Quarentena – 1º dia
- 17
- Dez
- 2012
“Visto que muitos houve que empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra,
igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde a sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem, para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído.” (Lc.1:1-4)
Muitas pessoas atentam – e falam sobre – fatos que viram, ou ouviram, não sendo, contudo, algo que tenham “acurado”, se certificado ou averiguado… Não o fizeram de forma “inteletual”, mas simplesmente ouviram e aceitaram. Não se aprofundaram ou dedicaram a entender a raiz de cada situação.
“…depois de acurada investigação de tudo desde a sua origem…”
Repare na importância: A maioria não se interessa por discernir a origem dos “milagres” ou das “transformações”, mas apenas almeja conhecer os resultados.
E isto não passa de emoção, pois tudo o que é rápido é apenas consequência da fé emotiva, e não da prática da fé inteligente, que se esforça para tudo “apurar”, desde a sua origem.
E quando assim não é… pode reparar: Tudo é superficial! Nada na vida é profundo, consistente ou baseado na Verdade. Apenas se vive de acordo com aquilo que os outros falam, e não do que flui do seu interior…
“…uma exposição em ordem…”
A disciplina é algo racional, totalmente oposta à emoção, pois vai contra a nossa própria “vontade”. Resultado disto, é a plena certeza das verdades em que temos sido instruídos, que se refletem num discurso coerente e avivado, e em atitudes firmadas nessa convicção interior.
A falta desta plena certeza justifica a derrota de muitos cristãos: Quando falam, fazem-no de forma insegura, como se tivessem de cumprir uma obrigação; agem de acordo com uma fé “religiosa”. Precisamente, porque não vivem na disciplina; na ordem, deixando de averiguar a raiz dos seus problemas.
Quando alguém se aprofunda no conhecimento da Verdade, e se disciplina na prática da mesma, torna-se, assim, uma pessoa segura e com resultados positivos na sua vida.
E isto é algo interior… Que nos permite ser firmes em qualquer momento e sob quaisquer circunstâncias.
O interesse genuíno de conhecer a Verdade, e não apenas obter o conhecimento ou a interpretação de uma História, permite-nos ser vitoriosas a cada dia.
Não apenas falamos, mas vivemos o que cremos! Este é o nosso principal foco.
Por isso, é importante averiguar os fatos; conferir acerca das Verdades que tem ouvido. Se tem dúvida, insegurança, medo ou timidez, é porque a sua vida tem sido gerida por uma fé emotiva.
Em que é que tem baseado a sua vida? Será que tem sido em algo Verdadeiro, disciplinado, ou em algo “oco”; vazio; sem sustento e equilíbrio?
Marcele Cassús
Dezembro 18, 2012 às 0:44
A quarentena é uma oportunidade para abrir os nossos olhos para os problemas escondidos dentro de nós, pois aprendemos a nos analisar usando a Palavra de Deus.
Vera Pina
Dezembro 18, 2012 às 0:12
Muito bom, amei esta ideia já estou cheia de vontade de ouvir o 2º dia, vou divulgar esta quarentena para todos os que estão ao meu redor.
Beijos
Elsa Francisco
Dezembro 18, 2012 às 0:02
A quarentena tem sido como alicerce para minha vida espiritual. Leva-me a Meditar profundamente na palavra de Deus, “é como descobrir o tesouro escondido.”
Leva-me a falar de uma experiência vivida com Deus e não meras palavras que provém da vida de outros.
A quarentena me leva a querer ser disciplinada na minha vida espiritual de modo a desenvolver dia após dia minha comunhão com Deus, não apenas ouvir mas sim vivência-la e praticar para que possa ver os frutos na minha vida.
Silvia Macieira
Dezembro 18, 2012 às 0:01
Boa noite D. Vivi e Luisa,
Nao podemos viver pelo sentimento, pois este nos porta duvida, nao nos deixa ir no fundo da nossa alma e procurar o que esta errado. Se vivemos na duvida, nao somos disciplinadas na nossa fè. Devemos agir com a fè racional pois sò assim conseguimos averiguar e descobrir o que esta dentro de nòs. Se eu me examinar com o sentimento, este nao deixarà ver a verdade que esta dentro de mim. Essa quarentena è uma grande bençao para mim e tenho a certeza que para todas as que estao participando. Pois ela nos faz ver mais alem da palavra de Deus, nos faz ver nao a letra mas a vida que esta transmite.
Um grande beijinho para as duas.
Sandra Machado
Dezembro 18, 2012 às 0:01
Olá,
Quando vivemos uma fé racional não aceitamos uma vida superficial. E é isso que tenho aprendido, a quarentena tem feito toda a diferença na minha vida.
BJ
Katia Lima
Dezembro 17, 2012 às 23:39
Muito obrigada D. Viviane e D. Luísa por nos ensinarem a encontrar a vida que há na palavra de Deus , foi na quarentena que aprendi a ler a Bíblia e vê-la funcionar em mim pois antes lia mas de maneira religiosa , não encontrava os tesouros ocultos que só se revelam para quem tem sede e se aprofunda , busca , apura , não aceita oferecer qualquer coisa para Deus, mas O valoriza através de uma entrega incondicional . Não vou perder esta oportunidade de aprender mais de Deus com as senhoras , é um privilégio !!!
O que mais venho analisando em mim é exatamente sobre o que eu falo , não quero repetir algo que ouvi mas sim falar do que eu vivo , e quando falo do que eu vivo falo com segurança e sempre trago algo novo , que vai acrescentar na vida de quem ouve !!!
Até amanhã … bjinhos