Quarentena – 3º dia

Viviane Freitas

  • 19
  • Dez
  • 2012

Quarentena – 3º dia

  • 19
  • Dez
  • 2012


“Ora, aconteceu que, exercendo ele diante de Deus o sacerdócio na ordem do seu turno, coube-lhe por sorte, segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do Senhor para queimar o incenso;
e, durante esse tempo, toda a multidão do povo permanecia da parte de fora, orando. E eis que lhe apareceu um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do incenso.
Vendo-o, Zacarias turbou-se, e apoderou-se dele o temor.
Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João.” (Lc.1:8-13)

Naquela época, entrava-se uma vez ao ano no Santuário. E todas as demais pessoas, ficavam no lado de fora, à espera…

Zacarias foi sorteado dentre os sacerdotes, para ser o único, naquele ano, a entrar no Santuário.

Pergunto: Será que era, de fato, sorte… uma vez que o anjo se apresentou a Zacarias?! Não seria um plano de Deus?

Sim… Exatamente isto! Deus já conhecia Zacarias. Ele destacava-se perante os demais sacerdotes. Era justo, assim como também a sua esposa.

E o ser justo, é agir a fé!

Deus sabia que Zacarias estava ali por uma causa, e a causa de Zacarias era em favor do povo. Não era simplesmente uma dor pessoal, fruto do seu próprio egoísmo ou resultado das suas necessidades.

Até porque, se Zacarias estivesse ali por um interesse pessoal, e não com uma definição ou meta, Deus jamais lhe apareceria.

Mas do que trata esta definição?

Antes dele entrar no Santuário, já era definido na sua fé! Ele era um sacerdote e atendia às pessoas…
Quando cada uma delas, apresentava as suas ofertas, pela expiação de pecados e para suprimento das suas necessidades, Zacarias era movido por essa dor…

“Calava”, no interior, a própria dor… A fim de assumir a sua entrega incondicional a Deus, que independia de qualquer circunstância.

Ele não tinha filhos, pois a esposa era estéril…

Mas a partir do momento em que a pessoa se dispõe a crer em Deus, não pelo que Deus poderá fazer em seu favor, mas pelo que Ele significa na sua vida, torna-se, então, justa, para avaliar, “pesar” e “cortar” o mal pela raiz… Sendo impiedosa contra todos os sentimentos e egoísmo.

Por mais que soe injusto, um sacerdote não conseguir ter filhos, a verdade é que esse não era o sonho maior de Zacarias… O seu maior sonho era servir a Deus e transmitir vida às pessoas!

O desejo de ter um filho, jamais ofuscara a sua fé! Não deixou de exercer o sacerdócio por esse motivo, e sequer de servir e honrar a Deus.

Assim, pela sede de justiça, e o “grito” de ver o povo obter a resposta, provocou a vinda do anjo.

“…turbou-se, e apoderou-se dele o temor.”

Quando Deus “aparece” na vida de alguém, surge um temor. Não há como considerar uma “palavra maravilhosa” e, ainda assim, continuar com a mesma vida… Se não há temor, então não foi Deus Quem lhe revelou!

Quando Deus fala, não permanecemos impávidos, mas somos “agitados”; movidos em nosso interior, até que se cumpram as Suas promessas.

As pessoas que nos cercam, estão à espera do resultado da nossa fé!

Assim, quando não somos egoístas, além de obtermos o resultado do que pedimos, ainda conquistamos a realização do nosso maior sonho, à semelhança do que aconteceu com Zacarias!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

280 comentários

    Olá D.viviane, bem o que me chamou mais atenção foi que Zaacarias foi justo perante Deus e Deus o abençoou, dando-lhe um filho a ele e à sua esposa, mesmo Zacacrias sendo envergonhado pelo povo, por ser o sacerdote que sua mulher não poderia ter filhos, ele continuou a servir a Deus foi justo, vivendo pela fé, nunca desistindo mas permanecendo na fé. A dor dele era a dor do povo, não a dele. Deus podia ter escolhido a outro sacerdote mas não, escolheu a Zacarias e não foi por sorte que ele entrou no santuário foi um plano de Deus. E isso é muito forte porque Deus muitas vezes me quer abençoar, Deus permite que aconteçam tribulações para ver onde realmente eu chego, se desisto ou continuo, Deus conhece a minha intenção mas mesmo assim Ele me prova. Pois se Deus conhecia a Zacarias, tambem me conhece a mim, e às vezes me pergunto será que eu reagiria como Zacarias ? Zacarias foi e é um bom exemplo a seguir. A cada dia que passa a quarentena tem sido muito forte, a cada palavra que medito dá para me conhecer mais e mais, para ver se realmente estou a fazer as coisas certas e se Deus se tem agradado de mim.

    Ver mais

    Zacarias foi sorteado e o anjo apareceu para ele por ele ser justo, por ele saber o que queria, e pelo fato de ele não estar ali por interesse pessoal. E mesmo a sua esposa sendo estéril, ele nunca deixou de crer em Deus, pois seu sonho maior era servir a Deus. Ele queria um filho, mas a sua prioridade era Deus, por vezes nos sentimos em baixo por não vermos nossos sonhos realizados, que desprezamos o que temos de mais valor que é Deus.
    Esta quarentena esta a ser um ponto de partida para ver o estado da nossa vida espiritual pois se reflectirmos sobre as nossa atitudes perante certas situações ai vimos como tem sido a nossa fé, se tem sido emotiva ou racional..

    Ver mais

    Olá D. VIVI
    Nesta quarentena tenho apredido muito em relaçao ler e meditar na palavra de Deus confesso quando ia ler palavra de DEUS nunca meditava muito na palavra ,mas graças ajuda que senhora tem dado atraves desta quarentena tenho meditado e aprendedo.
    O que me chamou TENÇÃO FOI FACTO de
    Zacarias nao ser egoísta, ele tinha um sonho mas lutou pela causa do povo de Deus e Deus vendo a sua entrega, a sua dedicação em cuidar do povo dEle supriu o seu desejo.

    Ver mais

    Boa noite! Esta a ser maravilhoso participar nesta quarentena pois transponho para minha vida cada palavra que leio e medito em como me pode atingir e por meio dela me analisar. Deus transformou a vergonha de Zacarias e Isabel em honra. E é o mesmo que faz connosco nos dias de hoje quando nos colocamos diante dEle completamente despojadas de qualquer interesse pois o bem maior é te-Lo, servi-lo com integridade. Naturalmente, Ele supre nossa necessidade porque nossa parte é realizada até ao limite, porque olhamos para além, porque Ele assume nossa causa quando racionalmente vamos até a raiz do nosso comportamento e transformamos a vergonha, em revolta e por meio dessa revolta , dessa entrega desinteressada Ele nos ama e faz o Seu brilho acontecer em nossa vida. Zacarias não olhou a sua dor, não se deixou levar pela fraqueza da situação porque seu interesse era unicamente agradar ao Deus que servia, era dar sua vida pelo povo. Crer em Deus pelo que Ele significa faz mover a Sua mão. Assim me quero espelhar, assim quero trazer para a minha vida essa fé justa, pura, profunda.

    Ver mais

    Olá D. Viviane
    Queria falar como tem sido bom para mim esta quarentena.
    Zacarias teve a oportunidade de entrar no santuário e não foi em vão essa oportunidade assim como é uma oportunidade nos buscarmos a Deus, assim como Deus conhecia a Zacarias tambem me conhece, mas Zacarias era defenido e eu como tenho sido? Eu fico a pensar!
    Muito forte quando a senhora falou sobre o temor, quando á temor então nos não ficamos indiferentes e é Deus quem revela!
    Faz pensar tenho tido uma fé racional?
    Obrigado!

    Ver mais

    Olá D.Viviane. Muito forte este versiculo que fala que Zacarias foi o sorteado por Deus por ser justo para entrar no santuário. Interessante pois quem lê que ele foi respondido à sua oração logo pensa que ele estivesse a pedir pela realização do sonho de ter um filho, mas não Deus o abençoou porque ele buscava pela necessidade do povo e não dele. Forte pois se ouvimos e existe um temor dentro de nós então é certo de que foi Deus quem nos revelou.
    Deus abençoe

    Ver mais
1 28 29 30 31 32 47