Quarentena – 3º dia
- 19
- Dez
- 2012
“Ora, aconteceu que, exercendo ele diante de Deus o sacerdócio na ordem do seu turno, coube-lhe por sorte, segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do Senhor para queimar o incenso;
e, durante esse tempo, toda a multidão do povo permanecia da parte de fora, orando. E eis que lhe apareceu um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do incenso.
Vendo-o, Zacarias turbou-se, e apoderou-se dele o temor.
Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João.” (Lc.1:8-13)
Naquela época, entrava-se uma vez ao ano no Santuário. E todas as demais pessoas, ficavam no lado de fora, à espera…
Zacarias foi sorteado dentre os sacerdotes, para ser o único, naquele ano, a entrar no Santuário.
Pergunto: Será que era, de fato, sorte… uma vez que o anjo se apresentou a Zacarias?! Não seria um plano de Deus?
Sim… Exatamente isto! Deus já conhecia Zacarias. Ele destacava-se perante os demais sacerdotes. Era justo, assim como também a sua esposa.
E o ser justo, é agir a fé!
Deus sabia que Zacarias estava ali por uma causa, e a causa de Zacarias era em favor do povo. Não era simplesmente uma dor pessoal, fruto do seu próprio egoísmo ou resultado das suas necessidades.
Até porque, se Zacarias estivesse ali por um interesse pessoal, e não com uma definição ou meta, Deus jamais lhe apareceria.
Mas do que trata esta definição?
Antes dele entrar no Santuário, já era definido na sua fé! Ele era um sacerdote e atendia às pessoas…
Quando cada uma delas, apresentava as suas ofertas, pela expiação de pecados e para suprimento das suas necessidades, Zacarias era movido por essa dor…
“Calava”, no interior, a própria dor… A fim de assumir a sua entrega incondicional a Deus, que independia de qualquer circunstância.
Ele não tinha filhos, pois a esposa era estéril…
Mas a partir do momento em que a pessoa se dispõe a crer em Deus, não pelo que Deus poderá fazer em seu favor, mas pelo que Ele significa na sua vida, torna-se, então, justa, para avaliar, “pesar” e “cortar” o mal pela raiz… Sendo impiedosa contra todos os sentimentos e egoísmo.
Por mais que soe injusto, um sacerdote não conseguir ter filhos, a verdade é que esse não era o sonho maior de Zacarias… O seu maior sonho era servir a Deus e transmitir vida às pessoas!
O desejo de ter um filho, jamais ofuscara a sua fé! Não deixou de exercer o sacerdócio por esse motivo, e sequer de servir e honrar a Deus.
Assim, pela sede de justiça, e o “grito” de ver o povo obter a resposta, provocou a vinda do anjo.
“…turbou-se, e apoderou-se dele o temor.”
Quando Deus “aparece” na vida de alguém, surge um temor. Não há como considerar uma “palavra maravilhosa” e, ainda assim, continuar com a mesma vida… Se não há temor, então não foi Deus Quem lhe revelou!
Quando Deus fala, não permanecemos impávidos, mas somos “agitados”; movidos em nosso interior, até que se cumpram as Suas promessas.
As pessoas que nos cercam, estão à espera do resultado da nossa fé!
Assim, quando não somos egoístas, além de obtermos o resultado do que pedimos, ainda conquistamos a realização do nosso maior sonho, à semelhança do que aconteceu com Zacarias!
Paloma Lopes, Almada
Fevereiro 5, 2013 às 7:53
Bom dia .
Zacarias escolheu sonhar os sonhos de Deus e não se preocupou com o facto de nao ter um filho, o amor e a entrega dele pelos seus filhos espirituais era tao grande que creio que chamou a atençao de Deus .
Tanto que o Senhor não lhe deu so um filho , lhe deu um ganhador de almas, servo do Senhor.
Enquanto eu me preocupar com as minhas dores, os meus problemas, os meus sonhos…so o meu eu, Deus nunca vai conseguir realizar o Sonho dELE .
Beijinho
Alzira - FJE Império
Fevereiro 5, 2013 às 7:48
Estou a aprender muito com essa quarentena, aprender a ler e a orar, muitas vezes pensamos que já sabemos, porém se formos humildes, como foi zacarias, então a nossa oração vai ser ouvida. Muito forte! Obrigada.
Rosaria Casimiro
Fevereiro 4, 2013 às 11:56
Bom dia a todas .
Espero que nessa quarentena todas nós possamos tirar de dentro de nós , o que tem nos afastado de Deus. Há um tempo atras o que a Dona Vivi disse cairia muito mal para mim , pois achava que a palavra de Deus só nos dizia coisas boas a nosso respeito , que encontrar defeitos era do diabo, essa visão era trazida pela minha religiosidade , obrigada pela Quarentena Dona Vivi.
beijos a todas
Fátima Regina Fagundes
Fevereiro 2, 2013 às 19:17
Parabéns pelas reflexões da quarentena!
Muita unção !
As palavras são flechas certeiras nos nossos corações!
Um abraço
Fátima Regina Fagundes
Fevereiro 2, 2013 às 19:09
Olá dupla dinâmica!
Quero dizer que o meu grito com jejum e muita oração veio a resposta do seu Blog que é o crescimento espiritual.
Deus é maravilhoso e perfeito em tudo!
Deus apareceu na minha vida através de uma cura de saúde e então a minha vida se tornou diferente já faz 19 anos!
Deus conhece os desejos do nosso coração, escuta e responde a nossa oração.
Deus faz parte diariamente da minha vida !
Parabéns pelo Blog e já estou divulgando a quarentena!
Um abraço especial e que o Senhor Jesus abençoe grandiosamente a sua caminhada!
Estou fazendo a quarentena.
Carinhosamente
Fátima Regina
vanessa firmino
Fevereiro 1, 2013 às 11:46
dona vivi, sempre gostei de ler os artigos quea senhora posta no blog, mais vou ser sincera, quando começou a quarentena eu achei muito chato e fiqui algun tempo sem nem entrar no blog, mais um detalhe e que nunca tinha ouvido e nem lido sobre nenhuma quarentena.
aconteceu que em um dos desafios do goldllywood tem uma tarefa de um proposito de 40 dias para arrancar da mao do diabo o que é meu, foi quando lembrei do que tinha visto no blog da senhora e que lembrei do nome quarentena e como estava no meu primeiro dia do proposito juntei os dois e tem cido maravilhoso, o que antes eu juguei sem nem ter conhecido é o que me tem dado mais força no meu proposito e tenho aprendido muito, estou no terceiro dia dos dois propositos, e tem cido maravilhoso acordar logo cedo e meditar na palavra de Deus, e fico logo esperando para entrar no blog e ouvir a quarentena, tenho gostado muito mesmo e vou continuar nessa fé!
quero muito agradecer a senhora, por que Deus sempre a tem usado para me ajudar, e posso dizer que venci muita coisa na vida por dar ouvido ao que tenho aprendido aqui.
um grande abraço!!!