Quarentena – 3º dia
- 19
- Dez
- 2012
“Ora, aconteceu que, exercendo ele diante de Deus o sacerdócio na ordem do seu turno, coube-lhe por sorte, segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do Senhor para queimar o incenso;
e, durante esse tempo, toda a multidão do povo permanecia da parte de fora, orando. E eis que lhe apareceu um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do incenso.
Vendo-o, Zacarias turbou-se, e apoderou-se dele o temor.
Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João.” (Lc.1:8-13)
Naquela época, entrava-se uma vez ao ano no Santuário. E todas as demais pessoas, ficavam no lado de fora, à espera…
Zacarias foi sorteado dentre os sacerdotes, para ser o único, naquele ano, a entrar no Santuário.
Pergunto: Será que era, de fato, sorte… uma vez que o anjo se apresentou a Zacarias?! Não seria um plano de Deus?
Sim… Exatamente isto! Deus já conhecia Zacarias. Ele destacava-se perante os demais sacerdotes. Era justo, assim como também a sua esposa.
E o ser justo, é agir a fé!
Deus sabia que Zacarias estava ali por uma causa, e a causa de Zacarias era em favor do povo. Não era simplesmente uma dor pessoal, fruto do seu próprio egoísmo ou resultado das suas necessidades.
Até porque, se Zacarias estivesse ali por um interesse pessoal, e não com uma definição ou meta, Deus jamais lhe apareceria.
Mas do que trata esta definição?
Antes dele entrar no Santuário, já era definido na sua fé! Ele era um sacerdote e atendia às pessoas…
Quando cada uma delas, apresentava as suas ofertas, pela expiação de pecados e para suprimento das suas necessidades, Zacarias era movido por essa dor…
“Calava”, no interior, a própria dor… A fim de assumir a sua entrega incondicional a Deus, que independia de qualquer circunstância.
Ele não tinha filhos, pois a esposa era estéril…
Mas a partir do momento em que a pessoa se dispõe a crer em Deus, não pelo que Deus poderá fazer em seu favor, mas pelo que Ele significa na sua vida, torna-se, então, justa, para avaliar, “pesar” e “cortar” o mal pela raiz… Sendo impiedosa contra todos os sentimentos e egoísmo.
Por mais que soe injusto, um sacerdote não conseguir ter filhos, a verdade é que esse não era o sonho maior de Zacarias… O seu maior sonho era servir a Deus e transmitir vida às pessoas!
O desejo de ter um filho, jamais ofuscara a sua fé! Não deixou de exercer o sacerdócio por esse motivo, e sequer de servir e honrar a Deus.
Assim, pela sede de justiça, e o “grito” de ver o povo obter a resposta, provocou a vinda do anjo.
“…turbou-se, e apoderou-se dele o temor.”
Quando Deus “aparece” na vida de alguém, surge um temor. Não há como considerar uma “palavra maravilhosa” e, ainda assim, continuar com a mesma vida… Se não há temor, então não foi Deus Quem lhe revelou!
Quando Deus fala, não permanecemos impávidos, mas somos “agitados”; movidos em nosso interior, até que se cumpram as Suas promessas.
As pessoas que nos cercam, estão à espera do resultado da nossa fé!
Assim, quando não somos egoístas, além de obtermos o resultado do que pedimos, ainda conquistamos a realização do nosso maior sonho, à semelhança do que aconteceu com Zacarias!
Janaina Silveira
Março 13, 2013 às 23:37
Que maravilha esta quarentena, eu já havia participado de uma reunião com a D Vivi quando era no grupo da Mulher V que falava sobre Zacarias que foi uma benção na minha vida pois me ajudou, me fortaleceu e como a palavra de Deus sempre se renova não poderia deixar de comentar que este post me abençoou muito também, que o sr Jesus as ilumine cada dia mais.
Joana Coelho
Março 13, 2013 às 22:47
Boa Noite!
Nesse 3º dia eu tirei para mim que independentemente dos problemas que possam surgir, das circunstâncias devo sempre crer em Deus e que a minha resposta chegará.
Para isso eu tenho que tomar atitude em vez de ficar só a falar e isso é o que mais me tem custado – tomar a atitude.
A quarentena tem-me ajudado bastante nestes dias
Beijinhos
Niriana Antonio
Março 13, 2013 às 22:19
Neste 3º dia da quarentena, o que mais me chamou a atenção e falou muito comigo, foi quando Zacarias entrou para o santuário para ter o seu momento com Deus, ele não entrou de qualquer maneira, ele não foi despreparado, pelo contrário, ele estava definido para o que iria fazer e falar com Deus, ele estava no Espírito e automaticamente Deus viu a intenção do seu coração que era buscar pelo povo, e o Senhor o abençoou. Muito forte… Muitas das vezes com tantas coisas do dia-a.dia, com os afazeres esquecemos-nos de nos preparar para entrar em Espírito para a reunião, ou até mesmo em casa no momento só nosso com Deus e acaba que a mensagem que Deus quer passar para nós não chega aos nossos ouvidos, e deixamos assim perder a bênção.
Muito obrigada dona Viviane por esta mensagem, por ela esta a fazer diferença na minha vida.
Beijos
Marta Marques
Março 13, 2013 às 15:39
Olá a todas.
O anjo apareceu para Zacarias quando ele estava dentro do santuário e a multidão permanecia do lado de fora, ou seja, quando ele estava sozinho, em plena comunhão com Deus, longe de tudo e todos que pudessem desviar a atenção da Sua voz. E Deus revelou-se para Zacarias aí, nesse momento. Hoje não é muito fácil encontrar tempo para estar sozinha com Deus, há sempre mil coisas a encher o nosso tempo e os pensamentos são “entupidos” com um monte de preocupações. Mas há coisas que só consigo ouvir quando estou isolada de tudo e todos. Quando deixo tudo e me proponho a estar sozinha, sem sentimentos e pensamentos que não sejam de Deus, e entrego-me a 100% para saber qual é a Sua vontade na minha vida, eu me torno sensível à voz de Deus. Ele fala e eu ouço, porque não há nada a “entupir” a nossa ligação.
Muito obrigada pela oportunidade.
Marta Ribeiro (CES Porto)
Março 12, 2013 às 11:55
Através desta palavra eu vejo, que ao agir a fé em prol do próximo, em prol do cuidado dos outros. Tenho de arrancar os sentimentos, a raiz do egoísmo, isso vai me levar a defenição. Priorizar os meus sonhos sendo justa diante de DEUS. Aqui se cumpre a palavra “… buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mateus 6:33).O temor vai-me levar a prática da palavra, da verdade…
Obrigado mesmo…
Jaquilina Alves
Março 11, 2013 às 23:49
E eu pergunto, de entre todos os sacerdotes, porque Zacarias foi o escolhido?..Muito bom isso, revelador. Zacarias na verdade fez-se escolhido, porque ele vivia em função das coisas de Deus ele se colocou na posição de ser escolhido.Isso chamou a minha atenção.
Ele tinha um problema, sim tinha, só que o facto de não estar preocupado com esse problema dele, não estar olhando só para seu umbigo, chamou a atenção de Deus e isso eu achei muito forte.
Deus olha para aquilo que fazemos e a intenção com que fazemos…
Deus falou comigo!
Bjo Dna Vivi e Dna Luisa