Quarentena – 26º dia
- 21
- Jan
- 2013
“Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão; homem este justo e piedoso que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor. Movido pelo Espírito, foi ao templo; e, quando os pais trouxeram o menino Jesus para fazerem com ele o que a Lei ordenava,
Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel.” (Lc.2:25-32)
Percebemos, em primeiro lugar, Deus referindo as caraterísticas de Simeão: Um homem justo e piedoso…
E o que significa piedoso?
É um amor compassivo; um respeito profundo pela dor do seu próximo.
Simeão possuía esta caraterística, mas não só… Ele esperava a consolação de Israel; o seu sonho era a salvação, o consolo, o alívio; ver o povo de Israel redimido.
“…e o Espírito Santo estava sobre ele.”
Naquela altura, as pessoas ainda não tinham a possibilidade de ser batizadas com o Espírito Santo, mas, ainda assim, o texto refere que o Espírito Santo estava sobre ele.
Este homem capta a minha atenção…. Porquê?
Porque existem muitas pessoas que não entendem o que é “ser justo”. Pensam que isto se refere ao “fazer tudo certinho”, aparentemente sem críticas ou acusações… Quando não é nada disto!
O “justo”, de acordo com a Palavra de Deus, “vive pela fé”…
Em outras palavras, o “justo” de Deus, mesmo não sendo perfeito, não vive pelo que sente.
Encontrará falhas e defeitos, mas é definido contra os mesmos, para os arrancar pela raiz! É definido. Por isso, a sua crença em Deus não se limita ao papel ou palavras, mas é algo real… E é isto que justifica cada um de nós.
Aqui também se destaca o papel do Espírito Santo: “Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor.”
Simeão era um homem comum; não era um sacerdote ou alguém “famoso”… um habitante de “palácios”, mas, ainda assim, o Espírito Santo lhe revelara, diretamente, a Sua vontade.
Interessante! Porque motivo o Espírito Santo encontra espaço em certas pessoas para Se revelar?
Porque, nele, havia uma sede de justiça; ele desejava ver a salvação do povo. Não era algo egoísta, que se limitava ao seu próprio “mundo”.
Pode observar… Normalmente, as mulheres, têm o seu próprio “mundo”: As responsabilidades; o trabalho; a casa, etc. E ficam tão envolvidas com os afazeres, que o Espírito Santo não encontra espaço para falar.
Isto, porque o que esperam, não se prende com a consolação de Deus e, muito menos, com a Sua salvação.
Não me interprete mal: Não está errado lutar por si própria, mas se prioriza os seus egoísmos, será sempre “infantil” na fé.
Simeão não sonhava apenas os seus sonhos, mas os sonhos de Deus.
E é isso que desperta a atenção nele: A paixão pelas almas; o amor genuíno; puro; sem interesse no seu próprio sucesso. Era algo que ultrapassava o habitual, pois, normalmente, as pessoas lutam apenas por si mesmas. Pensam: “Se a minha vida já é tão difícil, como lutar por outros?!”
Mas este homem desejava transmitir vida
às pessoas…
E foi isto que permitiu que “Movido pelo Espírito…” fosse ao templo!
Maria e José não comentaram nada acerca do nascimento do Senhor Jesus; de que forma havia sido gerado e por parte de Quem… Mas Simeão sabia, porque lho havia sido revelado, diretamente, pelo Espírito:
“Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação a qual preparaste diante de todos os povos…”
Veja a atitude dele: Tomou nos braços o Senhor Jesus e louvou a Deus.
Em que momentos proferimos palavras de graça, que exaltam a Deus?
Quando encontramos respostas ao que procurávamos…
Louvamos naturalmente a Deus, quando percebemos que Ele nos responde e vemos a Sua salvação.
A boca fala do que está cheio o coração…
O que ele pronunciava naquele momento, era o resultado daquilo que, há muito tempo, “incendiava” no seu interior; era o sonho dele… a Salvação!
“…luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel…”
E esta luz, não é respeitante apenas a Simeão, ou aos povos antigos, mas está disponível também para todos nós.
A vinda do Senhor Jesus à Terra, foi uma Luz, para nos guiar; para revelar o que precisarmos… a cada dia.
Por isso, em espírito de oração, entre agora na presença de Deus, e fale com Ele. É o Único que tem a capacidade de nos salvar!
Juliane Souza
Abril 8, 2013 às 17:37
Simeão foi um homem justo e piedoso, ele sonhava os sonhos de Deus sem querer nada em troca, eu pude ver aqui que o que ele queria era o Abençoador e não só suas bençãos. Muitas das vezes nós somos injustas em querer só bençãos e bençãos e nos esquecemos do Abençoador que é o importante de tudo. Nós não podemos viver pelo que sentimos, mas sim pela fé inteligente que nos mostra a verdade e nos faz ser justas e piedosas, assim como Simeão foi. E além de tudo sermos obedientes a palavra de Deus, para que o Espirito Santo esteja sobre nós.
Na fé inteligente! Beijinhos
Fua Nuanela
Abril 8, 2013 às 15:21
Hoje o Espírito Santo, esta dentro de nós, nós movendo quando temos o Espírito de Deus dentro de nós somos movidas quando vemos alguém sofrendo, porque sabemos que aparentemente para os olhos humanos pode não ter solução mas quando servimos e cremos num Deus vivo sabemos que o problema daquela pessoa tem solução, então não podemos apenas guardar isso para nós, temos de falar, temos de divulgar o poder Deus. Quando lutamos só pela nossa causa estamos a ser egoístas e não estamos a seguir o que Espírito Santos nos fala, porque o Espírito de Deus não é egoísta, então se temos ele dentro de nós temos que lutar pela nossa causa e pela causa de todos que nós rodeiam.
Cândida Correia
Abril 8, 2013 às 14:16
Quarentena 26º dia
Fica-me claro e entendo cada vez mais da importância do Espírito Santo,
na minha vida porque com ele, consigo perceber as vontades Dele, e Segui-lo.
O Espírito Santo, opera em mim, e revela as vontades de Deus.
Eu preciso sonhar não só os meus sonhos, mas os sonhos de Deus. É importante
eu ter o desejo de ganhar almas, ter amor genuíno, ser pura, sem ser egoísta. já que
o egoísmo não permite o crescimento da minha fé. Vou continuar a lutar para o meu
crescimento espiritual, aprendendo e, seguindo as mensagens vindas da palavra de Deus. Mudanças estão sendo visíveis, mas, percebo que ainda tenho um longo caminho a
percorrer. Obrigada Vivi.
catia
Abril 8, 2013 às 13:45
Quantas vezes não me dou conta que eu mesma é que estou a impedir os sonhos de Deus se materializarem na minha vida,andando fechada no meu própio mundinho.
SImeão vivia atento a voz de Deus dai os sonhos de Deus se realizaram na vida dele…
Me fez pensar a quem tenho dado ouvidos?
Pois minha vida vai refletir a quem tenho ouvido…
ana rosa Gomes
Abril 8, 2013 às 12:02
O espírito Santo traz vida, certezas, confiança, uma fé racional. E temos que ter todos os dias essa confiança, saber o nosso valor para que cada uma de nós possamos ajudar a nós mesmas e que esta a nosso redor.
Ana Belo
Abril 8, 2013 às 11:57
#26º Dia Quarentena# Bom dia.
O que mais me chamou a atenção foi a forma como o Espirito Santo o guiou, foi algo tão natural, e ele obedeceu a sem se questionar, isso leva a pensar: Concerteza que dentro dele existia uma certeza absoluta que Deus tinha uma plano, e o facto dele ter obedecido significa o quanto ele estava despojado dele proprio, e Deus o guiou ao seu proprio desejo que ele nutri dentro dele.
Me faz lembrar da passagem em que fala, se Honrarmos a Deus, deus ira satisfazer o desejo de nosso coração.