Quarentena – 1º dia
- 17
- Dez
- 2012
“Visto que muitos houve que empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra,
igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde a sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem, para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído.” (Lc.1:1-4)
Muitas pessoas atentam – e falam sobre – fatos que viram, ou ouviram, não sendo, contudo, algo que tenham “acurado”, se certificado ou averiguado… Não o fizeram de forma “inteletual”, mas simplesmente ouviram e aceitaram. Não se aprofundaram ou dedicaram a entender a raiz de cada situação.
“…depois de acurada investigação de tudo desde a sua origem…”
Repare na importância: A maioria não se interessa por discernir a origem dos “milagres” ou das “transformações”, mas apenas almeja conhecer os resultados.
E isto não passa de emoção, pois tudo o que é rápido é apenas consequência da fé emotiva, e não da prática da fé inteligente, que se esforça para tudo “apurar”, desde a sua origem.
E quando assim não é… pode reparar: Tudo é superficial! Nada na vida é profundo, consistente ou baseado na Verdade. Apenas se vive de acordo com aquilo que os outros falam, e não do que flui do seu interior…
“…uma exposição em ordem…”
A disciplina é algo racional, totalmente oposta à emoção, pois vai contra a nossa própria “vontade”. Resultado disto, é a plena certeza das verdades em que temos sido instruídos, que se refletem num discurso coerente e avivado, e em atitudes firmadas nessa convicção interior.
A falta desta plena certeza justifica a derrota de muitos cristãos: Quando falam, fazem-no de forma insegura, como se tivessem de cumprir uma obrigação; agem de acordo com uma fé “religiosa”. Precisamente, porque não vivem na disciplina; na ordem, deixando de averiguar a raiz dos seus problemas.
Quando alguém se aprofunda no conhecimento da Verdade, e se disciplina na prática da mesma, torna-se, assim, uma pessoa segura e com resultados positivos na sua vida.
E isto é algo interior… Que nos permite ser firmes em qualquer momento e sob quaisquer circunstâncias.
O interesse genuíno de conhecer a Verdade, e não apenas obter o conhecimento ou a interpretação de uma História, permite-nos ser vitoriosas a cada dia.
Não apenas falamos, mas vivemos o que cremos! Este é o nosso principal foco.
Por isso, é importante averiguar os fatos; conferir acerca das Verdades que tem ouvido. Se tem dúvida, insegurança, medo ou timidez, é porque a sua vida tem sido gerida por uma fé emotiva.
Em que é que tem baseado a sua vida? Será que tem sido em algo Verdadeiro, disciplinado, ou em algo “oco”; vazio; sem sustento e equilíbrio?
Fabiana Volpin
Dezembro 17, 2012 às 20:48
Boa noite Vivi,
Como é bom aprender a meditar na Palavra de Deus, cada palavra transmite vida. E foi através da quarentena que aprendi a analisar e traz aquela palavra para a minha vida. Antes eu lia, mas pensava nos outros e nao me alimentava. Nao quero perder nenhum dia sequer dessa quarentena, pois é algo revelado pelo o Espirito Santo, e eu tenho muito que aprender.
Hoje aprendi que quando eu ago com a cabeça eu sou segura, nada me abala, quando há interesse há resultado.
Bjinhus vivi e Luiza.
fatima marques
Dezembro 17, 2012 às 20:15
Estou nessa Fé da quarentena!! Um forte abraço D.Viviane, e D. Luisa. Deus nos Abençõe.
Albertina Vieira
Dezembro 17, 2012 às 20:15
Muito obrigada por esta oportunidade que nos dão, de participar desta quarentena de audição e meditação na Palavra de Deus, ensinado-nos a reservar um tempo para esse fim, o que digo em abono da verdade não é fácil para mim, mas vou me disciplinar para acompanhar-vos até ao fim e continuar, mesmo após o seu término.
Que Deus as abençoe grandemente!
Bjs
Albertina
Katia Cardoso
Dezembro 17, 2012 às 19:38
A palavra de Deus é cheia de tesouros valiosíssimos, mas só achamos quando verdadeiramente pensamos, analisamos os detalhes, tudo é importante.
Quando eu leio algo na Biblia e aparentemente não tem nada a me falar é ai que procuro o tesouro e sempre acho algo que vem ao meu encontro. Maravilhoso!
Vejo que Lucas teve o cuidado de não por a menos e nem a mais do que relata em sua escritura. A sua palavra tinha credibilidade, era respeitada e assim a minha palavra também tem que ter.
Otima iniciativa e sei que ira revolucionar a vida daqueles que estivem aqui todos os dias!
Beijo grande!
Carla Medeiros
Dezembro 17, 2012 às 19:36
Os 3 passos são fundamentais para que a meditação traga frutos para a nossa vida. Quando pensamos e usamos a razão buscamos a verdade, a verdade sobre nós mesmas, vasculhamos a origem dos nossos erros e ouvimos a voz de Deus com clareza nos mostrando o que temos que mudar. Essa busca nos faz querer praticar o que ouvimos da boca de Deus, o que trás certeza e segurança para a nossa vida. A quarentena está fazendo a diferença na minha vida porque tomei a decisão de ouvir e praticar a voz de Deus, pois a verdade trás dor e vergonha mas também a realização interior que se reflecte em tudo na nossa vida.
bjs
Michelle Ribeiro
Dezembro 17, 2012 às 18:28
Ola , boa tarde a todas….
Olha este 1º dia da quarentena foi uma benção para minha vida, imagina com o decorrer dos dias. E tudo que foi revelado nesta meditação falou muito comigo, e é assim que devo ser, não ser uma religiosa só falar aquilo que me passarem ou seja somente palavras. Eu tenho que ver acontecer na minha vida, eu não posso aceitar , nunca ter algo novo para passar. Mas só vou alcançar isso colocando em pratica, nas minhas palavras passando certeza no que quero para mim, sendo assim vou poder transmitir .
Bjins…