Quarentena – 4º dia
- 20
- Dez
- 2012
“A Quarentena não é para aprender a falar com as pessoas a respeito da Palavra de Deus, mas para aprender a fazer uma auto avaliação.”
Viviane Freitas
“Em ti haverá prazer e alegria, e muitos se regozijarão com o seu nascimento.
Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno.” (Lc.1:14,15)
Uma vez que o pedido de Zacarias, não fora para satisfazer os seus próprios prazeres, Deus atendeu à sua súplica, prometendo-lhe uma alegria permanente e verdadeira.
Mas não só… Em resultado da justiça e integridade de Zacarias e Isabel, muitos outros teriam, também, a oportunidade de se regozijar com o resultado da promessa.
Quando Deus age, trazendo a resposta a alguém cuja entrega foi evidente, Ele opera algo sobrenatural! O plano de Deus não é limitado ou pautado pelo egoísmo – voltado para um único indivíduo…
Quando Ele opera, age de forma a abranger inúmeras outras pessoas; é imensurável o plano de Deus!
“Pois ele será grande diante do Senhor…”
Não apenas será destacado aos olhos dos pais, familiares ou amigos, mas de Deus! E, com isto, resguardar-se do seu próprio “eu”…
Não seria cheio de “si” mesmo, mas tornar-se-ia separado das suas vontades “carnais”, para satisfazer a Deus.
“…e será cheio do Espírito Santo…”
Quando se refere cheio do Espírito, subentende-se, menos de “mim”… Sobressaindo, assim, mais de Deus.
Quando Deus responde, e desce sobre nós, a Sua intenção é fazer-nos “cheios” d’Ele. Nada do que nos oferece, é temporário ou passageiro, como a alegria circunstancial.
É algo eterno e inexplicável… Ser Humano algum é capaz de suprir.
E essa era a alegria de Zacarias: Um filho que seria um investimento para o Reino de Deus. Não para suprir as suas necessidades pessoais ou acalentar um sonho, mas tendo-se colocado à disposição de Deus, permitiu-se enquadrar num plano de salvação mais elevado.
Gostaria que refletisse nisto: Será que tem prazer e alegria no que Deus lhe tem dado? Será que tem alegrado a muitos, ao permitir-se ser usada por Deus?
Isto, porque… É fácil as pessoas lerem e falarem do que sucedeu na História, mas e a sua vida?
Tem sido “grande” aos olhos de Deus; dos seus egoísmos, ou perante os demais?
E como podemos averiguar esta situação?
A resposta, confira no próximo Post…
Inês
Março 7, 2013 às 22:49
Ola D. Viviane, a cada dia que passa a palavra tem sido diferente e mais forte. Esta quarentena tem me ajudado a descobrir-me, coisas que tenho que mudar, coisas em que Deus não se agrada. E neste 4º dia deu para pensar e realmente me perguntar o que tenho feito para Deus ? Nada se compara ao que Ele me tem dado. Às vezes preocupo-me demasiado com o que os outros pensam ou acham de mim. Muitas das vezes dependo dos outros e não de Deus. Tenho de fazer a minha parte para com Deus mais e mais. Agradeço por cada dia, pois aprendo muito mais.
Eloisa Pina
Março 7, 2013 às 22:40
Olá D.Vivi e D.Luísa!
Neste 4º Dia de Quarentena entendi que devo vigiar a intenção das minhas atitudes – quem eu tenho procurado agradar: se a mim aos outros ou a Deus?
Somente agradando a Deus, ao ignorar as minhas vontades e indo contra o senso comum em prol desse objectivo irei ver a mudança na minha vida tanto no interior quanto no exterior, tornando-me verdadeiramente completa.
Na Fé
Juliane Souza
Março 7, 2013 às 21:47
Cada dia que passa mais estou aprendendo com esta quarentena, Deus está falando comigo, como nunca falou. Achei muito forte a parte que quando Deus responde para alguém que é justo, Deus faz algo sobrenatural. Muito forte também que quando se é cheio do Espírito Santo, nós ficamos vazios do nosso próprio Eu, e cheio do Espirito Santo é cheio de alegria, não uma alegria momentanea, mas uma alegria eterna.
Temos que ser grandes para Deus, e nao grandes para o homem, quanto mais somos grandes para os homens é sinal que estamos pequeno para DEus, por isso temos que nos fazer grandes só para um que é nosso Deus.
Beijinhos
Katia Félix - FJE Coimbra
Março 7, 2013 às 21:07
Nesta meditação de hoje Deus me revelou algo maravilhoso a respeito de” ser” para Deus é isso que conta.
“ Em ti haverá prazer e alegria, e muitos se regozijarão com o seu nascimento.”
Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno.”
E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus.”
( Lucas 1.14,15,16)
Aqui fala do nascimento de João o que ele seria para Deus ao nascer, não as coisas que faria, por fazer mas porque ele SERIA então faria grandes coisas.
Por “ser” para Deus e ter a preocupação em agradá-lo sem se importar com o que pensam ou dizem a nosso respeito é o que nos feliz de sobremodo vai além esta alegria porque vem da alma não é superficial é algo intenso, também fala da importância de sermos separados para Deus não se misturar com as coisas deste mundo, com fofocas, coisas que nada acrescentam para nossa vida, e o facto de não satisfazer nossa vontade é que nos torna mais cheios do (Espírito Santo) cada vez mais perto de Deus, porque quanto mais procuro me desagradar contrariando, minhas vontades, manias etc, mais agrado a Deus porque deixo de fazer o que quero para fazer o que Ele quer.
Ele sabe o que é melhor para nós logo quando o agrado fico cheia de alegria e satisfação, sou abençoada e passo a “muitos” os benefícios que recebo.
E sobre converter a muitos sim diante no que podem ver também vão desejar ter, mas só alcança a plenitude de Deus quem se preocupa em ser e não apenas fazer!
Quanto mais alimento o espírito mais tenho domínio e mais uso a razão e mantenho me vigilante e em comunhão com Deus e que tira a força a carne o (EU) nos torna melhores para Deus, para nós mesmos e para os que estão a nossa volta!
Beatriz Ribeiro
Março 7, 2013 às 20:47
Ola D. Viviane e D. Luisa, agradeço por terem feito esta quarentena, cada dia mais tenho descoberto coisas em mim, e como a senhora disse “bom é só o Pai” e realmente temos muita coisa para mudar.
Quantas vezes não fiz algo porque o pastor, a esposa, a lider pediu, e me preocupei em agrada-los sem pensar que não é a eles que tenho de priorizar mas sim entender que é a Deus atraves deles, realmente isso me fez pensar muito, como eu tenho sido aos Olhos de Deus.
Beijos.
Bárbara Nogueira
Março 7, 2013 às 18:42
Ola D.Vivi.
a gostar muito de cada mensagem, tenho aprendido coisas que nao imaginava.
Quando nao nos fazemos grandes diante de Deus entao assim o somos diante dos homens e toda a dependencia que deveria ser de Deus passa a ser dos outros pois ficamos preocupadas e queremos ser aprovadas pelos homens.
Por vezes fazemos coisas mas a intencao nao é de fazer para Deus mas sim para que o homem veja. Nos preocupamos em estar alegres, o nosso proprio interesse, e nao de dar alegria a alguém sendo usadas por Deus.