Quarentena – 3º dia
- 19
- Dez
- 2012
“Ora, aconteceu que, exercendo ele diante de Deus o sacerdócio na ordem do seu turno, coube-lhe por sorte, segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do Senhor para queimar o incenso;
e, durante esse tempo, toda a multidão do povo permanecia da parte de fora, orando. E eis que lhe apareceu um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do incenso.
Vendo-o, Zacarias turbou-se, e apoderou-se dele o temor.
Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João.” (Lc.1:8-13)
Naquela época, entrava-se uma vez ao ano no Santuário. E todas as demais pessoas, ficavam no lado de fora, à espera…
Zacarias foi sorteado dentre os sacerdotes, para ser o único, naquele ano, a entrar no Santuário.
Pergunto: Será que era, de fato, sorte… uma vez que o anjo se apresentou a Zacarias?! Não seria um plano de Deus?
Sim… Exatamente isto! Deus já conhecia Zacarias. Ele destacava-se perante os demais sacerdotes. Era justo, assim como também a sua esposa.
E o ser justo, é agir a fé!
Deus sabia que Zacarias estava ali por uma causa, e a causa de Zacarias era em favor do povo. Não era simplesmente uma dor pessoal, fruto do seu próprio egoísmo ou resultado das suas necessidades.
Até porque, se Zacarias estivesse ali por um interesse pessoal, e não com uma definição ou meta, Deus jamais lhe apareceria.
Mas do que trata esta definição?
Antes dele entrar no Santuário, já era definido na sua fé! Ele era um sacerdote e atendia às pessoas…
Quando cada uma delas, apresentava as suas ofertas, pela expiação de pecados e para suprimento das suas necessidades, Zacarias era movido por essa dor…
“Calava”, no interior, a própria dor… A fim de assumir a sua entrega incondicional a Deus, que independia de qualquer circunstância.
Ele não tinha filhos, pois a esposa era estéril…
Mas a partir do momento em que a pessoa se dispõe a crer em Deus, não pelo que Deus poderá fazer em seu favor, mas pelo que Ele significa na sua vida, torna-se, então, justa, para avaliar, “pesar” e “cortar” o mal pela raiz… Sendo impiedosa contra todos os sentimentos e egoísmo.
Por mais que soe injusto, um sacerdote não conseguir ter filhos, a verdade é que esse não era o sonho maior de Zacarias… O seu maior sonho era servir a Deus e transmitir vida às pessoas!
O desejo de ter um filho, jamais ofuscara a sua fé! Não deixou de exercer o sacerdócio por esse motivo, e sequer de servir e honrar a Deus.
Assim, pela sede de justiça, e o “grito” de ver o povo obter a resposta, provocou a vinda do anjo.
“…turbou-se, e apoderou-se dele o temor.”
Quando Deus “aparece” na vida de alguém, surge um temor. Não há como considerar uma “palavra maravilhosa” e, ainda assim, continuar com a mesma vida… Se não há temor, então não foi Deus Quem lhe revelou!
Quando Deus fala, não permanecemos impávidos, mas somos “agitados”; movidos em nosso interior, até que se cumpram as Suas promessas.
As pessoas que nos cercam, estão à espera do resultado da nossa fé!
Assim, quando não somos egoístas, além de obtermos o resultado do que pedimos, ainda conquistamos a realização do nosso maior sonho, à semelhança do que aconteceu com Zacarias!
sandra santos
Dezembro 19, 2012 às 19:02
Realmente o nosso Deus é maravilhoso e em cada palavra ele fala de uma maneira tãoperfeita que so tenho que agradecer por essa oportunidade de est nessa quarentena sei que Deus tem muito p falar comigo.
Michelle Ribeiro
Dezembro 19, 2012 às 18:54
Ola Vivi….
Esta sendo muito bom estes posts, pois a cada dia Deus revela algo novo para nossa maior necessidade, assim como diz neste post. Tem que haver uma definição dentro de mim, naquilo que eu quero pra mim, tem que haver uma decisão em tudo que faço. Eu tenho que ter dentro de mim este objetivo de agradar a Deus em tudo com temor. BJimmm a todas
Elisandra Machado
Dezembro 19, 2012 às 18:38
Eu vejo que Zacarias chamou atenção do Senhor Jesus, ele sentia a dor do povo e estava insatisfeito com a situação dos mesmos. Zacarias era uma pessoa definida e foi isto que chamou a atenção do Senhor Jesus, ele não era religioso, Havia uma revolta. Entendo que ele foi, é, e será sempre um exemplo, onde podemos sempre tirar como proveito a obediência.
Carina Bravo
Dezembro 19, 2012 às 18:38
Ola Vivi,
Depois de começar a participar da quarentena, pude perceber as maravilhas que a palavra de Deus tem para me oferecer isso sempre que me disponho a sacrificar e a fazer a vontade Dele, é tão bom crescer desenvolver, ser melhor,não para agradar a homens, mas principalmente para agradar ao meu Senhor.
Beijos.
fatima marques
Dezembro 19, 2012 às 18:27
Boa tarde! Estes 3 dias de quarentena, tem sido uma Benção para mim, pois estou pronta para esta desintoxicação espiritual,saber o que DEUS que mais de mim, agradar-lhe com todo o meu ser. E dizer-lhe eis-me aqui SENHOR. DEUS nos ABENÇÕE a todos
D. Viviane. Um Abraço
Kátia Mendes
Dezembro 19, 2012 às 18:26
Olá amigas,
Neste 3º dia da 40tena, podemos aprender o quanto é maravilhoso permanecermos firmes no nosso objectivo, seja ele qual for, em principal o objectivo de agradar a Deus!
A perseverança em ser justo e fiel diante de Deus, provocou a vinda do anjo à Zacarias, ou seja tornou o seu sonho em realidade.
Somente quando eu coloquei Deus em primeiro, quando eu decidi ser fiel e justa perante Ele, foi que começo a minha transformação, uma revolução começou em minha vida, de dentro para fora, que me trouxe, a paz que eu procurava, a alegria e o verdadeiro prazer de viver, pois a partir da minha entrega e decisão em SER para Ele justa e fiel, é que em mim ouve a verdadeira LIBERDADE, liberdade esta que só vem DELE!
*bjinhos para todas*