Quarentena – 3º dia

Viviane Freitas

  • 19
  • Dez
  • 2012

Quarentena – 3º dia

  • 19
  • Dez
  • 2012


“Ora, aconteceu que, exercendo ele diante de Deus o sacerdócio na ordem do seu turno, coube-lhe por sorte, segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do Senhor para queimar o incenso;
e, durante esse tempo, toda a multidão do povo permanecia da parte de fora, orando. E eis que lhe apareceu um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do incenso.
Vendo-o, Zacarias turbou-se, e apoderou-se dele o temor.
Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João.” (Lc.1:8-13)

Naquela época, entrava-se uma vez ao ano no Santuário. E todas as demais pessoas, ficavam no lado de fora, à espera…

Zacarias foi sorteado dentre os sacerdotes, para ser o único, naquele ano, a entrar no Santuário.

Pergunto: Será que era, de fato, sorte… uma vez que o anjo se apresentou a Zacarias?! Não seria um plano de Deus?

Sim… Exatamente isto! Deus já conhecia Zacarias. Ele destacava-se perante os demais sacerdotes. Era justo, assim como também a sua esposa.

E o ser justo, é agir a fé!

Deus sabia que Zacarias estava ali por uma causa, e a causa de Zacarias era em favor do povo. Não era simplesmente uma dor pessoal, fruto do seu próprio egoísmo ou resultado das suas necessidades.

Até porque, se Zacarias estivesse ali por um interesse pessoal, e não com uma definição ou meta, Deus jamais lhe apareceria.

Mas do que trata esta definição?

Antes dele entrar no Santuário, já era definido na sua fé! Ele era um sacerdote e atendia às pessoas…
Quando cada uma delas, apresentava as suas ofertas, pela expiação de pecados e para suprimento das suas necessidades, Zacarias era movido por essa dor…

“Calava”, no interior, a própria dor… A fim de assumir a sua entrega incondicional a Deus, que independia de qualquer circunstância.

Ele não tinha filhos, pois a esposa era estéril…

Mas a partir do momento em que a pessoa se dispõe a crer em Deus, não pelo que Deus poderá fazer em seu favor, mas pelo que Ele significa na sua vida, torna-se, então, justa, para avaliar, “pesar” e “cortar” o mal pela raiz… Sendo impiedosa contra todos os sentimentos e egoísmo.

Por mais que soe injusto, um sacerdote não conseguir ter filhos, a verdade é que esse não era o sonho maior de Zacarias… O seu maior sonho era servir a Deus e transmitir vida às pessoas!

O desejo de ter um filho, jamais ofuscara a sua fé! Não deixou de exercer o sacerdócio por esse motivo, e sequer de servir e honrar a Deus.

Assim, pela sede de justiça, e o “grito” de ver o povo obter a resposta, provocou a vinda do anjo.

“…turbou-se, e apoderou-se dele o temor.”

Quando Deus “aparece” na vida de alguém, surge um temor. Não há como considerar uma “palavra maravilhosa” e, ainda assim, continuar com a mesma vida… Se não há temor, então não foi Deus Quem lhe revelou!

Quando Deus fala, não permanecemos impávidos, mas somos “agitados”; movidos em nosso interior, até que se cumpram as Suas promessas.

As pessoas que nos cercam, estão à espera do resultado da nossa fé!

Assim, quando não somos egoístas, além de obtermos o resultado do que pedimos, ainda conquistamos a realização do nosso maior sonho, à semelhança do que aconteceu com Zacarias!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

280 comentários

  1. Eu quero me lançar com todas as minhas forças nessa quarentena, pois é uma grande oportunidade da gente ter mais e mais de Deus.Quero chegar no fim com um grande testemunho de vida,poder falar pra minhas amigas o quanto eu cresci espiritualmente,pois a cada dia q se passa eu tenho mas sede de Deus.

    Ver mais
  2. Agora sim o Senhor Jesus tranformou minha vida,e nao estou falando de bens materiais nao.Estou falando de algo muito melhor e eterno pq pra mim isso é o mais importante.Minha salvaçao nao tem dinheiro nem o mais fino ouro ou qualquer outra coisa valiosa pode comprar.

    Ver mais
  3. Boa noite Dona VIvi,
    Ser justa é agir nossa fé, apesar dos seus problemas Zacarias sempre procurava dar o seu melhor pra DEUS e pelo povo.
    As pessoas que nos cercam, estão à espera do resultado da nossa fé!

    Ver mais
  4. maravilhoso!como tenho aprendido com essa quarentena.

    Ver mais
  5. Olá dn. Viviane.Muito forte essa mensagem.Deus conhece o nosso coração,a nossa intenção,então quando somos justos,fazemos as coisas sem interesse próprio Deus nos abençoa.
    Obrigada Bjinhosssss

    Ver mais
  6. São muitas as coisas que me chamam atenção na palavra de hoje. Meditei sobre o que li e conclui que nada na minha vida tem sido por acaso, percebi que o povo ficava do lado de fora pois na época não podiam entrar no santuário e por isso dependiam do sacerdote e quantas vezes dependi ou dependo de alguém ou de alguma situação. Mesmo assim o povo permanecia em oração e eu tenho permanecido nessa confiança ou tenho ficado ansiosa, preocupada, mostrando o contrário. Percebi que quando Deus fala tem de haver temor e se não existe é porque não foi Deus quem falou comigo.
    Ao ouvir o áudio Deus me mostrou que tenho sido egoísta pois muitas vezes mesmo a situação da pessoa mexendo comigo e me preocupando não falo com Deus sobre ela e não peço por ela, então a minha preocupação são só palavras. E entendi também que não posso depender das bençãos para estar na fé, pois com bençãos ou sem elas tenho de buscar a Deus de coração. Mas a tristeza ou ansiedade de não ter recebido ainda mostra a dependência da benção. A cada dia me Deus tem mostrado coisas que até então muitas delas me eram despercebidas mas que tem deixado a desejar na minha vida e na minha salvação. Se a benção, a mudança, não acontecer primeiro na minha vida como vai chegar até á família, amigos e etc.

    Ver mais
1 42 43 44 45 46 47