Quarentena – 4º dia
- 20
- Dez
- 2012
“A Quarentena não é para aprender a falar com as pessoas a respeito da Palavra de Deus, mas para aprender a fazer uma auto avaliação.”
Viviane Freitas
“Em ti haverá prazer e alegria, e muitos se regozijarão com o seu nascimento.
Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno.” (Lc.1:14,15)
Uma vez que o pedido de Zacarias, não fora para satisfazer os seus próprios prazeres, Deus atendeu à sua súplica, prometendo-lhe uma alegria permanente e verdadeira.
Mas não só… Em resultado da justiça e integridade de Zacarias e Isabel, muitos outros teriam, também, a oportunidade de se regozijar com o resultado da promessa.
Quando Deus age, trazendo a resposta a alguém cuja entrega foi evidente, Ele opera algo sobrenatural! O plano de Deus não é limitado ou pautado pelo egoísmo – voltado para um único indivíduo…
Quando Ele opera, age de forma a abranger inúmeras outras pessoas; é imensurável o plano de Deus!
“Pois ele será grande diante do Senhor…”
Não apenas será destacado aos olhos dos pais, familiares ou amigos, mas de Deus! E, com isto, resguardar-se do seu próprio “eu”…
Não seria cheio de “si” mesmo, mas tornar-se-ia separado das suas vontades “carnais”, para satisfazer a Deus.
“…e será cheio do Espírito Santo…”
Quando se refere cheio do Espírito, subentende-se, menos de “mim”… Sobressaindo, assim, mais de Deus.
Quando Deus responde, e desce sobre nós, a Sua intenção é fazer-nos “cheios” d’Ele. Nada do que nos oferece, é temporário ou passageiro, como a alegria circunstancial.
É algo eterno e inexplicável… Ser Humano algum é capaz de suprir.
E essa era a alegria de Zacarias: Um filho que seria um investimento para o Reino de Deus. Não para suprir as suas necessidades pessoais ou acalentar um sonho, mas tendo-se colocado à disposição de Deus, permitiu-se enquadrar num plano de salvação mais elevado.
Gostaria que refletisse nisto: Será que tem prazer e alegria no que Deus lhe tem dado? Será que tem alegrado a muitos, ao permitir-se ser usada por Deus?
Isto, porque… É fácil as pessoas lerem e falarem do que sucedeu na História, mas e a sua vida?
Tem sido “grande” aos olhos de Deus; dos seus egoísmos, ou perante os demais?
E como podemos averiguar esta situação?
A resposta, confira no próximo Post…
Maria Emilia Ribeiro
Março 10, 2013 às 18:06
Olá Dª Vivi,
A alegria que vem de Deus é tão forte que tudo à nossa volta irradia, nota-se uma diferença. Esvaziar-me de mim, do meu eu, para estar cheia do Espírito Santo.
Obrigado, cada dia aprendo mais como estar próxima de Deus.
Inês Duran
Março 10, 2013 às 11:57
Bem, até a uns tempos atrás eu era egoísta, porque tinha coisas que podia partilhar com alguém e não o faria, mas agora já tem sido natural eu falar meu testemunho para as pessoas, e engraçado que é sempre um testemunho diferente, e acredita que eu fico mais feliz ainda quando partilho e consigo ajudar alguém assim? É muito mais gratificante nós conseguirmos ajudar as pessoas com as experiências que temos com Deus, não se cale, fale, e vai ver a diferença (:
Alésia
Março 10, 2013 às 5:03
Bom dia a todas
Este quarto dia da Quarentena foi como se um furacão tivesse passado por mim… O que me chamou mais atenção naquilo que foi dito pode resumir-se em apenas uma palavra: Egoísmo! Sim, porque isso me faz pensar em como tenho eu recebido as bênçãos de Deus, o que tenho feito com elas e como as tenho valorizado. Disseram-me uma vez que “as bênçãos que recebemos não são para nós, mas sim para os outros”. No inicio fiquei sem entender, mas ao ver a atitude de Zacarias eu entendi: como é que ele que por tantos anos queria ter um filho foi capaz de o deixar ir? Por outras palavras como foi ele capaz de deixar a sua benção “escapar”? Simples, aquela benção não era só para ele. Zacarias recebeu aquele filho para ser usado por Deus como um exemplo de como um verdadeiro servo colhe os bons frutos de Deus; para mostrar para o incrédulo que existe de facto e de verdade um Deus e acima de tudo para ensinar para muitos cristãos/crentes como é viver pela fé e como usá-lá!
E isso faz-me questionar se eu tenho sido como Zacarias ou se tenho sido egoísta nas bênçãos que Deus tem-me dado usando-as apenas como enfeite ou como uma espécie de troféu.
Obrigada por essa palavra maravilhosa,
Beijinhos 😀
Irina Jessica
Março 10, 2013 às 0:45
Muitas vezes lutei com a dependência de saber o que os outros vão pensar ou dizer, em fazer as coisas não com sinceridade mas apenas para mostrar, e isto é o pior erro que podemos cometer, engrandecendo o egoismo o orgulho e deixando de lado o mais importante. A glória cabe a Deus, somente a Ele, e com certeza a maior alegria que podemos ter é ser cheias do Espírito Santo! Diminuindo o nosso eu e engrandecendo o nosso Deus!
Sara Costa
Março 10, 2013 às 0:39
Pois é D. Vivi, é muito forte, pois Deus quando opera na vida de algue isso fica notorio, e não só a pessoa usufrui da algria ou do seu sonho realizado, mas como tambem todas as pessoas á sua volta…
Pois nós filhos de Deus fomos chamados para salvar as almas, entao a nossa propria vida tem que levar as pessoa a crerem em Deus, e verem que existe um Deus grande…
Talita Nascimento
Março 9, 2013 às 14:25
Ola Dª Vivi e Dªluisa
Muitas vezes tive essa experiência de me preocupar no que os outros falam e pensam de mim e ficar dependendo disso. O mais importante não é confiar em Deus e deixar na mãos DelE porque Ele não falha! O verdadeiro segredo é denpender totalmente de Deus e confiar TODA nossa VIDA NELE!
B&ijos