Quarentena – 20º dia
- 11
- Jan
- 2013
“Tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor, preparando-lhe os caminhos, para dar ao seu povo conhecimento da salvação no redimi-lo dos seus pecados, graças à entranhável misericórdia de nosso Deus pela qual nos visitará o sol nascente das alturas, para alumiar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.
O menino crescia e se fortalecia em espírito. E viveu os desertos até ao dia em que havia de manifestar-se a Israel.” (Lc.1:76-80)
Aqui está uma profecia a respeito de João Batista, que iria adiante do Senhor Jesus, preparando-Lhe os caminhos.
Eu fico a imaginá-la, amiga… Você, que fica tão preocupada com a sua família; com alguém que quer tanto resgatar da perdição.
Mas, muitas vezes, não tem noção de como devem ser preparados os caminhos para o Senhor chegar até àquela vida.
Como isso pode acontecer?
Quando você vai adiante, primeiro, para resolver o problema que está dentro de si.
Às vezes, na ânsia de cuidar do filho, do marido… que não conhecem o Senhor Jesus, deixa-se vencer pela precipitação.
E mal sabe, que para preparar o caminho de alguém, também deve estar, igualmente preparada.
“…para dar ao seu povo conhecimento da salvação…”
Se você, que me ouve agora, não tem conhecimento da própria salvação, como transmitirá a mesma, a outra pessoa?
Então, o segredo está primeiramente em si e na sua preparação. E isto não será de uma hora para a outra. Você deverá perseverar naquilo que tem aprendido nestes dias…
Estamos apenas no capítulo 1; no 20º Dia. E, às vezes, na ânsia de ler, cumprindo, talvez, um dever religioso, não se permite, de fato, ser preparada.
Ou então, não será na ânsia de ler a Bíblia… pois agora é que despertou para isto, mas, quem sabe, na ânsia de cumprir, simultaneamente, com tantas responsabilidades… Deixa de cuidar do seu interior, deixando, igualmente, ao acaso, a sua preparação.
E em que consiste esta preparação?
“…no redimi-lo dos seus pecados…”
O conhecimento da salvação é para ser liberta dos pecados que tem cometido, consciente e inconscientemente.
As poucas palavras do anjo, fizeram Zacarias, no Espírito, entender muito além… Como, neste preciso momento, em que falamos consigo: Por vezes não tocamos diretamente, naquilo que precisa ouvir, mas o Espírito, no nosso interior, fala consigo.
Porquê?
Porque antes de chegarmos até si, aconteceu connosco o conhecimento da salvação.
Fomos livres, pela Palavra de Deus.
E você perguntará: Mas como, libertas? Isso não se aplica apenas às pessoas que estão presas aos vícios; que manifestam com demónios?!
Citando um versículo de João, está escrito:
“Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Jo.8:31,32)
Em outras palavras, se você permanecer – praticar – no que lhe tem sido ensinado, então se fará de verdadeiro discípulo. Aquele que permanece, conhece a Verdade e será livre por intermédio da mesma.
Então, entende agora o motivo pelo qual estamos a falar sobre o conhecimento da Salvação. Que é esta verdade!
Há pessoas que atravessam situações difíceis em meio à fé… São atribuladas no seu trabalho e vítimas de pensamentos e sentimentos, permitindo-se ser vencidas pelos mesmos. Porquê?
Porque não aprenderam a Verdade! Quer dizer, não meditaram na Palavra de Deus e, desta forma, não trouxeram, para a sua própria vida, o conhecimento da Salvação.
O mais óbvio, que aprendeu, já não pratica: Tal como, guardar mágoa… Então, pede perdão; limpa o coração, etc.
Mas, em outras situações, deixa-se ser vencida, porque, justamente, não conheceu; não meditou na Palavra de Deus. Desta forma, não tem como ser salva dos seus problemas.
Para o pecado não mais a dominar, deve conhecer a salvação.
Como?
Meditando e perseguindo incessantemente: “Eu tenho de conhecer esta salvação, e esta verdade me libertará.”; “Meu Deus, eu quero entender: Porque ajo desta forma? Quero saber a verdade a meu respeito…”
A pessoa persegue dia e noite… Fica intrigada com as suas próprias reações; com o que sente. E não com as pessoas que fizeram parte do que ela sentiu. Não! Mas com ela própria.
E assim nos valorizamos! Importando-nos em resolver o problema desde a raiz e não em nos preocuparmos com o que os outros pensam. Porque, à medida que nos preocupamos com o que os outros pensam, desvalorizamos o nosso foco.
Para você dar vida ao seu familiar, ao seu trabalho, etc. Deve, primeiramente, tratar o problema que esteja no seu interior. Deve valorizar-se, porque é isso que Deus faz…
“…graças à entranhável misericórdia de nosso Deus, pela qual nos visitará o sol nascente das alturas…”
Pela misericórdia de Deus, Ele a visita. Ainda que o seu passado seja feio, e haja tantas coisas escondidas a seu respeito, se deseja assumir a sua fé, Ele a visitará!
Independentemente do passado horrível que tenha, se está disposta a pagar o preço que seja necessário, recusando as suas vontades… virá a misericórdia de Deus para consigo e verá a luminosidade das alturas.
Estará apta a perseguir e a vencer pecados, que nem sabia existirem, dentro de si.
“…para alumiar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.”
Agora sim! No momento em que tiver vida no seu interior; que se tenha, finalmente, valorizado, terá condições de transferir essa “luz” aos seus colegas, familiares e amigos.
Terá, igualmente, a direção certa e a paz nos seus caminhos!
ana paula
Março 21, 2013 às 10:45
Não tem palavras porque eu antes vivia preocupada com a salvação do meu marido e com o futuro do meu filho apesar de ele ter ainda 12anos mas desde que comecei a entregar nas mãos de Deus e a lutar mais pela minha salvação e a pedir a Deus pela minha transformação a maneira de ver as coisas mudou luto por eles sim faço propósitos faço mas já não fico preocupada.
olga santos
Março 20, 2013 às 17:17
Boa tarde Cada dia vou tomando mais conhecimento da verdade e concordo que so se estivermos na verdade buscando meditando é que temos vida e essa luz para contaminar outras almas e conduzi -las a salvaçaõ .
Djamila Pereira
Março 20, 2013 às 9:30
D. Vivi bom dia!
Tudo que se disse hoje, foi um alerta para mim, por forma a ficar mais atenta e vigiar muito mais.
Durante um bom tempo, eu ouvia a palavra, não meditava e muito menos colocava em prática. Consequência: não estava preparada para absolutamente nada para as coisas de Deus. Não conseguia enxergar eu não queria enxergar que não estava preparada e muito menos preparando-me, pois só queria fazer as coisas à minha maneira, preocupava-me com os problemas (vários – família, trabalho, etc), e com as coisas de Deus nada. Ia a igreja, ouvia a palavra, ensinavam o certo e o errado e como fazer, participava das campanhas, propósitos, no entanto o meu interior continuava o mesmo: cheio de mágoa, tristeza, sentimentos ruins, maus olhos e tudo que não prestava. Aos pouco, achei-me no direito de cobrar algo de Deus e não percebia que eu não havia dado nada a Ele. Como poderia Ele me responder, se tudo o que eu fazia era contrário ao que era ensinado, ao que estava escrito na palavra e eu não praticava? Mas eu perguntava: mas eu vou a igreja, participo das campanhas, dos propósitos e Deus não me abençoa, não está comigo? Quanta ignorância a minha, sim ignorante! Pois eu sabia o que tinha que fazer e eu me negava a faze-lo. Porquê? Porque teria que abrir mão dos meus caprichos, das minhas vontades e não confiava em Deus. Afastei-me porque achei que Deus não era comigo, afastei-me porque fui covarde, afastei-me por cauda de mais um capricho meu, afastei-me porque EU NÃO ESTAVA PREPARADA.
Longe de Deus, sofri, gemi, coloquei a minha vida em risco e o da minha família também. Estive muito tempo analisando os meus atos, a minha entrega e percebi tudo: o Orgulho me afastou de Deus, e aí cansada de sofrer, voltei para Deus cheia de medos e de incertezas mas tive que voltar. Humilhei-me como nunca pensei, arranquei tudo que não prestava em mim, pedi perdão e aí entreguei-me a 100% a Deus. Deus operou em mim, transformou o meu interior por completo. Percebi o significado de ter uma fé inteligente e pratiquei-a e continuo praticando. Percebi o significado da salvação e persegui-o dia e noite até o alcançar, e tenho estado a cuidar dela todo os dias. Hoje tenho uma paz como nunca pensei ter, sou feliz como nunca pensei em ser e Ele é quem me Guia.
Muito obrigada mais uma vez pela partilha e ensinamentos.
juliana
Março 20, 2013 às 9:05
Obrigado pela quarentena,comecei a participar atrazada,mas tem sido uma tristeza por ver o quanto sou falho e pecadora,mas uma alegria em me conhecer bem e agora sim lutar contra a verdadeira raiz dos meus problemas,ão ta sendo facil,mas cada dia me descubro mais e tenho mais forças. Que Deus abençõe as senhoras.
milaine
Março 19, 2013 às 11:04
Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.
Tiago 1:25-26
TORLANIA ROCHA- QUELUZ.
Março 17, 2013 às 19:42
Boa noite.
Com certeza, tenho que primeiro me formar dicípulo de Deus, e pra isso tenho que permanecer na verdade e preparar o caminho para que Deus possa agir em minha vida.Obrigada pelas palavras de libertação.