Quarentena – 3º dia

Viviane Freitas

  • 19
  • Dez
  • 2012

Quarentena – 3º dia

  • 19
  • Dez
  • 2012


“Ora, aconteceu que, exercendo ele diante de Deus o sacerdócio na ordem do seu turno, coube-lhe por sorte, segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do Senhor para queimar o incenso;
e, durante esse tempo, toda a multidão do povo permanecia da parte de fora, orando. E eis que lhe apareceu um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do incenso.
Vendo-o, Zacarias turbou-se, e apoderou-se dele o temor.
Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João.” (Lc.1:8-13)

Naquela época, entrava-se uma vez ao ano no Santuário. E todas as demais pessoas, ficavam no lado de fora, à espera…

Zacarias foi sorteado dentre os sacerdotes, para ser o único, naquele ano, a entrar no Santuário.

Pergunto: Será que era, de fato, sorte… uma vez que o anjo se apresentou a Zacarias?! Não seria um plano de Deus?

Sim… Exatamente isto! Deus já conhecia Zacarias. Ele destacava-se perante os demais sacerdotes. Era justo, assim como também a sua esposa.

E o ser justo, é agir a fé!

Deus sabia que Zacarias estava ali por uma causa, e a causa de Zacarias era em favor do povo. Não era simplesmente uma dor pessoal, fruto do seu próprio egoísmo ou resultado das suas necessidades.

Até porque, se Zacarias estivesse ali por um interesse pessoal, e não com uma definição ou meta, Deus jamais lhe apareceria.

Mas do que trata esta definição?

Antes dele entrar no Santuário, já era definido na sua fé! Ele era um sacerdote e atendia às pessoas…
Quando cada uma delas, apresentava as suas ofertas, pela expiação de pecados e para suprimento das suas necessidades, Zacarias era movido por essa dor…

“Calava”, no interior, a própria dor… A fim de assumir a sua entrega incondicional a Deus, que independia de qualquer circunstância.

Ele não tinha filhos, pois a esposa era estéril…

Mas a partir do momento em que a pessoa se dispõe a crer em Deus, não pelo que Deus poderá fazer em seu favor, mas pelo que Ele significa na sua vida, torna-se, então, justa, para avaliar, “pesar” e “cortar” o mal pela raiz… Sendo impiedosa contra todos os sentimentos e egoísmo.

Por mais que soe injusto, um sacerdote não conseguir ter filhos, a verdade é que esse não era o sonho maior de Zacarias… O seu maior sonho era servir a Deus e transmitir vida às pessoas!

O desejo de ter um filho, jamais ofuscara a sua fé! Não deixou de exercer o sacerdócio por esse motivo, e sequer de servir e honrar a Deus.

Assim, pela sede de justiça, e o “grito” de ver o povo obter a resposta, provocou a vinda do anjo.

“…turbou-se, e apoderou-se dele o temor.”

Quando Deus “aparece” na vida de alguém, surge um temor. Não há como considerar uma “palavra maravilhosa” e, ainda assim, continuar com a mesma vida… Se não há temor, então não foi Deus Quem lhe revelou!

Quando Deus fala, não permanecemos impávidos, mas somos “agitados”; movidos em nosso interior, até que se cumpram as Suas promessas.

As pessoas que nos cercam, estão à espera do resultado da nossa fé!

Assim, quando não somos egoístas, além de obtermos o resultado do que pedimos, ainda conquistamos a realização do nosso maior sonho, à semelhança do que aconteceu com Zacarias!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

280 comentários

    Os sonhos que nós temos foram dados por Deus.
    Reconheço que é importante ter Deus em primeiro lugar na caminhada para atingir o nosso sonho. Afinal para que queremos atingi-lo? Para nosso prazer ou para agradar a Deus através da nossa vida? O interesse com que fazemos as coisas deve ser em função do engrandecimento do Pai, para todos possam ver a glória Dele em nossas vidas. Pois o ser humano é muito visual, e nos dias de hoje quer ver para crer. Então, somos nós como filhos de Deus que temos de Mostrar de forma concreta as Suas maravilhas.
    Na fé!

    Ver mais

    Boa tarde , infelizmente quando nós , não somos como Zacarias e Isabel justos ;e olhamos para os nossos problemas ;ficamos , igoistas , sem sabor , sem sal , para colhermos tambem na nossa vida dissabores , eu falo assim , pois já cometi esse grande erro de ficar a olhar para para o que queremos ,para os nossos sonhos ,com tanta gente aflita no mundo , querendo uma oportunidade de alguem se interessar por ela ou orar por ela ficamos mesquinhos, que Deus só repare nas nossas feridas , eles não reclamavão da vida e como tal nem se revoltavam ou questionaram porque Deus dava ou não filhos eles tinham temor a Deus eram justos , e viviam para agrada-lo .

    Ver mais

    O que me chamou mais a atenção nestes versículos foi, a entrega de Zacarias. Apesar de sua mulher ser estéril ele continuou a servir a Deus mas, houve um dia que coube a ele entrar no santuário e ele poderia, ter pedido por sua mulher (pois só entrava-se uma vez por ano no santuário) mas não, ele pediu pelo povo de Deus. Ele não foi egoísta não pensou em si mas no povo de Deus. O seu foco era em servir a Deus. Ao contrário de Zacarias, eu não tinha o meu foco virado para Deus mas sim em tirar boas notas ba escola, a minha família, ouvir música tudo menos entregar-me e servir a Deus como Zacarias fez. Zacarias deu aquele momento precioso ao povo e não para ele, e quando ele fez isso Deus respondeu aquilo que ele pediu e abençou-lhe com um filho. Ou seja, quando eu não sou egoísta e dou aquilo que recebo aos outros Deus me dá mais daquilo que eu espero.

    Ver mais

    Olá a todas

    Algo que me chamou a atenção, é que Zacarias e a sua esposa Isabel, eles eram tão retos, tão justos, que apesar do seu pequeno problema, eles nem ligaram para a sua necesidade, mas sim para a necessidade do povo! Isto deixou – me um pouco desiludida comigo mesma, pois por vezes, acabo por ser egoísta em só pensando na minha necessidade e não pensar na necessidade dos demais que me rodeiam. Vemos que Zacarias em tempo algum orou pela sua necessidade, mas sim pela dos outros, e por tê – lo feito , Deus atendeu á sua necessidade. Isto é quando nós nos dispomos para simplesmente servir a Deus, sem segundas intenções, se não o de salvar almas, Deus acaba por suprir a nossa necessidade.

    Na fé

    Ver mais

    Olá D.Vivi e D.Luísa

    A atitude que Zacarias tinha é um exemplo a ser seguido ele pôs Deus em primeiro lugar e é isso que temos que fazer em nossas vidas! Ele não se preucupor e nem pediu nada a Deus mais O senhos viu a vontade que ele tinha de ter um filho e deu a ele.
    Sem que ele pedisse Zacarias deixou TODA a sua vida nas mãos de Deus e é isso que temos que fazer confiar somente Nele é o Único que devemos confiar!

    Até a próxima beijoss

    Ver mais

    Deus falou muito comigo com essa palavra.

    Eu vi que na fé, não existe sorte, a resposta de Deus não vem através de uma “sorte” mas sim através da fé, da certeza, como Zacarias, ele não entrou ali por sorte foi Deus que fez com que ele entrasse ali dentro para poder atender o seu pedido que não era só seu, mas era do povo também, então Deus apareceu para ele para lhe responder e assim nos dias de hoje, nada é por acaso nem nada é por sorte tudo tem um objectivo !

    Ver mais
1 38 39 40 41 42 47