Quarentena – 3º dia
- 19
- Dez
- 2012
“Ora, aconteceu que, exercendo ele diante de Deus o sacerdócio na ordem do seu turno, coube-lhe por sorte, segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do Senhor para queimar o incenso;
e, durante esse tempo, toda a multidão do povo permanecia da parte de fora, orando. E eis que lhe apareceu um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do incenso.
Vendo-o, Zacarias turbou-se, e apoderou-se dele o temor.
Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João.” (Lc.1:8-13)
Naquela época, entrava-se uma vez ao ano no Santuário. E todas as demais pessoas, ficavam no lado de fora, à espera…
Zacarias foi sorteado dentre os sacerdotes, para ser o único, naquele ano, a entrar no Santuário.
Pergunto: Será que era, de fato, sorte… uma vez que o anjo se apresentou a Zacarias?! Não seria um plano de Deus?
Sim… Exatamente isto! Deus já conhecia Zacarias. Ele destacava-se perante os demais sacerdotes. Era justo, assim como também a sua esposa.
E o ser justo, é agir a fé!
Deus sabia que Zacarias estava ali por uma causa, e a causa de Zacarias era em favor do povo. Não era simplesmente uma dor pessoal, fruto do seu próprio egoísmo ou resultado das suas necessidades.
Até porque, se Zacarias estivesse ali por um interesse pessoal, e não com uma definição ou meta, Deus jamais lhe apareceria.
Mas do que trata esta definição?
Antes dele entrar no Santuário, já era definido na sua fé! Ele era um sacerdote e atendia às pessoas…
Quando cada uma delas, apresentava as suas ofertas, pela expiação de pecados e para suprimento das suas necessidades, Zacarias era movido por essa dor…
“Calava”, no interior, a própria dor… A fim de assumir a sua entrega incondicional a Deus, que independia de qualquer circunstância.
Ele não tinha filhos, pois a esposa era estéril…
Mas a partir do momento em que a pessoa se dispõe a crer em Deus, não pelo que Deus poderá fazer em seu favor, mas pelo que Ele significa na sua vida, torna-se, então, justa, para avaliar, “pesar” e “cortar” o mal pela raiz… Sendo impiedosa contra todos os sentimentos e egoísmo.
Por mais que soe injusto, um sacerdote não conseguir ter filhos, a verdade é que esse não era o sonho maior de Zacarias… O seu maior sonho era servir a Deus e transmitir vida às pessoas!
O desejo de ter um filho, jamais ofuscara a sua fé! Não deixou de exercer o sacerdócio por esse motivo, e sequer de servir e honrar a Deus.
Assim, pela sede de justiça, e o “grito” de ver o povo obter a resposta, provocou a vinda do anjo.
“…turbou-se, e apoderou-se dele o temor.”
Quando Deus “aparece” na vida de alguém, surge um temor. Não há como considerar uma “palavra maravilhosa” e, ainda assim, continuar com a mesma vida… Se não há temor, então não foi Deus Quem lhe revelou!
Quando Deus fala, não permanecemos impávidos, mas somos “agitados”; movidos em nosso interior, até que se cumpram as Suas promessas.
As pessoas que nos cercam, estão à espera do resultado da nossa fé!
Assim, quando não somos egoístas, além de obtermos o resultado do que pedimos, ainda conquistamos a realização do nosso maior sonho, à semelhança do que aconteceu com Zacarias!
Rosa Miguel ALVALADE
Abril 4, 2013 às 15:28
Boa Tarde,
Esta revelação é maravilhosa, o exemplo de Zacarias vem separar a dúvida e a Fé racional, se agirmos como ele, sendo justos diante de Deus e não das circunstâncias, Deus nos atende, sendo a nossa intenção de seguir os passos de Jesus( que nos amou), é o que deve estar dentro de nós esse amor pelo próximo( o povo).
O que me chama atenção é que Deus ao ver a nossa atitude não tem como não abençoar, dando-nos mais do que pedimos ou pensamos( 2 em 1).
Que proposta maravilhosa que Deus nos faz, por meio deste exemplo.
Débora Pina
Abril 4, 2013 às 10:31
Bom Dia,
Quando a pessoa é definida em relação à sua fé pode vir o que vier, ela permanece firme crendo de que Deus cumprirá com o que prometeu, pois ela sabe a Quem serve, porque o faz, não existe nada nem ninguém que possa remover essa certeza.
Mesmo pelo facto de ainda não ter o que queria,um filho, ele tinha um sonho bem maior de servir a Deus, não por interesse mas por total entrega e amor às almas.
Isso é que nos faz permanecer na fé genuína e definida, servi-lo sem qualquer interesse mas por amor assim como Jesus nos amou de tal maneira que Deu a vida Dele por cada uma de nos.
regiane maciel
Abril 3, 2013 às 12:20
eu estou amando essa quarentena,,, estar me ajudando muito.. obrigado dona vivi.
Andreia Silva
Março 28, 2013 às 23:41
Ser definida na fé, foi o que mais me chamou a atenção. Em tudo temos que ser definidos e por vezes com a correria diária acabo por fazer as coisas de um forma rotineira, por isso vou ter mais atenção á minha fé, aos meus objetivos, ás minhas metas diárias, tomar atenção ás pessoas que me rodeiam, ser definida também com eles e com as dificuldades que estão a passar.
Sempre que eu defino o que quero é muito mais rápido e fácil alcançar pois sei o que quero, qual é o caminho a seguir e o esforço que terei que fazer.
Obrigada
Bruna
Março 27, 2013 às 11:51
Olá D. Viviane Freitas,
Primeiramente é um privilegio de poder estar aqui nessa cantinho para escrever um pouco do que estou aprendendo e falar o tanto q esse proposito está me ajudando e muito!
Eu usava uma fé emotiva, pensava q com lagrimas comoveria o coração de Deus, mas agora entendo que realmente agrada a Deus é a entrega sem sentimentos, é ser justo é servir a Deus acima de tudo e de todos mesmos quando há lutas, sem egoismo,mas nunca desviar o seu foco q é Deus!agora já me consigo ver de outra maneira! Mais forte e com mas conhecimento no q realmente agrada a Deus, estou no jejum de Daniel, pronta pra ser batizada como Espirito Santo ( q é o meu maior objetivo nesse momento) e esse proposito está me ajudando muito nessa área também!
Agradeço por um anjo de Deus ( Obreira Sara) Por ter me passado esse proposito!
Muito obrigada Dona Viviane que Deus te abençoe e de cada dias mais direções abençoadas! abraço Bruna
Daniela Duarte
Março 27, 2013 às 11:21
Bom dia.
O que chamou a minha atenção nestes versículos foi que Zacarias exercia o sacerdócio diante de Deus, ou seja, ela fazia para Deus, porque desejava agradá-Lo.
E Deus deu-lhe a aoportunidade de entrar no santuário, porque como a D. Vivi explicou Deus conhecia a Zacarias e a sua esposa, Ele sabia que eles eram justos. E é muito interessante perceber que apesar de ele ter a oportunidade de entrar no Templo e interceder por si, ele intercedeu pelo povo, ou seja, o seu amor às almas estava em primeiro lugar que as suas vontades. E por essa definição Deus o honrou, porque ele não ficou a pensar se pedia por ele ou pelo povo, ele estava decidido a interceder pelo povo. Eu creio que dentro dele havia a certeza de que se Deus quisesse podia lhe dar o filho, mas ele nem se preocupava com isso e sim em servir.
Chamou-me muito a atenção porque o mesmo acontece connosco, Deus dá-nos oportunidades para desenvolvermos, ganharmos maturidade espiritual ou até mesmo outras conquistas e se nós não formos decididos e não colocarmos de lado os sentimentos, a nossa vontade em prol dos sonhos de Deus, nós jamais iremos ver o Seu poder na nossa vida.
Eu tenho que ser definida, pois só assim verei com clareza onde quero chegar e saberei o que fazer para chegar até lá.
Deus abençoe a todos.