Quarentena – 34º dia
- 31
- Jan
- 2013
“Estando o povo na expetativa, e discorrendo todos no seu íntimo a respeito de João, se não seria ele, porventura, o próprio Cristo,
disse João a todos: Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.A sua pá, ele a tem na mão, para limpar completamente a sua eira e recolher o trigo no seu celeiro; porem queimará a palha em fogo inextinguível.” (Lc.3:15-17)
As pessoas estavam impressionadas, pois as palavras proferidas por João, saiam da normalidade: Dividiam o “certo” e o “errado”; dissipavam a dúvida e traziam uma saída… Continham Espírito!
Com isto, pensaram no seu íntimo, que João era o próprio Cristo.
E porquê?
Muitas pessoas têm sido ajudadas e, naturalmente, há um “servo” que tem passado este Espírito. Quando aceite, a pessoa vê Deus nas palavras daquele servo, passando a “idolatrá-lo”, como o único capaz de dar respostas e direção…
Mas veja a reação de João:
“Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias…”
João não conseguia ler os pensamentos ou ver o íntimo das pessoas, mas tinha o Espírito Santo, que o conduzia a toda a Verdade.
É este Espírito, que dá direção ao servo de Deus.
Tantas pessoas, que nos acompanham, e que se julgam inferiores, pensando que Deus jamais contará com elas, pois existe alguém que está a ajudá-las e a mostrar-lhes a direção…
Contudo, isto não vem do servo, mas do próprio Deus!
Por isso João não se considerava digno e exaltou o Senhor Jesus. Porque ele próprio reconhecia que precisava d’Ele!
Quem tem poder para sustentar a pessoa e suprir a sua necessidade, é o Espírito Santo.
Então, não deve apoiar-se no “servo” de Deus para a conduzir; tem que andar com as suas próprias “pernas”.
Obviamente, os servos de Deus são usados para lhe transmitir a Palavra, mas isso não significa que dependerá dos mesmos…
Assim como o Espírito Santo guiou e orientou João, mostrando o que estava no íntimo de cada um, o mesmo Espírito poderá mostrar o que habita no seu íntimo e está por detrás das suas “guerras”. Ele é que suprirá e orientará…
E se você é batizada com o Espírito Santo, mas não usa o que Ele lhe concedeu, como fará na hora da prova? Vai recuar e negar a sua fé?!
Por isso deve depender de Deus, somente! Quando estiver a passar por situações difíceis na sua vida, desabafe e conte com Ele…
E o Espírito Santo a guiará!
“A sua pá, ele a tem na mão, para limpar completamente a sua eira e recolher o trigo no seu celeiro…”
Você, que se tem apoaiado no servo, esquece-se que Quem tem a pá na mão, e Quem limpa, é Deus!
É Ele que vai recolher o trigo…
E, se existe o trigo, existe o joio; existindo o joio, há a palha… Ele vai limpar e apenas recolherá o trigo. Aqueles que se fizeram úteis!
Se você é joio, para “nascer de novo” deve “morrer”, como uma semente, para que possa dar fruto!
Se é “trigo”, deve preservar-se, pois Deus está a limpar a Igreja!
Os problemas e as provas, fazem-na tomar atitudes em relação à crença e à Palavra que você guarda.
Observe bem a sua situação: Aprenda a depender unicamente de Deus, pois é Ele que limpa. O servo é usado, mas deve contar com o Espírito Santo, aproveitando a oportunidade, pois Ele não lhe é dado por medida, mas concedido a todos, por igual.
“…porém queimará a palha em fogo inextinguível.”
O que não serve, Deus queimará….
Preste atenção nas suas atitudes: Conta com Deus ou com terceiros?
Quem se entrega e investe no seu relacionamento com Deus; a estes, Deus limpa, ensina, e o Seu Espírito os guiará.
Barbara
Abril 18, 2013 às 22:07
Ola a todas!
Hoje sim, eu conto com Deus para tudo na minha vida, cada situacao que passo seja o que for é para Ele que entrego e me dou mais! Quando dependemos de outros, mesmo sendo de Deus e mesmo sendo quem nos orientou até chegarmos à nossa dependencia de Deus, nos nao somos as mesmas. Falo por experiencia, nao tem nada melhor que sermos dependentes de Deus, é magico, ha uma relacao de filha e Pai e intimidade como nunca imaginei poder ter!
Deus abencoe
Marta Xavier
Abril 18, 2013 às 21:13
Boa noite D Viviane, aqui vemos a importância de dependermos de Deus e não de terceiros; pois quando passamos pelo fogo, não são os “terceiros” que nos vão livrar mas sim Deus (ele nos limpará). Vejo também a importância do “trigo” se resguardar, se preservar, pois Deus o limpará sempre, o renovará. A frase em que Deus falou mais comigo foi “Por isso deve depender de Deus, somente! Quando estiver a passar por situações difíceis na sua vida, desabafe e conte com Ele…
E o Espírito Santo a guiará!” , somente Deus nos pode guiar nas situações difíceis. Depender de Deus é ouvir a sua voz, fazer aquilo que o Espírito Santo nos manda. Devemos ser sinceras com Deus, desabafar com ele (darmo-nos a conhecer), pois somente quem depende Dele assim o faz). O segredo para vencer as batalhas, lutas é depender de Deus, deixar com que Ele comande a nossa vida.
Na fé
Marlisa Soares
Abril 18, 2013 às 10:50
Deus através do seu espírito mostra o que devemos falar aos outros, não sabemos o que eles precisam ouvir mas Deus sabe, e sabe que muitas pessoas que ainda não são convertidas não amam a Ele mas sim quem foi usado para lhes mostra o caminho, eu como instrumento de Deus tenho de mostrar e falar que toda a gloria é de Deus e o Espírito Santo fala através de mim para lhe orientar que eu nem digna sou de estar com Deus apesar de quer ser mais e mais usada por Ele não ser algo de nosso intimo e não falar porque é bonito de se falar uma humildade hipócrita… pois Jesus é o único que faz a separação entre o trigo e o joio a pá esta em suas mãos e não o servo Dele, Jesus é o único que tem essa autoridade de lançar no fogo quem ama alguém mais que a Ele.
O Espírito Santo vai permitir que eu passe pelo fogo para eu aprender a depende Dele e Ele me guiará e me mostrará o caminho.
Miquelli
Abril 18, 2013 às 0:37
Olá D.Viviane, a única coisa que tenho a dizer da quarentena de hoje é que a minha vida neste momento está totalmente dependente de Deus e que assim seja até o fim!
katia felix FJE Coimbra
Abril 16, 2013 às 7:47
A quarentena, e tudo quanto Deus me tem dado oportunidade através de seus servos me fizeram ver alem do que eu imaginava e acreditava.
Percebi o quanto vivia enganada, sim mesmo sendo de Deus e o servindo, hoje entendo que eu nunca fui a certinha e perfeita que apresentava e acreditava ser a santinha, NÃO! Eu sempre tive falhas e erros, um interior comprometido com traumas antigos, rejeição, insegurança,etc, fui descobrindo pouco a pouco minhas fraquezas e aquilo que devia fazer com respeito a isso não para mudar ou ser melhor mas sim transformada arrancar de dentro de mim o que estava mal.
Isso tem acontecido posso dizer que tenho me dado a conhecer a Deus, porque passei a me conhecer tenho sido transparente e tenho entendido isso na pratica não mais na informação como antes.
Isso tem se refletido fora e alcançado quem esta próximo de mim porque eles não apenas tem visto esta diferença como tem estado diferente em relação a mim também incrível!
Estando de vigia quando vem o fogo as lutas serve para me tornar mais pura forte, mas sendo pega de surpresa então vem a murmuração, fraqueza e mais uma oportunidade desprezada, não sendo aproveitada para crescer e estar mais intimo de Deus.
Posso dizer que nunca tive tao pertinho Dele como tenho estado, e as experiencias que tenho tido, maravilhoso, quanto mais Ele me da mais eu busco ter sua presença, direção sem duvida não sou a mesma, vale a pena estar alerta isso garante o cuidado com o bem mais precioso que tenho a SALVAÇÃO! Porque estando em vigia estou sintonizada com Deus logo sou alertada quando o perigo se aproxima, contra as tentações, os enganos deste mundo, a ilusão do diabo para tentar roubar o que Deus me deu a SALVAÇÃO! Estando juntinho de Deus e impossível não ouvir sua voz, e impossível não se sentir seguro, com direção e completo realizado!
Anabela Serafim, Lousã
Abril 16, 2013 às 7:36
Ola…
É mesmo, as nossas vidas têm de depender unicamente de Deus, pois é Ele que nos limpa, ensina e nos guia.
Deus não dá o Seu Espírito por medida, mas a todos por igual, cabe a cada um de nós fazer uso dessa benção e marcar a diferença para honra do seu Santo Nome.