Quarentena – 39º dia
- 7
- Fev
- 2013
“Então, o levou a Jerusalém, e o colocou sobre o pináculo do templo, e disse: Se és o Filho de Deus, atira-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e, Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra.
Respondeu-lhe Jesus: Dito está: Não tentarás o Senhor, teu Deus.
Passadas que foram as tentações de toda sorte, apartou-se dele o diabo, até momento oportuno.” (Lc.4:9-13)
O diabo, astuto… levou o Senhor Jesus até Jerusalém, que representava a Igreja, tentando-O, colocando em questão o fato de ser Filho de Deus.
O que significa isto?
O diabo quer neutralizar e enfraquecer com a dúvida, a própria Palavra de Deus.
Quem tem dúvida, é facilmente influenciável para ouvir qualquer conselho.
E isto porque o diabo sabe que o ser humano deseja provar a si mesmo, e a todos, a sua capacidade…
Sobre isto, Deus mostrou-me algo muito importante, recentemente:
Eu estava em público e as minhas palavras perderam-se… não consegui transmitir a mensagem que desejara.
E Deus falou claramente aos meus ouvidos: “Quem é pobre, necessita de afirmação.”
Sinceramente, desejava que os outros captassem o espírito que queria transmitir… Mas aquele momento, que, aparentemente não fora do meu agrado, transferiu-me uma paz que não se explica…
Todos queriam dizer que entenderam… Mas eu sabia que deveria ser o Espírito Santo a falar, e não as minhas palavras convincentes.
Amei não ter-me aprovado, pois senti o refúgio do meu Pai Celestial!
Assim, dentro da sua fé, ele pretende neutralizar aquilo que Deus falou consigo pessoalmente. Pagou um alto preço para ouvir aquelas palavras e o diabo vem, sorrateiramente, com uma palavra de dúvida, para tudo invalidar!
Já parou para pensar nisto?!
“…porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem…”
Tentou com as suas próprias artimanhas para seduzir… E não deu certo!
Então, agora, apelou para a Palavra de Deus.
O diabo apela; é pobre, sujo e enganador. Desafia os filhos de Deus a fazerem o que não é certo diante d’Ele; a duvidarem; a quererem provar o que está no seu interior…
Dentro de nós, existe sempre uma necessidade de explicar, de justificar, pois sentimo-nos “incompreendidos”… quando, na realidade, isto evoca uma afirmação! E não há necessidade disto!
De todas as formas, o diabo tentará fazer-nos cair! Engendra armadilhas e usa a Palavra de Deus para arriscarmos naquilo que não é inteligente…
Para quê atirar-se, de forma a provar que é Filho de Deus?!
Basta crer e já está!
Não caia na tentação de tentar provar algo aos demais, apenas para obter aprovação. Creia naquilo que Deus diz, e já está!
“Respondeu-lhe Jesus: Dito está: Não tentarás o Senhor, teu Deus.”
Repare que o Senhor Jesus sempre responde ao diabo.
Às vezes, perante uma tentação, permite que o diabo “fale” e que este a domine; que fique acima da sua fé!
Você é que deve dominar a situação e colocá-lo no lugar dele…
Não basta apenas ser de Deus e conhecer as Escrituras, se continuar a permitir que o diabo continue a agir… É necessário ser-se Valente!
E, para ser Valente, ousada e corajosa, não pode ter “rabo preso”… Quer dizer, não permanecer no pecado! Não se permitir vencer pelas tentações, mas ficar firme em todas as provas.
Sobrepujar as palavras “convincentes” e viver de acordo, não com o seu jeito, mas com o “jeito” de Deus.
Amiga, defina-se contra o diabo!
Não permita que ele mande em si… Que ousadia é essa, falar consigo e você permanecer calada?! NEGATIVO!!
Onde não havia pecado, ele pecou e se lançou fora! Lembre-o de onde ele saiu e que, aqui, no reino onde o pecado é dominante, você não ouvirá a voz dele, mas resistirá!
Por isso, Deus nos ensina a sermos disciplinadas, pois, desta forma, não existe nada que nos acuse e deixaremos de viver atormentadas.
“Passadas que foram as tentações de toda sorte, apartou-se dele o diabo, até momento oportuno.”
Sempre haverá qualquer outro momento de necessidade.
A tentação passa… quando eu sou mais forte do que as palavras convincentes do diabo.
Seja racional!
Por isso, refiro mais uma vez a necessidade de meditar na Palavra de Deus, pois só assim poderá detetar as armadilhas sedutoras do diabo.
Pratique uma fé que lhe demande raciocínio, para avaliar e pesar. Não se vença pela emoção, e não seja pobre, para depender de alguém que a aprove.
Prove a sua fé a Deus, ao diabo e aos homens. O seu valor não é pelo que dizem, e sim pelo que Deus lhe ensina a ser.
Vera Santos
Abril 4, 2013 às 1:49
Olá D. Viviane. O mundo pertence ao diabo mas nós temos que viver uma vida com Deus, com disciplina para termos autoridade para dizer ao diabo que não vamos fazer a sua vontade, que vamos resistir às tentações, que não vamos ouvir a sua voz. Não podemos aceitar que o diabo controle a nossa vida. Temos que ser nós a dominar a situação. E eu domino a situação quando conheço a Palavra de Deus, quando vivo de acordo com ela e assim tenho os argumentos necessários para colocar o diabo no seu devido lugar. Isso é muito forte. Beijinho.
Geovana Ribeiro
Abril 3, 2013 às 18:16
O diabo lançou a duvida para Jesus, “Se és filho de Deus”, como pode ? O diabo sabia muito bem quem Jesus era e de quem Ele era filho. Porque muitas das vezes o diabo sugere e quem esta fraco de Espirito morde o isco e acaba caindo no pecado.
Me chamou muito a atenção de rebater o diabo, porque quando ele me tentava ou tentava lançar duvida eu simplesmente o repreendia, mas quando eu li esse versículo uma revolta em mim cresceu. O diabo é astuto, e quand ele vier para cima de mim eu tenho que colocar o diabo no lugar dele, que é no quinto dos infernos, porque ele sabe quem eu soube de quem eu sou filha, pois quando Deus me selou ficou claro para todos de quem eu sou.
Nayana - Brasília DF
Março 24, 2013 às 11:34
Nessa hora, eu vi que o diabo o elevou até o lugar mais alto do templo (representa para mim o posto mais alto da Igreja ou títulos) e sugeriu que O Senhor mostrasse a todos o seu “poder” como se fosse bom mostrar superioridade e o quanto era de Deus. Mas O Senhor Jesus via isso como uma afronta a Deus, como se Ele quisesse ser maior do que Deus, e repreendeu o diabo. Está aqui um exemplo de humildade.
Renata Sá - Porto/Portugal
Março 15, 2013 às 11:47
Momentos de necessidade vou ter e é nessa hora que tenho que ficar mais vigilante, em Espírito, pensar, avaliar, pesar e colocar o diabo no seu devido lugar através da Palavra de Deus.
Liliana Moreira
Março 12, 2013 às 6:27
o diabo é sujo mas ele não vai sujar o meu coração ele é podre mas não vai apodrecer o meu interior. Diabo tu não vales nada e eu não aceito que a tua palavra prevaleça sobre a minha vida.
valerie
Março 4, 2013 às 12:28
Obrigada d.Viviane esta quarentena foi uma benção para mim. Aprendi muito. Encontrei nesta quarentena o alimento que eu tanto precisava.
Que Deus a usa mais e mais porque tenho a certeza que a senhora ajudou mais mulheres como eu, sedentas de aprender e entender, para então por em pratica.