, da nossa comunhão com Deus. Obrigado por essa mensagem.
Miquelli
Março 11, 2013 às 17:33
Olá D.Viviane, realmente, quando estou muito atarefada, no dia a dia, não há condições para que Deus venha falar directamente comigo aquilo que eu preciso ouvir, é totalmente diferente, quando eu tiro parte do meu dia para parar e falar com Deus, meditar na palavra, enfim, é nesses momentos que eu consigo ouvir a voz de Deus e ver quem eu relamente sou eu aos olhos de Deus!
Cínthia Varela
Março 11, 2013 às 16:21
Neste dia, meditei, tenho parado para meditar muito em minha vida com Deus; a não ser ansiosa correlação acontecimento, pois tudo acontece ao seu tempo determinado, pois a ansiedade só atrapalha a Deus de agir em nossas vidas. É incrível, como Deus tem.me revelado tanta coisa, que me tem feito pensar mais e questionar menos.
Ana Raquel Pinho
Março 10, 2013 às 21:19
D.Vivi tenho aprendido muito! Deus poderia ter retirado a benção que daria a Zacarias , mas como Zacarias se mostrou transparente e revelou a sua dúvida , Deus só o fez ficar mudo para que ele pensasse em vez de tanto falar! Para que ele pensasse e reflectisse na dúvida que teve e porque Deus não lhe retirou aquela benção… Obrigada por esta palavra , bjs.
Julieta Lupambo
Março 9, 2013 às 8:30
Ola D. Vivi e D. Lu!
Agora compreendi porque tenho permanecido muda em algumas situações da minha vida! Realmente se eu estivesse ” a falar” sobre a libertação de Deus, não estaria e nem teria a necessidade de “olhar ” para dentro de mim, de autoavaliar-me, como estou fazendo. Acharia que estava no bom caminho espiritualmente falando, porque estava vendo em minha vida o poder de Deus!
Graças a Deus por ter permanecido muda, ate aqui, pelo bem da minha alma! Muito obrigada, meu Deus por cuidares de Mim! Obrigada também por esta oportunidade que é a Quarentena, pois pude ter um espaço, que me levou e tem me levado a este entendimento!
Katia Félix - FJE Coimbra
Março 8, 2013 às 12:28
Nesta meditação foi o que Deus falou comigo…
As pessoas estão sempre esperando algo de nós, seja nossos familiares, marido, esposa, amigos, patrão, não importa o nosso papel, cabe a nós dar o melhor de nós naquilo em que nos foi confiado e a seu tempo dará seu fruto, e não teremos a necessidade de ficar mudo diante de ninguém, mesmo porque não devemos querer o milagre para esfregar na cara de ninguém e sim para GLORIFICAR A DEUS.
“Passados esses dias, Isabel, sua mulher, concebeu e ocultou-se por cinco meses, dizendo.
Assim me fez o Senhor, contemplando-me para anular o meu aproprio perante os homens” (Lucas 1.24,25)
O milagre só aconteceu quando passando um certo tempo, houve humildade em reconhecer o erro.
Muitas vezes somos assim, cobramos as coisas de Deus, e quando não vemos na hora que queremos então deixamos de esperar o tempo de Deus, preocupados com o que as pessoas vão achar, como se o milagre fosse para dizer as pessoas “EU RECEBI OLHA” mas o verdadeiro objectivo é dizer através daquele milagre em nossa vida “ O MEU SENHOR QUE MEU DEU, OU FEZ ACONTECER BUSQUE ELE E RECEBERÁ TAMBÉM” a diferença é grande e influencia muito sobre o que vai ou não acontecer em nossa vida pois Deus vê as nossas intenções, o que esta dentro de nós e não o que parecemos ser.
Quando nós participamos Deus dos nossos problemas Ele espero nosso tempo para entender-mos, por que somos humildes em admitir nosso erros, e o querer mudar faz Deus agir, em nosso interior, ai sim vem o tempo do Senhor para o milagre acontecer, mesmo porque para termos uma bênção antes temos que ser a própria de outro modo, não daremos valor a Deus, mas sim o trataremos como o médico que só se busca quando se tem um problema e não por reconhecer que necessitamos Dele.