Quarentena – 26º dia
- 21
- Jan
- 2013
“Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão; homem este justo e piedoso que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor. Movido pelo Espírito, foi ao templo; e, quando os pais trouxeram o menino Jesus para fazerem com ele o que a Lei ordenava,
Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel.” (Lc.2:25-32)
Percebemos, em primeiro lugar, Deus referindo as caraterísticas de Simeão: Um homem justo e piedoso…
E o que significa piedoso?
É um amor compassivo; um respeito profundo pela dor do seu próximo.
Simeão possuía esta caraterística, mas não só… Ele esperava a consolação de Israel; o seu sonho era a salvação, o consolo, o alívio; ver o povo de Israel redimido.
“…e o Espírito Santo estava sobre ele.”
Naquela altura, as pessoas ainda não tinham a possibilidade de ser batizadas com o Espírito Santo, mas, ainda assim, o texto refere que o Espírito Santo estava sobre ele.
Este homem capta a minha atenção…. Porquê?
Porque existem muitas pessoas que não entendem o que é “ser justo”. Pensam que isto se refere ao “fazer tudo certinho”, aparentemente sem críticas ou acusações… Quando não é nada disto!
O “justo”, de acordo com a Palavra de Deus, “vive pela fé”…
Em outras palavras, o “justo” de Deus, mesmo não sendo perfeito, não vive pelo que sente.
Encontrará falhas e defeitos, mas é definido contra os mesmos, para os arrancar pela raiz! É definido. Por isso, a sua crença em Deus não se limita ao papel ou palavras, mas é algo real… E é isto que justifica cada um de nós.
Aqui também se destaca o papel do Espírito Santo: “Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor.”
Simeão era um homem comum; não era um sacerdote ou alguém “famoso”… um habitante de “palácios”, mas, ainda assim, o Espírito Santo lhe revelara, diretamente, a Sua vontade.
Interessante! Porque motivo o Espírito Santo encontra espaço em certas pessoas para Se revelar?
Porque, nele, havia uma sede de justiça; ele desejava ver a salvação do povo. Não era algo egoísta, que se limitava ao seu próprio “mundo”.
Pode observar… Normalmente, as mulheres, têm o seu próprio “mundo”: As responsabilidades; o trabalho; a casa, etc. E ficam tão envolvidas com os afazeres, que o Espírito Santo não encontra espaço para falar.
Isto, porque o que esperam, não se prende com a consolação de Deus e, muito menos, com a Sua salvação.
Não me interprete mal: Não está errado lutar por si própria, mas se prioriza os seus egoísmos, será sempre “infantil” na fé.
Simeão não sonhava apenas os seus sonhos, mas os sonhos de Deus.
E é isso que desperta a atenção nele: A paixão pelas almas; o amor genuíno; puro; sem interesse no seu próprio sucesso. Era algo que ultrapassava o habitual, pois, normalmente, as pessoas lutam apenas por si mesmas. Pensam: “Se a minha vida já é tão difícil, como lutar por outros?!”
Mas este homem desejava transmitir vida
às pessoas…
E foi isto que permitiu que “Movido pelo Espírito…” fosse ao templo!
Maria e José não comentaram nada acerca do nascimento do Senhor Jesus; de que forma havia sido gerado e por parte de Quem… Mas Simeão sabia, porque lho havia sido revelado, diretamente, pelo Espírito:
“Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação a qual preparaste diante de todos os povos…”
Veja a atitude dele: Tomou nos braços o Senhor Jesus e louvou a Deus.
Em que momentos proferimos palavras de graça, que exaltam a Deus?
Quando encontramos respostas ao que procurávamos…
Louvamos naturalmente a Deus, quando percebemos que Ele nos responde e vemos a Sua salvação.
A boca fala do que está cheio o coração…
O que ele pronunciava naquele momento, era o resultado daquilo que, há muito tempo, “incendiava” no seu interior; era o sonho dele… a Salvação!
“…luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel…”
E esta luz, não é respeitante apenas a Simeão, ou aos povos antigos, mas está disponível também para todos nós.
A vinda do Senhor Jesus à Terra, foi uma Luz, para nos guiar; para revelar o que precisarmos… a cada dia.
Por isso, em espírito de oração, entre agora na presença de Deus, e fale com Ele. É o Único que tem a capacidade de nos salvar!
jacira lopes
Fevereiro 4, 2013 às 10:26
É evidente que até que pareça que estamos a perder, com Deus ainda que isso aconteça estamos a ganhar, pois estou enquanto eu olhei a quarentena como algo que me iria mudar sem grandes problemas eu ia ouvindo e identificando. agora não eu dou ouvidos e vejo os resultados, pois como disse a D. Vivi, identifica-se o pecado, analisa-se o interior todos os dias mas o justo ou que se faz de justo para Deus corta o que é prejudicial, decide ser disciplinada, decide auto-cobradora e portanto vigilante.
É o que esta quarentena tem feito na minha vida, não ser tolerante às vontades da carne, pois sentir é pecar.
Marlene Almeida
Fevereiro 4, 2013 às 7:00
Bom dia Dª Viviane e Dª Luisa,
O justo não vive pelo que sente mas pela fé.
Ele é definido e não se deixa levar por qualquer coisa.
Quando nos esvaziamos de nós mesmas de tudo aquilo que estava atrapalhando a nossa fé e passamos a viver e a olhar para a vontade de Deus, consequentemente Ele nos responderá.
Mas quando damos vazão ao que sentimos, colocando as minhas vontades em cima então Ele estará impedido de agir pois estou bastante ocupada para pode-lo deixar entrar.
Eu escolho agir pela fé e não pelo que sinto.
Rossana Assaiante
Fevereiro 2, 2013 às 14:04
Simeao conseguia viver uma vida vazia de si mesmo e cheio da vontade de Deus, e mesmo sem nenhuma vontade propria podemos notar a sua alegria de vida, através das suas palavras de louvor. Em contra partida vemos que quando somos cheios das nossas vontades e nao vemos a realizaçao dos nossos sonhos nos sentimos tristes e frustradas. O segredo que nos foi revelado hoje é que, se queremos a realizaçao completa de vida temos que renunciar ao nosso eu em favor da realizaçao dos sonhos de Deus, e entao conheceremos a verdadeira felicidade.
Alessandra Esteves
Janeiro 24, 2013 às 0:59
Olá Dª Vivi e Dª Luiza! Nesses dias vejo que a minha maior luta está sendo contra os sentimentos, contra os pensamentos contrários a fé, de que eu não vou conseguir mudar, não vou conseguir ser uma verdadeira mulher de Deus e outras coisas mais. As vezes parece que não vou conseguir… as vezes escuto o que a senhora fala e parece impossível para mim. Não tem sido fácil, mas não desistirei, para agradar a Deus e alcançar a salvação!!! 🙂 Um grande beijo para a senhora
Nivaldine de Carvalho
Janeiro 23, 2013 às 13:49
Bom dia!
Desde que comecei a levar Deus a sério e principalmente desde que Ele tem-me mostrado tudo o que há em mim que me afasta Dele tenho sido uma pessoa muito mais feliz porque mesmo depois de tanta revelação de coisas ruins em mim, Ele nunca me deixou sozinha ou desamparada. Ele deu e dá Sempre as armas que preciso para vencer a minha grande batalha.
E é verdade que o mundo duvida, as pessoas não crêem no mesmo que eu e nem sempre me apoiam mas eu tenho encontrado Nele todo o apoio que preciso e isso tem-me feito passar de uma pessoa fraca, desmotivada, desorientada e com uma fé sem objectivos, ou seja, uma fé emotiva, a uma pessoa mais forte, mais definida, com uma fé inteligente e muito mas muito feliz 🙂
Um grande abraço e obrigada por tudo o que me têm ajudado a ver até hoje
Katia Cardoso
Janeiro 23, 2013 às 11:25
O Espirito Santo encontrou espaço em Simeão para revelar e dirigi-lo a concretização de seu sonho. O amor pelas as almas.
Simeão não vivia uma vida desatento a voz de Deus, ele dava ouvido, dava valor e atenção as coisas de Deus.
O Espirito Santo é O mesmo hoje, procurando pessoas que participam dos sonhos de Deus!
Bom dia amigas!