Quarentena – 1º dia
- 17
- Dez
- 2012
“Visto que muitos houve que empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra,
igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde a sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem, para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído.” (Lc.1:1-4)
Muitas pessoas atentam – e falam sobre – fatos que viram, ou ouviram, não sendo, contudo, algo que tenham “acurado”, se certificado ou averiguado… Não o fizeram de forma “inteletual”, mas simplesmente ouviram e aceitaram. Não se aprofundaram ou dedicaram a entender a raiz de cada situação.
“…depois de acurada investigação de tudo desde a sua origem…”
Repare na importância: A maioria não se interessa por discernir a origem dos “milagres” ou das “transformações”, mas apenas almeja conhecer os resultados.
E isto não passa de emoção, pois tudo o que é rápido é apenas consequência da fé emotiva, e não da prática da fé inteligente, que se esforça para tudo “apurar”, desde a sua origem.
E quando assim não é… pode reparar: Tudo é superficial! Nada na vida é profundo, consistente ou baseado na Verdade. Apenas se vive de acordo com aquilo que os outros falam, e não do que flui do seu interior…
“…uma exposição em ordem…”
A disciplina é algo racional, totalmente oposta à emoção, pois vai contra a nossa própria “vontade”. Resultado disto, é a plena certeza das verdades em que temos sido instruídos, que se refletem num discurso coerente e avivado, e em atitudes firmadas nessa convicção interior.
A falta desta plena certeza justifica a derrota de muitos cristãos: Quando falam, fazem-no de forma insegura, como se tivessem de cumprir uma obrigação; agem de acordo com uma fé “religiosa”. Precisamente, porque não vivem na disciplina; na ordem, deixando de averiguar a raiz dos seus problemas.
Quando alguém se aprofunda no conhecimento da Verdade, e se disciplina na prática da mesma, torna-se, assim, uma pessoa segura e com resultados positivos na sua vida.
E isto é algo interior… Que nos permite ser firmes em qualquer momento e sob quaisquer circunstâncias.
O interesse genuíno de conhecer a Verdade, e não apenas obter o conhecimento ou a interpretação de uma História, permite-nos ser vitoriosas a cada dia.
Não apenas falamos, mas vivemos o que cremos! Este é o nosso principal foco.
Por isso, é importante averiguar os fatos; conferir acerca das Verdades que tem ouvido. Se tem dúvida, insegurança, medo ou timidez, é porque a sua vida tem sido gerida por uma fé emotiva.
Em que é que tem baseado a sua vida? Será que tem sido em algo Verdadeiro, disciplinado, ou em algo “oco”; vazio; sem sustento e equilíbrio?
Caroline Segovia
Agosto 4, 2013 às 4:13
Muito forte! Adorei a mensagem de hoje e vou fazer a Quarentena também para me aproximar mais ainda de Deus e como foi dito, ter uma limpeza até daquilo que não vemos com os nosso olhos.
Sobre a Palavra, às vezes somos tão disciplinamos com nossas responsabilidades como trabalho, escola e com pessoas, mas não somos os mesmos quando se trata do Senhor Jesus. Isso é realmente motivo de vergonha. O nosso Deus é o único que merece isso e vou buscar o Reino Dele em primeiro lugar! O resto é resto!
Obrigada e Deus abençoes vocês! Amanhã estarei aqui novamente, ouvindo e meditando no dia 2.
Marcela Bonizi
Julho 19, 2013 às 6:15
Muito forte! Me ajudou muito! Dona Vivi e Dona Lu, esta parte, em particular, me chamou muito a atenção:
“Se tem dúvida, insegurança, medo ou timidez, é porque a sua vida tem sido gerida por uma fé emotiva.”
Me lembrei de quantas vezes fiquei com vergonha de evangelizar alguém por medo do que ela pensaria de mim, qual seria sua reação… Será que as minhas palavras seriam bem recebidas? Ao invés de falar o que elas deveriam ouvir para seu bem, me omiti.
Sinto agora vergonha dessa atitude ridícula que tive tantas vezes.
Mas vou lutar para mudar, com perseverança, pois através das senhoras o Senhor me revelou a raiz – a fé emotiva!
Que Deus as abençoe abundantemente!
karoline pereira
Junho 24, 2013 às 4:22
MUITO BOM VOU ACOMPANHAR UM POR UM. É MARAVILHOSO MEDITAR NA PALAVRA DE DEUS.
karoline pereira
Junho 24, 2013 às 4:21
muito bom a quarentena, vou acompanhar. qero aprender muito mais.
Joelma António - FJImperio
Junho 23, 2013 às 12:54
Este primeiro dia pra mim foi muito , chamou me muita atenção o que falou , normalmente das vezes , eu falo por mim , eu tenho um caso que , eu andava com uma amizade fora da igreja , cujo que essa amizade tbm era da igreja , mas depois passando alguns dias , que eu me lembre foi numa sexta feira , vieram falar comigo a dizer que tou fora do forca jovem , porque eu era a ovelha negra do grupo jovem , eu fiqei muito triste Choreii e tudo , ate me disseram pah fazer a quarentena , mas eu sou mesmo sincera , eu não queria fazer quarentena , pah mim a quarentena , era uma coisa sem importancia , mas agora como a dona viviane falou no video , lucas era uma pessoa forte , e ja para ter uma idei , eu ja segui os 3 passos que a d.viviane disse , olha ta a ser muito bom , agora sim digo , fazer a quarentena pah mim é muito bom , msmo eu estando no primeiro dia , ja da para ver que o espirito é forte ,
E Tenho a dizer que é muito bom e que voufazer a quarentena hj
Sem mais nenhum assunto
Na fé
Luana Moura
Junho 8, 2013 às 2:34
Boa Noite,
é verdade Dona temos que avaliar se temos agido com a emoção ou razão, porque é apartir dai que a nossa vida dar certo ou não, tomando atitudes certas movidas por uma fé racional, o que na maioria das vezes é sempre contrario ao que realmente queremos.