Quarentena – 20º dia
- 11
- Jan
- 2013
“Tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor, preparando-lhe os caminhos, para dar ao seu povo conhecimento da salvação no redimi-lo dos seus pecados, graças à entranhável misericórdia de nosso Deus pela qual nos visitará o sol nascente das alturas, para alumiar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.
O menino crescia e se fortalecia em espírito. E viveu os desertos até ao dia em que havia de manifestar-se a Israel.” (Lc.1:76-80)
Aqui está uma profecia a respeito de João Batista, que iria adiante do Senhor Jesus, preparando-Lhe os caminhos.
Eu fico a imaginá-la, amiga… Você, que fica tão preocupada com a sua família; com alguém que quer tanto resgatar da perdição.
Mas, muitas vezes, não tem noção de como devem ser preparados os caminhos para o Senhor chegar até àquela vida.
Como isso pode acontecer?
Quando você vai adiante, primeiro, para resolver o problema que está dentro de si.
Às vezes, na ânsia de cuidar do filho, do marido… que não conhecem o Senhor Jesus, deixa-se vencer pela precipitação.
E mal sabe, que para preparar o caminho de alguém, também deve estar, igualmente preparada.
“…para dar ao seu povo conhecimento da salvação…”
Se você, que me ouve agora, não tem conhecimento da própria salvação, como transmitirá a mesma, a outra pessoa?
Então, o segredo está primeiramente em si e na sua preparação. E isto não será de uma hora para a outra. Você deverá perseverar naquilo que tem aprendido nestes dias…
Estamos apenas no capítulo 1; no 20º Dia. E, às vezes, na ânsia de ler, cumprindo, talvez, um dever religioso, não se permite, de fato, ser preparada.
Ou então, não será na ânsia de ler a Bíblia… pois agora é que despertou para isto, mas, quem sabe, na ânsia de cumprir, simultaneamente, com tantas responsabilidades… Deixa de cuidar do seu interior, deixando, igualmente, ao acaso, a sua preparação.
E em que consiste esta preparação?
“…no redimi-lo dos seus pecados…”
O conhecimento da salvação é para ser liberta dos pecados que tem cometido, consciente e inconscientemente.
As poucas palavras do anjo, fizeram Zacarias, no Espírito, entender muito além… Como, neste preciso momento, em que falamos consigo: Por vezes não tocamos diretamente, naquilo que precisa ouvir, mas o Espírito, no nosso interior, fala consigo.
Porquê?
Porque antes de chegarmos até si, aconteceu connosco o conhecimento da salvação.
Fomos livres, pela Palavra de Deus.
E você perguntará: Mas como, libertas? Isso não se aplica apenas às pessoas que estão presas aos vícios; que manifestam com demónios?!
Citando um versículo de João, está escrito:
“Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Jo.8:31,32)
Em outras palavras, se você permanecer – praticar – no que lhe tem sido ensinado, então se fará de verdadeiro discípulo. Aquele que permanece, conhece a Verdade e será livre por intermédio da mesma.
Então, entende agora o motivo pelo qual estamos a falar sobre o conhecimento da Salvação. Que é esta verdade!
Há pessoas que atravessam situações difíceis em meio à fé… São atribuladas no seu trabalho e vítimas de pensamentos e sentimentos, permitindo-se ser vencidas pelos mesmos. Porquê?
Porque não aprenderam a Verdade! Quer dizer, não meditaram na Palavra de Deus e, desta forma, não trouxeram, para a sua própria vida, o conhecimento da Salvação.
O mais óbvio, que aprendeu, já não pratica: Tal como, guardar mágoa… Então, pede perdão; limpa o coração, etc.
Mas, em outras situações, deixa-se ser vencida, porque, justamente, não conheceu; não meditou na Palavra de Deus. Desta forma, não tem como ser salva dos seus problemas.
Para o pecado não mais a dominar, deve conhecer a salvação.
Como?
Meditando e perseguindo incessantemente: “Eu tenho de conhecer esta salvação, e esta verdade me libertará.”; “Meu Deus, eu quero entender: Porque ajo desta forma? Quero saber a verdade a meu respeito…”
A pessoa persegue dia e noite… Fica intrigada com as suas próprias reações; com o que sente. E não com as pessoas que fizeram parte do que ela sentiu. Não! Mas com ela própria.
E assim nos valorizamos! Importando-nos em resolver o problema desde a raiz e não em nos preocuparmos com o que os outros pensam. Porque, à medida que nos preocupamos com o que os outros pensam, desvalorizamos o nosso foco.
Para você dar vida ao seu familiar, ao seu trabalho, etc. Deve, primeiramente, tratar o problema que esteja no seu interior. Deve valorizar-se, porque é isso que Deus faz…
“…graças à entranhável misericórdia de nosso Deus, pela qual nos visitará o sol nascente das alturas…”
Pela misericórdia de Deus, Ele a visita. Ainda que o seu passado seja feio, e haja tantas coisas escondidas a seu respeito, se deseja assumir a sua fé, Ele a visitará!
Independentemente do passado horrível que tenha, se está disposta a pagar o preço que seja necessário, recusando as suas vontades… virá a misericórdia de Deus para consigo e verá a luminosidade das alturas.
Estará apta a perseguir e a vencer pecados, que nem sabia existirem, dentro de si.
“…para alumiar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.”
Agora sim! No momento em que tiver vida no seu interior; que se tenha, finalmente, valorizado, terá condições de transferir essa “luz” aos seus colegas, familiares e amigos.
Terá, igualmente, a direção certa e a paz nos seus caminhos!
Márcia Sousa
Fevereiro 13, 2013 às 12:22
Olá Dª Viviane e dª Luísa!
Esta palavra veio ao meu encontro, totalmente. Era a resposta que eu estava à procura. Mas agora sei que não basta apenas reconhecer mas colocar em prática.
Eu sou essa pessoa que você descreve. Faço tudo, aparentemente está tudo bem; mas dentro de mim eu sentia-me a morrer, com essa tristeza e essa frustração que você fala.
Eu quero algo a mais, quero ser liberta pela verdade; mas estava focada em quem está à minha volta. A pensar no que os outros achariam a meu respeito; com medo de errar.
Hoje aprendi que tenho que cuidar primeiramente da minha alma, valorizando-me. Procuro ser livre… ser eu mesma, sem medo de falhar! Tenho que me preparar, analisar-me, vasculhar o que há dentro de mim!
E depois de ser liberta através da verdade que procuro, tenho que permanecer nela, meditando na palavra de Deus.
Não vou mais me deixar morrer por dentro!
Obrigada por se deixar ser usada por Deus para sermos de tal forma abençoadas! Esta quarentena é o próprio Deus a nos moldar.
Beijinho enorme. Fiquem com Deus 🙂
Liliana Moreira
Fevereiro 12, 2013 às 21:47
“Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Jo.8:31,32)
Eu só conhecerei esta verdade quando eu a procurar, quando eu a buscar dentro de mim e se, dentro mim encontrar uma mentira, eu posso me libertar, eu serei liberta.
Mikaela Marcos
Fevereiro 4, 2013 às 23:02
Olá D. Vivi e D Luísa, eu tenho aprendido muito nessa quarentena, e não só, tenho posto em pratica, principalmente essa procura de saber quem sou, quais têm sido os meus erros e o porque das minhas atitudes, pois é assim que temos consciência e podemos mudar. Eu ja fui muito precipitada nas minhas atitudes, mas com o conhecimento da fé inteligente tenho mudado isso em mim, tenho me preparado para também poder ajudar os outros, e realmente não podemos deixar de cuidar do nosso interior, isso deve ser uma das nossas prioridades.
Eu aprendi nesse 20 dia de quarentena que para eu conhecer a verdade tenho que meditar na palavra de Deus, porque é ela que me vai preparar e fazer conhecer a verdade!
Obrigada e beijinhos
Marlene Almeida
Janeiro 28, 2013 às 6:10
Bom dia Dª Viviane e Dª Luisa,
A gente vê que para tudo existe uma preparação, não saímos correndo já sabendo tudo.
Mas as vezes queremos forçar e achamos que não precisamos disso e quando isso acontece agimos pela emoção e quebramos a cara.
Tenho visto a preparação de Deus quando eu me coloco a disposição para aprender e quando me valorizo e não me preocupo com o que os outros vão pensar.
Tenho conhecido a verdade a meu respeito e Deus tem-me libertado.
Um grande abraço
jacira lopes
Janeiro 25, 2013 às 10:13
Que palavra, é maravilhoso o que nós recebemos de Deus. Uma das coisas que tenho recebido da palavra de Deus é forças, atitude e esta semana perguntei para Deus o que eu não estava sendo para Ele, e obtive resposta, como estava dizendo a D. Vivi no inicio. Temos que valorizar-nos, compreender o que se passa com nós mesmas e agir.
Catarina Guerreiro
Janeiro 22, 2013 às 0:26
Olá D. Vivi e D. Luísa,
A quarentena de hoje foi uma verdadeira libertação! Agora posso ver muita coisa em mim que me prendia, frustrava e pior, desviava-me do foco.
Muitas coisas me despertaram, mas o que me chamou mais à atenção foi:
– Tenho que estar preparada para depois preparar;
– O conhecimento da Salvação é para que eu conheça a verdade e só vou conhecê-la quando permaneço e me faço verdadeira.
Não basta apenas saber, mas se eu praticar o que me tem sido ensinado faço-me de verdadeira e então tenho conhecimento da verdade.
Agradeço por esta Quarentena, pois está a ser muito importante na minha vida!
Beijinhos