Quarentena – 26º dia
- 21
- Jan
- 2013
“Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão; homem este justo e piedoso que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor. Movido pelo Espírito, foi ao templo; e, quando os pais trouxeram o menino Jesus para fazerem com ele o que a Lei ordenava,
Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel.” (Lc.2:25-32)
Percebemos, em primeiro lugar, Deus referindo as caraterísticas de Simeão: Um homem justo e piedoso…
E o que significa piedoso?
É um amor compassivo; um respeito profundo pela dor do seu próximo.
Simeão possuía esta caraterística, mas não só… Ele esperava a consolação de Israel; o seu sonho era a salvação, o consolo, o alívio; ver o povo de Israel redimido.
“…e o Espírito Santo estava sobre ele.”
Naquela altura, as pessoas ainda não tinham a possibilidade de ser batizadas com o Espírito Santo, mas, ainda assim, o texto refere que o Espírito Santo estava sobre ele.
Este homem capta a minha atenção…. Porquê?
Porque existem muitas pessoas que não entendem o que é “ser justo”. Pensam que isto se refere ao “fazer tudo certinho”, aparentemente sem críticas ou acusações… Quando não é nada disto!
O “justo”, de acordo com a Palavra de Deus, “vive pela fé”…
Em outras palavras, o “justo” de Deus, mesmo não sendo perfeito, não vive pelo que sente.
Encontrará falhas e defeitos, mas é definido contra os mesmos, para os arrancar pela raiz! É definido. Por isso, a sua crença em Deus não se limita ao papel ou palavras, mas é algo real… E é isto que justifica cada um de nós.
Aqui também se destaca o papel do Espírito Santo: “Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor.”
Simeão era um homem comum; não era um sacerdote ou alguém “famoso”… um habitante de “palácios”, mas, ainda assim, o Espírito Santo lhe revelara, diretamente, a Sua vontade.
Interessante! Porque motivo o Espírito Santo encontra espaço em certas pessoas para Se revelar?
Porque, nele, havia uma sede de justiça; ele desejava ver a salvação do povo. Não era algo egoísta, que se limitava ao seu próprio “mundo”.
Pode observar… Normalmente, as mulheres, têm o seu próprio “mundo”: As responsabilidades; o trabalho; a casa, etc. E ficam tão envolvidas com os afazeres, que o Espírito Santo não encontra espaço para falar.
Isto, porque o que esperam, não se prende com a consolação de Deus e, muito menos, com a Sua salvação.
Não me interprete mal: Não está errado lutar por si própria, mas se prioriza os seus egoísmos, será sempre “infantil” na fé.
Simeão não sonhava apenas os seus sonhos, mas os sonhos de Deus.
E é isso que desperta a atenção nele: A paixão pelas almas; o amor genuíno; puro; sem interesse no seu próprio sucesso. Era algo que ultrapassava o habitual, pois, normalmente, as pessoas lutam apenas por si mesmas. Pensam: “Se a minha vida já é tão difícil, como lutar por outros?!”
Mas este homem desejava transmitir vida
às pessoas…
E foi isto que permitiu que “Movido pelo Espírito…” fosse ao templo!
Maria e José não comentaram nada acerca do nascimento do Senhor Jesus; de que forma havia sido gerado e por parte de Quem… Mas Simeão sabia, porque lho havia sido revelado, diretamente, pelo Espírito:
“Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação a qual preparaste diante de todos os povos…”
Veja a atitude dele: Tomou nos braços o Senhor Jesus e louvou a Deus.
Em que momentos proferimos palavras de graça, que exaltam a Deus?
Quando encontramos respostas ao que procurávamos…
Louvamos naturalmente a Deus, quando percebemos que Ele nos responde e vemos a Sua salvação.
A boca fala do que está cheio o coração…
O que ele pronunciava naquele momento, era o resultado daquilo que, há muito tempo, “incendiava” no seu interior; era o sonho dele… a Salvação!
“…luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel…”
E esta luz, não é respeitante apenas a Simeão, ou aos povos antigos, mas está disponível também para todos nós.
A vinda do Senhor Jesus à Terra, foi uma Luz, para nos guiar; para revelar o que precisarmos… a cada dia.
Por isso, em espírito de oração, entre agora na presença de Deus, e fale com Ele. É o Único que tem a capacidade de nos salvar!
Daiane
Março 12, 2013 às 10:10
Olá D.Vivi e D.Luisa venho aqui partilha com as senhoras
o quanto é maravilho Deus,hoje pude enxergar muitas coisas que antes ainda não tinha visto,estou radiante e feliz,como o que lemos hoje eu encontrei a salvação,e pude ver o que é ser justo pela primeira vez eu entendi que o justo vive pela fé não o que sente.
Obrigada as senhoras pelo trabalho maravilho que fazem
sendo sinceras e verdadeiras,pois a verdade é que liberta.Deus as abençoe ainda mais e todas que fazem parte do Godllywood a minha Sister Heidi que tem me ajudado muito.
Beijinhos
Laura
Março 7, 2013 às 9:45
Bom dia a todas voces !!
Sabe Vivi e Luisa algo que me chamou muita atencao quando a senhora disse sobre o ser justa!
Porque eu tenho lutado contra esse perfeccionismo que tenho e que me faz querer FAZER tudo bem feito e o pior de tudo, ainda querer exigir das outras pessoas perfeicao, isso e pessimo.
Tal e qual a senhora disse, faco tudo certinho, tudo bonitinho, tudo organizadinho, mas la esta isso nao tem nada a ver em SER JUSTA PARA DEUS… pois vivo me deixando ser escravizada pelos sentimentos.
Em outras palavras o fazer nao tem nada haver com o SER…
Obrigada Vivi e Lu… admiro -as nao pelo que fazem, mas pelo que SAO de verdade…
Um grande beijo…
Liliana Moreira
Fevereiro 20, 2013 às 5:06
Deus encontra espaço para se revelar em mim quando eu me entrego, sem reservas, quando quero que Ele faça parte da minha vida.
Mikaela Marcos
Fevereiro 12, 2013 às 19:49
Olá D Viviane e D Luisa, nesse 26 dia de quarentena, o que falou comigo foi o facto de Simeão ser piedoso, ou seja, ele amava o próximo e respeitava a sua dor, ele não era egoísta, ele queria a salvação para ele mas para o povo também, e por isso ele não descansou enquanto o seu sonho não foi realizado, é assim que devo ser, porque ele chamou atenção do Espirito Santo por isso, como disseram, naquela altura as pessoas não eram ainda batizadas com Ele, mas ele já tinha o Espirito Santo sobre ele!
E também ele era definido, justo e não era guiado pelas suas emoções e sentimentos, e principalmente tinha o interior dele livre para o Espirito Santo agir.
Eu vi o quanto é essencial estarmos “livre” por dentro, livre do nosso egoísmo, das nossas emoções e das nossas duvidas, e apesar de não ser uma tarefa fácil temos que pratica-lá dia a pôs dia, porque o Espirito Santo só poderá agir em nós se realmente tivermos sedentas e “livres” para Ele.
Essa quarentena tem sido um aprendizado, ao qual eu quero guardar e praticar na minha vida.
Obrigada, beijinhos
Catarina Guerreiro
Fevereiro 7, 2013 às 10:43
Bom dia Dª Vivi e Dª Luísa,
Hoje a quarentena foi uma libertação para um pensamento egoísta que eu cultivava há algum tempo.
Quando foi falado do sonho de salvação que Simeão tinha, eu vi que, por vezes, sou egoísta em priorizar o meu problema, as minhas “dores”.
Como eu estava errada! E é interessante o que a senhora ensina, que o Espírito Santo só encontra espaço para revelar a quem, obviamente tem sede, mas não é egoísta.
Isto serviu para abrir a minha visão e para que eu deixe de ser infantil na fé.
Obrigada!
Beijinhos*
Fernanda Silva
Fevereiro 5, 2013 às 9:09
Bom dia!!
Mas do que falar eu preciso agir pela fé me afastando dos sentimentos!! Diga o fraco eu sou forte!!
Obrigada e até amanhã!!!