Quarentena – 3º dia

Viviane Freitas

  • 19
  • Dez
  • 2012

Quarentena – 3º dia

  • 19
  • Dez
  • 2012


“Ora, aconteceu que, exercendo ele diante de Deus o sacerdócio na ordem do seu turno, coube-lhe por sorte, segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do Senhor para queimar o incenso;
e, durante esse tempo, toda a multidão do povo permanecia da parte de fora, orando. E eis que lhe apareceu um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do incenso.
Vendo-o, Zacarias turbou-se, e apoderou-se dele o temor.
Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João.” (Lc.1:8-13)

Naquela época, entrava-se uma vez ao ano no Santuário. E todas as demais pessoas, ficavam no lado de fora, à espera…

Zacarias foi sorteado dentre os sacerdotes, para ser o único, naquele ano, a entrar no Santuário.

Pergunto: Será que era, de fato, sorte… uma vez que o anjo se apresentou a Zacarias?! Não seria um plano de Deus?

Sim… Exatamente isto! Deus já conhecia Zacarias. Ele destacava-se perante os demais sacerdotes. Era justo, assim como também a sua esposa.

E o ser justo, é agir a fé!

Deus sabia que Zacarias estava ali por uma causa, e a causa de Zacarias era em favor do povo. Não era simplesmente uma dor pessoal, fruto do seu próprio egoísmo ou resultado das suas necessidades.

Até porque, se Zacarias estivesse ali por um interesse pessoal, e não com uma definição ou meta, Deus jamais lhe apareceria.

Mas do que trata esta definição?

Antes dele entrar no Santuário, já era definido na sua fé! Ele era um sacerdote e atendia às pessoas…
Quando cada uma delas, apresentava as suas ofertas, pela expiação de pecados e para suprimento das suas necessidades, Zacarias era movido por essa dor…

“Calava”, no interior, a própria dor… A fim de assumir a sua entrega incondicional a Deus, que independia de qualquer circunstância.

Ele não tinha filhos, pois a esposa era estéril…

Mas a partir do momento em que a pessoa se dispõe a crer em Deus, não pelo que Deus poderá fazer em seu favor, mas pelo que Ele significa na sua vida, torna-se, então, justa, para avaliar, “pesar” e “cortar” o mal pela raiz… Sendo impiedosa contra todos os sentimentos e egoísmo.

Por mais que soe injusto, um sacerdote não conseguir ter filhos, a verdade é que esse não era o sonho maior de Zacarias… O seu maior sonho era servir a Deus e transmitir vida às pessoas!

O desejo de ter um filho, jamais ofuscara a sua fé! Não deixou de exercer o sacerdócio por esse motivo, e sequer de servir e honrar a Deus.

Assim, pela sede de justiça, e o “grito” de ver o povo obter a resposta, provocou a vinda do anjo.

“…turbou-se, e apoderou-se dele o temor.”

Quando Deus “aparece” na vida de alguém, surge um temor. Não há como considerar uma “palavra maravilhosa” e, ainda assim, continuar com a mesma vida… Se não há temor, então não foi Deus Quem lhe revelou!

Quando Deus fala, não permanecemos impávidos, mas somos “agitados”; movidos em nosso interior, até que se cumpram as Suas promessas.

As pessoas que nos cercam, estão à espera do resultado da nossa fé!

Assim, quando não somos egoístas, além de obtermos o resultado do que pedimos, ainda conquistamos a realização do nosso maior sonho, à semelhança do que aconteceu com Zacarias!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

280 comentários

    Bom dia,

    Como aconselhado no post que resume o intuito da ‘Quarentena’, antes de meditar no seu blog, meditei no livro de Lucas (6.32-36) onde Deus nos alerta para amar-mos ao próximo sem esperar nada, sermos misericordiosos como Ele também é. E resumindo o que o dicinário traduz acerca da misericórdia, o que Deus nos pede é que “mostremos disposição favorável em relação a algo, como perdoar ou socorrer alguém; investir na causa do outro que necessita.” incondicionalmente.
    E isso era o que Zacarias fazia! Ele tinha um sonho, ser pai, mas a sua dedicação a Deus e ás almas não era com o objectivo de ser recompensado e vir a ser pai, ele colocou o seu desejo e de certa forma necessidade de lado e deu para os outros, toda a sua vida. E essa pequena palavra “dar” foi o segredo da justiça de Deus.

    Ver mais

    Ola D. Vivi, D. Lu e D. Mary!
    Neste 3 º dia de meditação, desta quarentena , compreendi que tenho que ter uma fé desprovida de egoísmos, bem definida, que produza uma oração definida, independentemente daquilo que Deus tenha ou pode fazer na minha vida pessoal, mas sim tendo em vista o que Deus significa para mim: Ele é meu Deus, a quem eu sirvo, incondicionalmente, ou é apenas alquem a quem recorro para obter benefícios? Esta será a´minha pergunta de avaliação!

    Ver mais

    Ola…
    Esses dias da quarentena tem sido para mim um renovo a cada dia e no dia de hoje o que mais chamou a minha atenção foi que verdadeiramente quando colocamos Deus em primeiro nas nossas vidas Ele realiza todos os no sonhos e muito mais. Como é maravilhoso servir a Deus.

    Ver mais

    É importante quando passamos a ver as coisas com os olhos do espírito! Entender que se algo está errado, a culpa não é de DEUS mas nossa, porque nos deixamos levar pelos sentimentos, a preocupação, o medo, a dúvida.
    Se analisarmos as nossas atitudes, temos a maravilhosa oportunidade de recorrer a Deus de forma definida e mudar as situações que nos apartam Dele.
    Por sua vez, Ele nos ajudará a remover o egoismo, o sentimento, o que não presta e assim podemos ser e dar vida.

    Ver mais

    Nesta meditação Deus falou algo muito forte para mim e me fez entender o porque estou passando por uma luta que me tem sido difícil muito mais que qualquer outra, sim a interior é a pior de todas para mim o conflito do meu querer e do de Deus.
    Entendendo melhor sobre Zacarias e suas orações Deus me revelou algo maravilhoso, nesta pequena passagem: Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João.
    Lucas 1:13
    Em nenhum momento Zacarias fez oração por ele, é claro que temos que lutar por nossa vida, só que a prioridade é Deus o que Ele significa para nós e não o que queremos que nos faz!
    Isso me fez pensar sobre as tentações que Deus nos deixa claro que devemos resistir o diabo que ele fugirá de nos, mas também nos alerta sobre o facto que em momento oportuno ele volta a tentar, então percebi que este momento oportuno é justamente quando estamos destraidos na fé, ou seja começamos a nos preocupar mais com nossa vida (problema) a consequência é ficar triste pela situação automaticamente o diabo faz questão de dizer “como pode você ser de Deus e passar isso ou aquilo etc..” então a alma se abate, o foco JESUS se perde e se não despertamos a tempo então a tentação prevalece!
    Enquanto nos preocupamos em ser para Deus e não fazer ou ter algo estamos vigilantes o que torna os momento oportunos nada mais que algo pequeno, que notamos logo e matamos ali, mas quando estamos distraídos então o momento oportuno se torna um monstro que pode levar tempo suficiente para tirar a fé e consequentemente até a salvação.
    Então o segredo de Zacarias eram muito mais dar do que receber essa era sua preocupação, sobre o que Deus era para ele e o que ele era para Deus! É assim que nos mantemos de pé (salvos) e automaticamente abençoados nossas necessidades supridas, sonhos realizados etc, uma vida plena!

    Ver mais

    Boa noite
    o meu sonho nao deve ter interese pessoal deve ser para glorificar Deus,isto é para ganhar almas para o reino de Deus.

    Ver mais
1 25 26 27 28 29 47