Quarentena – 1º dia
- 17
- Dez
- 2012
“Visto que muitos houve que empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra,
igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde a sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem, para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído.” (Lc.1:1-4)
Muitas pessoas atentam – e falam sobre – fatos que viram, ou ouviram, não sendo, contudo, algo que tenham “acurado”, se certificado ou averiguado… Não o fizeram de forma “inteletual”, mas simplesmente ouviram e aceitaram. Não se aprofundaram ou dedicaram a entender a raiz de cada situação.
“…depois de acurada investigação de tudo desde a sua origem…”
Repare na importância: A maioria não se interessa por discernir a origem dos “milagres” ou das “transformações”, mas apenas almeja conhecer os resultados.
E isto não passa de emoção, pois tudo o que é rápido é apenas consequência da fé emotiva, e não da prática da fé inteligente, que se esforça para tudo “apurar”, desde a sua origem.
E quando assim não é… pode reparar: Tudo é superficial! Nada na vida é profundo, consistente ou baseado na Verdade. Apenas se vive de acordo com aquilo que os outros falam, e não do que flui do seu interior…
“…uma exposição em ordem…”
A disciplina é algo racional, totalmente oposta à emoção, pois vai contra a nossa própria “vontade”. Resultado disto, é a plena certeza das verdades em que temos sido instruídos, que se refletem num discurso coerente e avivado, e em atitudes firmadas nessa convicção interior.
A falta desta plena certeza justifica a derrota de muitos cristãos: Quando falam, fazem-no de forma insegura, como se tivessem de cumprir uma obrigação; agem de acordo com uma fé “religiosa”. Precisamente, porque não vivem na disciplina; na ordem, deixando de averiguar a raiz dos seus problemas.
Quando alguém se aprofunda no conhecimento da Verdade, e se disciplina na prática da mesma, torna-se, assim, uma pessoa segura e com resultados positivos na sua vida.
E isto é algo interior… Que nos permite ser firmes em qualquer momento e sob quaisquer circunstâncias.
O interesse genuíno de conhecer a Verdade, e não apenas obter o conhecimento ou a interpretação de uma História, permite-nos ser vitoriosas a cada dia.
Não apenas falamos, mas vivemos o que cremos! Este é o nosso principal foco.
Por isso, é importante averiguar os fatos; conferir acerca das Verdades que tem ouvido. Se tem dúvida, insegurança, medo ou timidez, é porque a sua vida tem sido gerida por uma fé emotiva.
Em que é que tem baseado a sua vida? Será que tem sido em algo Verdadeiro, disciplinado, ou em algo “oco”; vazio; sem sustento e equilíbrio?
Beatriz Alves
Dezembro 17, 2012 às 22:22
Ola Vivi e Luisa,
Que alegria termos a oportunidade de participar da 40tena através deste blog.
Muito importante o que foi falado hoje sobre a disciplina. Me identifiquei com o assunto, porque eu era uma pessoa que não se importava em ir na raiz dos problemas, eu não me importava com os meus “pequenos erros,”porque dava a desculpa : ” sou humana e erro”….
Porém participando da 40tena, pude ver que o segredo de tudo nesta vida está na raiz das coisas, está até onde eu estou disposta em enxergar a verdade dentro de mim.
Hoje eu entendo a importância da disciplina na minha vida e a importância de vigiar a fundo quem eu sou, para que assim eu seja alguém que tenha conteúdo.
Muitas vezes surgiam problemas na minha vida, em que eu culpava os outros ou as circuntâncias, porém hoje eu entendo que eu era eu mesma quem me enganava e me impedia de evoluir na minha Fé.
Não vou perder nenhum dia desta 40tena, porque tenho aprendido todos os dias a querer descobrir a verdade sobre mim. E através desta investigação pessoal tenho obtido resultados grandiosos !
Até amanhã !!
Beijinhos
Bárbara Soares
Dezembro 17, 2012 às 22:13
O que mais me chamou a atenção neste primeiro dia foi o ter segurança no seu falar e viver com segurança, não depende da sua capacidade intelectual ou física, mas daquilo que você tem vivido com Deus por isso é o motivo de muitos ter somente palavras bonitas mas com uma vida totalmente fazia , isso monstra que sempre temos que nos esta analisando como esta a nossa vida.
Susana Gomes
Dezembro 17, 2012 às 22:01
Esta quarentena tem servido para aqueles que têm sede de conhecer a Deus e aprender. Temos que ser sensíveis á Sua voz, e meditar nos detalhes, pois eles fazem toda a diferença. Temos que meditar no espirito, pois caso contrario teremos somente o conhecimento de algo que aconteceu, mas não vermos os resultados na nossa vida. E este 1º dia é o inicio de uma vida nova com Deus, basta lermos, meditarmos, e obedecermos á Sua Voz -( Fé Inteligente.)
Obrigada por partilhar connosco.
Susana Pereira
Dezembro 17, 2012 às 21:07
Foi com grande satisfação que ouvi o 1º dia da Quarentena, e apercebo-me que realmente não basta ler mas é preciso pensar, meditar no significado de cada palavra e ver se tenho vivido de acordo com o que está escrito. Obrigado pela oportunidade, bjs.
Alessandra Esteves
Dezembro 17, 2012 às 20:52
Oiii Dª Vivi muito forte a mensagem! Estarei aqui acompanhando todos os dias…
Um grande beijo para a senhora 🙂
fatima
Dezembro 17, 2012 às 20:48
Que idéia maravilhosa Sra. Viviane,com certeza será muito edficante…
ESTAREI FIRME NESSE PROPÓSITO..
Bejinhos