Quarentena – 3º dia
- 19
- Dez
- 2012
“Ora, aconteceu que, exercendo ele diante de Deus o sacerdócio na ordem do seu turno, coube-lhe por sorte, segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do Senhor para queimar o incenso;
e, durante esse tempo, toda a multidão do povo permanecia da parte de fora, orando. E eis que lhe apareceu um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do incenso.
Vendo-o, Zacarias turbou-se, e apoderou-se dele o temor.
Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João.” (Lc.1:8-13)
Naquela época, entrava-se uma vez ao ano no Santuário. E todas as demais pessoas, ficavam no lado de fora, à espera…
Zacarias foi sorteado dentre os sacerdotes, para ser o único, naquele ano, a entrar no Santuário.
Pergunto: Será que era, de fato, sorte… uma vez que o anjo se apresentou a Zacarias?! Não seria um plano de Deus?
Sim… Exatamente isto! Deus já conhecia Zacarias. Ele destacava-se perante os demais sacerdotes. Era justo, assim como também a sua esposa.
E o ser justo, é agir a fé!
Deus sabia que Zacarias estava ali por uma causa, e a causa de Zacarias era em favor do povo. Não era simplesmente uma dor pessoal, fruto do seu próprio egoísmo ou resultado das suas necessidades.
Até porque, se Zacarias estivesse ali por um interesse pessoal, e não com uma definição ou meta, Deus jamais lhe apareceria.
Mas do que trata esta definição?
Antes dele entrar no Santuário, já era definido na sua fé! Ele era um sacerdote e atendia às pessoas…
Quando cada uma delas, apresentava as suas ofertas, pela expiação de pecados e para suprimento das suas necessidades, Zacarias era movido por essa dor…
“Calava”, no interior, a própria dor… A fim de assumir a sua entrega incondicional a Deus, que independia de qualquer circunstância.
Ele não tinha filhos, pois a esposa era estéril…
Mas a partir do momento em que a pessoa se dispõe a crer em Deus, não pelo que Deus poderá fazer em seu favor, mas pelo que Ele significa na sua vida, torna-se, então, justa, para avaliar, “pesar” e “cortar” o mal pela raiz… Sendo impiedosa contra todos os sentimentos e egoísmo.
Por mais que soe injusto, um sacerdote não conseguir ter filhos, a verdade é que esse não era o sonho maior de Zacarias… O seu maior sonho era servir a Deus e transmitir vida às pessoas!
O desejo de ter um filho, jamais ofuscara a sua fé! Não deixou de exercer o sacerdócio por esse motivo, e sequer de servir e honrar a Deus.
Assim, pela sede de justiça, e o “grito” de ver o povo obter a resposta, provocou a vinda do anjo.
“…turbou-se, e apoderou-se dele o temor.”
Quando Deus “aparece” na vida de alguém, surge um temor. Não há como considerar uma “palavra maravilhosa” e, ainda assim, continuar com a mesma vida… Se não há temor, então não foi Deus Quem lhe revelou!
Quando Deus fala, não permanecemos impávidos, mas somos “agitados”; movidos em nosso interior, até que se cumpram as Suas promessas.
As pessoas que nos cercam, estão à espera do resultado da nossa fé!
Assim, quando não somos egoístas, além de obtermos o resultado do que pedimos, ainda conquistamos a realização do nosso maior sonho, à semelhança do que aconteceu com Zacarias!
Djamila Pereira
Fevereiro 25, 2013 às 18:03
Boa tarde!
A partir do momento que colocamos a nossa vida nas mãos de Deus e ficamos na dependência total d’Ele, Ele passa a olhar para nós com outros olhos. Aliás, a minha entrega incondicional a Ele já demostra o meu desapego total a mim mesma (abri mão das minhas vontades, dos meus desejos, para fazer a vontade de Deus Pai), demostra que tenho problemas (e quem não os tem) mas que agora são d’Ele, mostra que quero servir-Lhe a todos os níveis, que o meu egoísmo foi sepultado com o meu eu e que assumi totalmente a vontade do Pai Eterno. No entanto é necessário vigiar sempre para que não esfriemos e deixarmos as nossas vontades virem ao de cima. Ficou claro para mim que, não importa quanto tempo espero em Deus, o que importa é que, se sou justas em todos os sentidos, Ele mais cedo ou mais tarde atenderá o meu pedido. Foi exatamente o que aconteceu com Zacarias, onde ele antes de ser sacerdote era um homem e todo o homem que tem sua esposa quer ter um filho, no entanto ele colocou este sonho nas mãos de Deus, e se preocupou em desempenhar o seu papel de sacerdote da melhor maneira possível conforme a vontade de Deus, por forma a ajudar o povo de Deus. Deus julgou a causa dele e viu nele e na sua esposa, coração puro, justo, íntegro e não teve como não atender ao seu povo e também a Zacarias. Deus é Fiel quando somos justos diante dele.
Muito obrigada pela partilha. Beijo grande e que Deus vos abençoe!
ana paula
Fevereiro 25, 2013 às 15:33
É esta quarentena tem sido muito boa tem-me feito muito bem até porque eu estou a passar uma situação na minha vida e sinto-me triste porque há pessoas com que ás vezes converso e não sei se é de mim ou não mas aproveitam-se da confiança e da conversa abusam e não se sabem colocar no lugar delas mas esta quarentena só me veio ajudar e abrir os meus espirituais obrigada.
Iracelma Santo
Fevereiro 21, 2013 às 22:52
E isso se chama sacrifício. E esse sacrifício não é por nós, mas pelos necessitadas!
Vejo que Zacarias estava na fé, porque Deus o chamou para que ele O servisse e Zacarias não olhou para a sua condição, nem estado, ele simplesmente obedeceu. Ele poderia muito bem alegar não ter condições e nem estatuto, mas não o fez porque o mais importante para ela não era a sua realização, mas a do povo.
É isso que eu quero ter dentro de mim, que esse desejo aumente cada dia mais, porque o que adianta servir a Deus visando a própria realização? Nada! Muitas vezes eu sou egoísta, e isso é feio diante de Deus. Mas eu não aceito que as minhas vontades reinem na minha vida e por isso eu vou ser violenta.
Georgina Manuel
Fevereiro 20, 2013 às 1:06
Boa noite,
Dona eu não me importo com mais nada( como namorar, família,amigos,casar etc) coloquei me na frente da batalha pelo povo.
Quando meditei neste 3º dia da quarentena chorei pois vi me como Zacarias meu sonho é casar mas minha prioridade é acabar com o território do diabo e resgatar muitas almas das garras do diabo.
Muito Forte esta palavra e eu digo fui salva para salvar.
Obrigada.
Prof. Jura
Fevereiro 19, 2013 às 13:01
Bom Dia Amigas!
Esta querentena tem sido um balsamo na minha vida.Conforme estudos, cada vez mais entendo, que a Palavra de DEUS é espada, separa luz e trevas. Temos que ser justos. Porque de nada adianta estarmos dentro deum igreja e a nossa fé é vazia, sem base, estrutura. Crer em Deus pelo que ELE significa na nossa vida, não esquecendo de cuidar da salvação da alma. O segredo é ser justo, agir com definição. Um abraço. Prof. Jura
Manuela Santos
Fevereiro 18, 2013 às 10:58
Bom dia Dona Viviane
Obrigada! confesso que agora entendo a importância da quarentena em nossas vidas , pois nunca havia visto a historia de Zacarias por esse lado, se identifiquei muito com essa palavra acredito que essa e a melhor face da vida da mulher de Deus , quando ela descobrir o amor incondicional pelas almas que nada passa ser tão importante se não o desejo de vê- los felizes
Mais uma vez obrigada por compartilhar esse amor com cada uma de nós …..Deus abençõe !! bjisssssss