Quarentena – 34º dia
- 31
- Jan
- 2013
“Estando o povo na expetativa, e discorrendo todos no seu íntimo a respeito de João, se não seria ele, porventura, o próprio Cristo,
disse João a todos: Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.A sua pá, ele a tem na mão, para limpar completamente a sua eira e recolher o trigo no seu celeiro; porem queimará a palha em fogo inextinguível.” (Lc.3:15-17)
As pessoas estavam impressionadas, pois as palavras proferidas por João, saiam da normalidade: Dividiam o “certo” e o “errado”; dissipavam a dúvida e traziam uma saída… Continham Espírito!
Com isto, pensaram no seu íntimo, que João era o próprio Cristo.
E porquê?
Muitas pessoas têm sido ajudadas e, naturalmente, há um “servo” que tem passado este Espírito. Quando aceite, a pessoa vê Deus nas palavras daquele servo, passando a “idolatrá-lo”, como o único capaz de dar respostas e direção…
Mas veja a reação de João:
“Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias…”
João não conseguia ler os pensamentos ou ver o íntimo das pessoas, mas tinha o Espírito Santo, que o conduzia a toda a Verdade.
É este Espírito, que dá direção ao servo de Deus.
Tantas pessoas, que nos acompanham, e que se julgam inferiores, pensando que Deus jamais contará com elas, pois existe alguém que está a ajudá-las e a mostrar-lhes a direção…
Contudo, isto não vem do servo, mas do próprio Deus!
Por isso João não se considerava digno e exaltou o Senhor Jesus. Porque ele próprio reconhecia que precisava d’Ele!
Quem tem poder para sustentar a pessoa e suprir a sua necessidade, é o Espírito Santo.
Então, não deve apoiar-se no “servo” de Deus para a conduzir; tem que andar com as suas próprias “pernas”.
Obviamente, os servos de Deus são usados para lhe transmitir a Palavra, mas isso não significa que dependerá dos mesmos…
Assim como o Espírito Santo guiou e orientou João, mostrando o que estava no íntimo de cada um, o mesmo Espírito poderá mostrar o que habita no seu íntimo e está por detrás das suas “guerras”. Ele é que suprirá e orientará…
E se você é batizada com o Espírito Santo, mas não usa o que Ele lhe concedeu, como fará na hora da prova? Vai recuar e negar a sua fé?!
Por isso deve depender de Deus, somente! Quando estiver a passar por situações difíceis na sua vida, desabafe e conte com Ele…
E o Espírito Santo a guiará!
“A sua pá, ele a tem na mão, para limpar completamente a sua eira e recolher o trigo no seu celeiro…”
Você, que se tem apoaiado no servo, esquece-se que Quem tem a pá na mão, e Quem limpa, é Deus!
É Ele que vai recolher o trigo…
E, se existe o trigo, existe o joio; existindo o joio, há a palha… Ele vai limpar e apenas recolherá o trigo. Aqueles que se fizeram úteis!
Se você é joio, para “nascer de novo” deve “morrer”, como uma semente, para que possa dar fruto!
Se é “trigo”, deve preservar-se, pois Deus está a limpar a Igreja!
Os problemas e as provas, fazem-na tomar atitudes em relação à crença e à Palavra que você guarda.
Observe bem a sua situação: Aprenda a depender unicamente de Deus, pois é Ele que limpa. O servo é usado, mas deve contar com o Espírito Santo, aproveitando a oportunidade, pois Ele não lhe é dado por medida, mas concedido a todos, por igual.
“…porém queimará a palha em fogo inextinguível.”
O que não serve, Deus queimará….
Preste atenção nas suas atitudes: Conta com Deus ou com terceiros?
Quem se entrega e investe no seu relacionamento com Deus; a estes, Deus limpa, ensina, e o Seu Espírito os guiará.
Ana Belo
Abril 12, 2013 às 12:39
#34º Dia Quarentena# Bom dia D.Viviane, estes tres ultimos dias de Quarentena me tem feito colocar para pensar na forma de como eu me tenho colocado diante de Deus, quantas vezes eu partilho com Deus as minhas necessidades… Isso é muito serio, porque a palavra “DEPENDENCIA” tem um grau de importancia no sentido pratico, que eu antes não me tinha apercebido. DEPENDENCIA… vai alem de tudo… é partilhar coda dilema que enfrentamos no dia a dia… e por acharmos tão insignificante, muitas das vezes excluimos Deus das nossas decisões sem darmos conta. E muitas das vezes, perante os dilemas, nos tentamos buscar uma resposta em algo que ouvimos falar… e acabamos por depender dos outros e não procuramos saber qual a opinião de DEUS.
Ana Raquel Pinho
Abril 11, 2013 às 21:32
Boa tarde, muito forte e esta palavra se pode comparar muito nos dias de hoje. Os servos como o nome diz são servos , sim são usados pelo Espirito Santo mas não a ele que nos devemos apoiar mas sim a Deus, dEle é que devemos depender, não de outras pessoas… Eu vejo em João um espirito humilde porque apesar de ele ser usado pelo Espirito Santo ele tinha consciência de que também necessitava como toda a gente de Deus. João disse : “Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias”. Muito forte pois João sabia e reconhecia que não era ninguém perante Deus, isso é ser humilde reconhecer que necessita de Deus mais do que tudo! Bjs.
olga santos
Abril 11, 2013 às 12:43
A quarentena de hoje vem de encontro ao desejo do meu coração que é ser assim como Joaõ eu quero ser um instrumento na maõ de Deus para contaminar este mundo com o mais Importante que é ser conduzido pelo Espirito Santo.
Nádia Quintela
Abril 11, 2013 às 9:48
A nossa fé só tem que depender de Deus. Deus usa os seus servos para nos ensinarem a Sua palavra mas nós não podemos depender deles para viver pela fé. Porque o Senhor Jesus fala com aqueles que estão atentos á Sua voz, e a palavra de Deus é a direcção para a nossa vida. E aqueles que permanecerem até ao fim esses serão salvos, porem quem não crer será queimado.
Eloisa Pina
Abril 10, 2013 às 16:39
Olá D.Vivi!
O Espírito Santo me torna independente, se eu me tornar totalmente dependente Dele.
Neste 34º Dia da Quarentena pude entender que quando preciso de uma orientação não devo ficar dependente do servo (ou serva) de Deus, mas do Espírito Santo e assim deixar-me ser conduzida por Ele.
Na Fé do Jejum
Julieta Lupambo
Abril 10, 2013 às 9:32
Ola D. Vivi!
O Senhor Jesus batiza o ser humano com o seu Espirito para que Este o convença do pecado e o conduza a salvação da sua alma! Mas se a pessoa que tem este Espirito dentro de si o desprezar, não se importar em ouvi-lo, busca-lo, de que forma este Espirito o poderá conduzir? Obrigada por este alerta. A partir de hoje, vou participar ao Espirito Santo toda a minha vida e deixar que ele a conduza, para que eu não me desvie do caminho da salvação!