Quarentena – 3º dia
- 19
- Dez
- 2012
“Ora, aconteceu que, exercendo ele diante de Deus o sacerdócio na ordem do seu turno, coube-lhe por sorte, segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do Senhor para queimar o incenso;
e, durante esse tempo, toda a multidão do povo permanecia da parte de fora, orando. E eis que lhe apareceu um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do incenso.
Vendo-o, Zacarias turbou-se, e apoderou-se dele o temor.
Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João.” (Lc.1:8-13)
Naquela época, entrava-se uma vez ao ano no Santuário. E todas as demais pessoas, ficavam no lado de fora, à espera…
Zacarias foi sorteado dentre os sacerdotes, para ser o único, naquele ano, a entrar no Santuário.
Pergunto: Será que era, de fato, sorte… uma vez que o anjo se apresentou a Zacarias?! Não seria um plano de Deus?
Sim… Exatamente isto! Deus já conhecia Zacarias. Ele destacava-se perante os demais sacerdotes. Era justo, assim como também a sua esposa.
E o ser justo, é agir a fé!
Deus sabia que Zacarias estava ali por uma causa, e a causa de Zacarias era em favor do povo. Não era simplesmente uma dor pessoal, fruto do seu próprio egoísmo ou resultado das suas necessidades.
Até porque, se Zacarias estivesse ali por um interesse pessoal, e não com uma definição ou meta, Deus jamais lhe apareceria.
Mas do que trata esta definição?
Antes dele entrar no Santuário, já era definido na sua fé! Ele era um sacerdote e atendia às pessoas…
Quando cada uma delas, apresentava as suas ofertas, pela expiação de pecados e para suprimento das suas necessidades, Zacarias era movido por essa dor…
“Calava”, no interior, a própria dor… A fim de assumir a sua entrega incondicional a Deus, que independia de qualquer circunstância.
Ele não tinha filhos, pois a esposa era estéril…
Mas a partir do momento em que a pessoa se dispõe a crer em Deus, não pelo que Deus poderá fazer em seu favor, mas pelo que Ele significa na sua vida, torna-se, então, justa, para avaliar, “pesar” e “cortar” o mal pela raiz… Sendo impiedosa contra todos os sentimentos e egoísmo.
Por mais que soe injusto, um sacerdote não conseguir ter filhos, a verdade é que esse não era o sonho maior de Zacarias… O seu maior sonho era servir a Deus e transmitir vida às pessoas!
O desejo de ter um filho, jamais ofuscara a sua fé! Não deixou de exercer o sacerdócio por esse motivo, e sequer de servir e honrar a Deus.
Assim, pela sede de justiça, e o “grito” de ver o povo obter a resposta, provocou a vinda do anjo.
“…turbou-se, e apoderou-se dele o temor.”
Quando Deus “aparece” na vida de alguém, surge um temor. Não há como considerar uma “palavra maravilhosa” e, ainda assim, continuar com a mesma vida… Se não há temor, então não foi Deus Quem lhe revelou!
Quando Deus fala, não permanecemos impávidos, mas somos “agitados”; movidos em nosso interior, até que se cumpram as Suas promessas.
As pessoas que nos cercam, estão à espera do resultado da nossa fé!
Assim, quando não somos egoístas, além de obtermos o resultado do que pedimos, ainda conquistamos a realização do nosso maior sonho, à semelhança do que aconteceu com Zacarias!
Torlania Rocha-Queluz
Março 3, 2013 às 17:48
Boa Tarde…
Hoje aprendi que a minha fé tem que ser definida,tenho que ser justa,assim como Zacarias, que tinha o seu temor a Deus, e dava o seu tudo pelo povo,assim tenho que ser definida nas minhas atitude para com Deus.
Rosaria Casimiro
Março 2, 2013 às 18:33
Olá a todas o que me chamou a atenção foi o facto de Zacarias mesmo estando a passar pela situação de ter uma esposa estéril mesmo servindo a Deus , essa circunstancia não o desanimou e nem o fez deixar de ser justo , porque ele servia a Deus não pelo que Deus lhe dava , mas sim pelo que Deus era, e eu muitas vezes já fiz o oposto de Zacarias , em situações desfavoráveis eu não me mantinha fiel a Deus , e não sabia como agir , e sempre dava a desculpa de que o sentimento era mais forte que eu, a vontade de desistir de tudo. Mas aprendi que tenho que agir como Zacarias, permanecendo fiel a Deus pelo que Ele é, não é fácil,mas o Espírito Santo me auxiliará nessa luta .
beijos a todas !
Ana Belo
Março 1, 2013 às 17:25
#3º Dia Quarentena# O que mais me marcou neste dia foi, que o facto de Zacarias não ter um filho, ele podia ver isso como uma vergonha, mas como estava na Fé, esse sentimento não se sobreponha ao desejo de lutar pelo povo. Ele estava verdadeiramente na condição de Servo, e a sua sinceridade e disposição foi o seu clamor diante de Deus. Pois se ele tinha entrado no Santuario para orar pelo povo, então porque o Anjo falou “Deus ouvio a tua oração”? Na realidade as nossas actitudes e as nossas prioridades em colocar Deus em primeiro Lugar na nossa vida, é uma actitude que Deus não fica indiferente ao nosso desejo de nosso coração. Assim se cumpre o versiculo: em que fala, honrar o Senhor teu Deus e Ele satisfará o desejo de teu coração”
Cleumilde Fatima
Março 1, 2013 às 9:31
Olá bom dia D.Vivi, Luísa, Mari
Essa quarentena tem sido uma bênção para mim, tem ajudado a despertar a minha fé pois o Espirito Santo vem falando comigo todos os dias, me orientando e me ensinando como agradá-lo com a minha vida, através dessa mensagem pude detectar alguns erros que tem me impedido de crescer e avançar espiritualmente.
Pude ver o quanto eu tenho sido egoísta preocupando apenas em resolver os meus interesses pessoais, percebi que DEUS não tem se manifestado na minha vida porque eu não tenho feito a minha.
Cleumilde Fátima – costa da Caparica
Nádia Quitela
Março 1, 2013 às 8:12
No terceiro dia da quarentena tivemos a meditar na palavra de Deus que fala a respeito de Zacarias. Está escrito que ele exercia o seu sacerdócio diante de Deus, ou seja ele andava em espiríto , ele vivia pela fé. Como se viu antes, ele não tinha filhos mas esse seu sonho não ofuscava o seu objectivo, a sua prioridade que era as necessidades do povo. Ele era servo, servia a Deus por amor. E Deus vendo a intenção do coração de Zacarias enviou um anjo a ele. E anjo não apareceu por acaso. Quando a pessoa não é egoista, não olha só para os seus interesses mas para em ser justa ai algo de novo, e extraordinário acontece. Zacarias levando as orações do povo a Deus e Deus tanto realizou as orações do povo como o seu sonho. Quando não olhamos para as dificuldades mas vivemos pala fé Deus vai suprir as nossas necessidades. E o povo esperava do lado de fora porque eles querem ver resultados em nossa vida. Quando o anjo falou com Zacarias aquela palavra lhe agitou , ele não ficou indiferente.
Andreia Conceição - Costa da Caparica
Março 1, 2013 às 6:37
Bom dia Dona Viviane !
A quarentena tem sido muito gratificante na minha vida , ao que eu chamo o meu pequeno almoço com Deus !
Existia momentos difíceis na minha vida , que eu necessitava de me alimentar da palavra de Deus , mas , nunca me dispunha para tal , e depois questionava-me o porquê da minha vida continuar daquela forma ! Será que Deus não existia ?
Ele existia e existe , mas faltava a minha parte , é a dar que se recebe !
Quando comecei a ouvir a quarentena a minha vida foi mudando , foi ganhando uma rumo , um rumo difícil , mas com muitas vitórias !
Eu era igual a muita das mulheres que existem no mundo : preguiçosas , mal humoradas , orgulhosas , e assim por diante !
Mas eu decidi ser diferente , decidi ser justa perante Deus !
Eu decidi deixar de viver os meus sonhos , mas viver os sonhos de Deus !
Obrigado por esta oportunidade , um beijinho !