Quarentena – 3º dia
- 19
- Dez
- 2012
“Ora, aconteceu que, exercendo ele diante de Deus o sacerdócio na ordem do seu turno, coube-lhe por sorte, segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do Senhor para queimar o incenso;
e, durante esse tempo, toda a multidão do povo permanecia da parte de fora, orando. E eis que lhe apareceu um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do incenso.
Vendo-o, Zacarias turbou-se, e apoderou-se dele o temor.
Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João.” (Lc.1:8-13)
Naquela época, entrava-se uma vez ao ano no Santuário. E todas as demais pessoas, ficavam no lado de fora, à espera…
Zacarias foi sorteado dentre os sacerdotes, para ser o único, naquele ano, a entrar no Santuário.
Pergunto: Será que era, de fato, sorte… uma vez que o anjo se apresentou a Zacarias?! Não seria um plano de Deus?
Sim… Exatamente isto! Deus já conhecia Zacarias. Ele destacava-se perante os demais sacerdotes. Era justo, assim como também a sua esposa.
E o ser justo, é agir a fé!
Deus sabia que Zacarias estava ali por uma causa, e a causa de Zacarias era em favor do povo. Não era simplesmente uma dor pessoal, fruto do seu próprio egoísmo ou resultado das suas necessidades.
Até porque, se Zacarias estivesse ali por um interesse pessoal, e não com uma definição ou meta, Deus jamais lhe apareceria.
Mas do que trata esta definição?
Antes dele entrar no Santuário, já era definido na sua fé! Ele era um sacerdote e atendia às pessoas…
Quando cada uma delas, apresentava as suas ofertas, pela expiação de pecados e para suprimento das suas necessidades, Zacarias era movido por essa dor…
“Calava”, no interior, a própria dor… A fim de assumir a sua entrega incondicional a Deus, que independia de qualquer circunstância.
Ele não tinha filhos, pois a esposa era estéril…
Mas a partir do momento em que a pessoa se dispõe a crer em Deus, não pelo que Deus poderá fazer em seu favor, mas pelo que Ele significa na sua vida, torna-se, então, justa, para avaliar, “pesar” e “cortar” o mal pela raiz… Sendo impiedosa contra todos os sentimentos e egoísmo.
Por mais que soe injusto, um sacerdote não conseguir ter filhos, a verdade é que esse não era o sonho maior de Zacarias… O seu maior sonho era servir a Deus e transmitir vida às pessoas!
O desejo de ter um filho, jamais ofuscara a sua fé! Não deixou de exercer o sacerdócio por esse motivo, e sequer de servir e honrar a Deus.
Assim, pela sede de justiça, e o “grito” de ver o povo obter a resposta, provocou a vinda do anjo.
“…turbou-se, e apoderou-se dele o temor.”
Quando Deus “aparece” na vida de alguém, surge um temor. Não há como considerar uma “palavra maravilhosa” e, ainda assim, continuar com a mesma vida… Se não há temor, então não foi Deus Quem lhe revelou!
Quando Deus fala, não permanecemos impávidos, mas somos “agitados”; movidos em nosso interior, até que se cumpram as Suas promessas.
As pessoas que nos cercam, estão à espera do resultado da nossa fé!
Assim, quando não somos egoístas, além de obtermos o resultado do que pedimos, ainda conquistamos a realização do nosso maior sonho, à semelhança do que aconteceu com Zacarias!
Cristina Tarter
Dezembro 27, 2012 às 11:01
O que eu aprendi hoje:
Zacarias era definido! Ele tinha uma dor dentro dele , mas nao deixava isso atrapalhar e fazia o que tinha de ser feito. Quando eu busco O Sr Jesus nao na intencao de tirar benefícios mas O busco de fato de verdade entao eu me torno justa e aprendo a avaliar a pesar tudo aquilo que nao presta em mim , tirando assim todo o egoismo, orgulho , indisciplina etc,,, acontece uma faxina geral com aquilo que eu sinto… E, comeco a viver pela fé pois o grito que havia dentro de Zacariais pela situacao do povo é que fez o Anjo se mover a favor dele… Ele nao pediu aquilo mas Deus fez acontecer… O que me chama a atencao que a d Viviane falou é que quando essas palavras se tornam verdadeiras dentro de nós , há um temor e esse temor é provocado pelo Espírito Santo ! Se nao há esse temor entao é melhor ouvir novamente a quarentena e meditar! Esse temor surgiu em mim , e eu posso afirmar que esse temor tem que existir pois é impossível eu meditar em uma palavra tao profunda como esta e nao ver nenhum resultado em minha vida ! Sendo que a palavra de Deus é como uma espada que corta!!!
Ingrid
Dezembro 27, 2012 às 10:54
Muito forte, hoje acordei 5:15 eu li do versículo 8 ao 23, pois não sei quantos versículos devem ser lidos diariamente, mas ao ouvir a mensagem hoje vi que tenho muito a aprender, pois de 5 versículos foi feito toda essa reflexão. Muito obrigada Dna. Viviane e a suas colaboradoras! *-*
jacira lopes
Dezembro 27, 2012 às 7:47
Bom dia,
hoje entendi o que é permitir que sejamos pedra de tropeço para a nossa própria vida, pois Zacarias podia ter se revoltado com o próprio povo que cochichava sobre a sua vida, podia ser apenas sacerdote de conveniência, poderia fazer justiça com as próprias mãos, mas não ele não foi pedra de tropeço para ele, o mesmo foi catalisador da própria bênção…ele servia ao povo, entregava-se sem limitações, e assim é o caráter daquele que serve a Deus, confia, persevera e faz a Sua vontade confiando que primeiramente é a nossa parte para depois haver resposta de Deus. E em muita coisa analiso que falho, pois por vezes vejo cobrança de todo o lado até de mim mesma, mas uma cobrança sem entendimento da minha parte, pois se o mais importante é servir e o resto será acrescentado, por vezes me vejo olhando para baixo ou seja os problemas e não me foco no que tenho que fazer para chegar aos meus objetivos; aí é que existe up and down da fé, viramos inconstantes e falo do que já vivi…damos brecha nas pequenas coisas que são as piores e ficamos “amarradinhos”, como disse a D. Vivi, mas não como Zacarias, ficamos com uma fé circunstancial…e isso é uma vergonha.
Se Zacarias tivesse servido a Deus pelo o que Deus tivesse feito na sua vida, então Zacarias não o serviria de todo o coração, pois Zacarias queria um filho, então qual a razão de tanta fidelidade e entrega?
Uma perfeita comunhão com Deus, Zacarias era obediente e conhecia a Deus intimamente, ao ponto de expressar com as suas atitudes “seja feita a sua vontade.”
Isso abriu minha visão.
Obrigado
Tamili/Ctba-PR
Dezembro 24, 2012 às 19:23
Oi dn.Vivi
eu sempre me identifico com a sra. quando a sra posta algo sempre é tão profundo e as vezes complexo que so quem ja passou por isso pra entender…
Aparentemente nao fazia nada de errado mas por dentro só Deus me conhece e sabe o quanto injusta eu vinha sendo por nao me aprofundar a cada dia mais e mais em Deus, por mais que eu quizesse eu nao sabia como fazer e me sentia, por dentro, suja, injusta e inferior, olhava as outras meninas, verdadeiramente de Deus e me sentia inferior, como se tivesse algo dentro de mim a ser posto pra fora, me libertar de mim mesma, meus conceitos, ideias, sentimentos, pensamentos e vida interor!
A verdade é que eu vivia da vida dos outros, vivia me comparando e querendo ser igual a fulana ou a beltrana, mas nao via que elas tambem tem suas guerras e a luta delas nao é a minha, assim como a minha não é a delas, cada um tem que ter sua propria vida com Deus, comunhao propria, fé propria!
E eu sentia falta disso sabe dn.Vivi.
É muito triste a gente nunca se acha boa o suficiente, a gente se acha leviana e superficial, mesmo nao querendo ser dessa maneira, mas eu nao sabia como mudar isso, e essa quarentena tem me ajudado de uma maneira muito grande. Tenho visto as coisas de uma maneira diferente, mais real, alias, é isso que eu quero ser: Mais real pra Deus, Viver pra Deus como Zacarias, ter uma intenção de coração justa perante Deus e MUDAR!
Conhecer a Deus de verdade, quero que o meu passado fique enterrado e começar a progredir, andar e buscar da maneira certa dessa vez.
Confesso que as vezes bate uma sensação estranha, pra me distrair do meu foco, me parece longe pra mim a mudança concreta e real, mas sei que é uma fase, e volto a ouvir o post do dia, e ja fico na espera de que o de amanha me renove da maneira que necessito.
Estou disposta a avaliar MINHA vida perante DEUS e MUDAR no que eu tiver que mudar, FAZER o que eu tiver que fazer e DEIXAR DE FAZER o que eu tiver que deixar de fazer. Eu só quero ser oura Tamili 111% como eu nunca pensei que seria.
Me ajude em oração dn.Vivi
dede ja agradeço.
Desculpe a prolongação mas eu tinha que compartilhar isso.
Deus abençoe muito a sua vida!!!!
Maria Priscila
Dezembro 24, 2012 às 16:26
Eu amei, vcs me ajudaram muito, vou ouvir todos uma grande renovação Espiritual.
MARIA ROSA BRAVO BECERRA
Dezembro 24, 2012 às 0:07
DONA VIVIANE, QUE ESTUDO MARAVILHOSO ESSE QUE A SENHORA ESTA FAZENDO. ESTOU PARTICIPANDO E TENHO CERTEZA QUE DEPOIS DESTA QUARENTENA NÃO SEREI A MESMA. É MUITO IMPORTANTE ESTE TIPO DE ESTUDO E MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS, POIS MUITAS PESSOAS NÃO SABEM LER E MEDITAR E ESTE ESTUDO NOS IRÁ CAPACITAR. QUE O SENHOR JESUS A ABENÇÕE!!!!!!!!!!!!!!!!1