Quarentena – 1º dia
- 17
- Dez
- 2012
“Visto que muitos houve que empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra,
igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde a sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem, para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído.” (Lc.1:1-4)
Muitas pessoas atentam – e falam sobre – fatos que viram, ou ouviram, não sendo, contudo, algo que tenham “acurado”, se certificado ou averiguado… Não o fizeram de forma “inteletual”, mas simplesmente ouviram e aceitaram. Não se aprofundaram ou dedicaram a entender a raiz de cada situação.
“…depois de acurada investigação de tudo desde a sua origem…”
Repare na importância: A maioria não se interessa por discernir a origem dos “milagres” ou das “transformações”, mas apenas almeja conhecer os resultados.
E isto não passa de emoção, pois tudo o que é rápido é apenas consequência da fé emotiva, e não da prática da fé inteligente, que se esforça para tudo “apurar”, desde a sua origem.
E quando assim não é… pode reparar: Tudo é superficial! Nada na vida é profundo, consistente ou baseado na Verdade. Apenas se vive de acordo com aquilo que os outros falam, e não do que flui do seu interior…
“…uma exposição em ordem…”
A disciplina é algo racional, totalmente oposta à emoção, pois vai contra a nossa própria “vontade”. Resultado disto, é a plena certeza das verdades em que temos sido instruídos, que se refletem num discurso coerente e avivado, e em atitudes firmadas nessa convicção interior.
A falta desta plena certeza justifica a derrota de muitos cristãos: Quando falam, fazem-no de forma insegura, como se tivessem de cumprir uma obrigação; agem de acordo com uma fé “religiosa”. Precisamente, porque não vivem na disciplina; na ordem, deixando de averiguar a raiz dos seus problemas.
Quando alguém se aprofunda no conhecimento da Verdade, e se disciplina na prática da mesma, torna-se, assim, uma pessoa segura e com resultados positivos na sua vida.
E isto é algo interior… Que nos permite ser firmes em qualquer momento e sob quaisquer circunstâncias.
O interesse genuíno de conhecer a Verdade, e não apenas obter o conhecimento ou a interpretação de uma História, permite-nos ser vitoriosas a cada dia.
Não apenas falamos, mas vivemos o que cremos! Este é o nosso principal foco.
Por isso, é importante averiguar os fatos; conferir acerca das Verdades que tem ouvido. Se tem dúvida, insegurança, medo ou timidez, é porque a sua vida tem sido gerida por uma fé emotiva.
Em que é que tem baseado a sua vida? Será que tem sido em algo Verdadeiro, disciplinado, ou em algo “oco”; vazio; sem sustento e equilíbrio?
Bruna Melo Godllywood
Junho 4, 2013 às 14:43
Bom dia Dn. Viviane
Achei muito legal essa quarentena,e vou acompanhar estas mensagens dia após dia.Essa mensagem foi muito forte,pois Deus falou comigo através dela,vejo agora que quando nos baseamos em uma fé emotiva,nada acontece em nossa vida,e se acontece é porque estamos baseados na fé de outros,e não na nossa fé,somos dependentes.
Obrigada beijinhos…
Sónia Lemos
Junho 3, 2013 às 13:44
Foram muitas as pessoas que fizeram a narração dos acontecimentos que aconteceram naquela época, através do que ia sendo passado de uns para os outros. Mas Lucas fez mais, ele foi além pois decidiu fazer uma exposição dos factos desde o inicio e em ordem ou seja não foi de qualquer jeito de qualquer maneira. Ele teve de ir na “raíz”, no inicio. Vejo nesta passagem que para que esta quarentena possa dar verdadeiros frutos na minha vida, tenho de me analisar, não só em parte ou o que me agrada, mas vasculhar tudo, para encontrar a raiz do problema, do que se passa no meu interior, pois só assim poderei ser livre de verdade e evoluir espiritualmente. E outra coisa me chamou muito atenção “para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído” vejo que a única forma de eliminar as dúvidas e ter a certeza absoluta das coisas é me conhecendo e conhecendo o meu Deus, mas se não me conhecer nem a mim como irei conhecer a Ele? Para me conhecer tenho de me esforçar, parar, refletir, estar atenta as atitudes, ao que falo, que faço, como faço, enfim a tudo e se é preciso tudo isso muito mais para conhecer a Ele. E é por isso que estou iniciando hoje de novo a quarentena pois por falta de disciplina e organização mesmo já próximo do final, acabei interrompendo e o fruto da quarentena não foi completo. Não quero apenas uma mudança momentânea ou me enganar, quero que o fruto permaneça, ser para Deus 100 %, por isso voltei ao inicio. Confesso que deu vontade de recomeçar de onde estava e no primeiro dia até o fiz, mas como tenho um objetivo logo o Espírito Santo me cobrou em começar de novo. E tenho certeza que desta vez vou ser ainda mais beneficiada do que fui da primeira vez, pois se da primeira mesmo não tendo completado já vi mudanças a darem inicio e defeitos e qualidades que não sabia, muito mais agora
Queila Paula Salvador Ba
Junho 3, 2013 às 3:25
Sempre Temos que aproveitar, ainda que já tem um tempo essa quarenta, mais sei que vai ajudar muito na minha vida como Deus…….
Queila Paula Salvador Ba
Junho 3, 2013 às 3:11
Que Deus abençõe a senhora sempre para nós ensinar mais ainda sobre as coisas Espirituais, tem sido muito bom para minha vida Espiritual essa quarentena, tenho procurado ler mais a palavra de Deus……estou firme nessa quarentena.
daniele
Maio 31, 2013 às 11:48
Ainda é tempo de participar da Quarentena né? Muito bom, não teve ideia melhor do que essa quarentena, nos deixa mais ligada ao ensino da Bíblia, é verdade temos que averiguar a nossas vidas, devemos escutar e aprender sim, mas temos que dar exemplos, para as pessoas, verem o Deus que nós servimos, nossa vida tem que ser um testemunho vivo que Deus está sempre conosco, obrigada Viviane e Lu muito bom esse trabalho de vocês.
ALESSANDRA DOMINGUES -Curitiba PR
Maio 30, 2013 às 16:05
Bom dia Dona Viviane
Bom a muito tempo estou na IURD praticamente uns 18 anos, hoje tenho 25.
E mesmo com todo esse tempo eu me questionava o porque de tantas frustações, pois mesmo fazendo tudo certo ” as meus olhos” sempre me sentia em pecado e finalmente meu olhos se abriram !!
Para começar estou para fazer a quarentena desde o inicio deste ano e não conseguia, não entendia nada!
E neste domingo resolvi me batizar pois reconheci minhas injustiças, e mesmo assim logo a pós sair da reunião eu parecia que era a mesma todos aqueles sentimentos pareciam que estavam todos ali, sentimentos de INCRIDULIDADE, sobre a existência de Deus eu lia a bíblia mais mesmo que eu fizesse uma força tremenda aquilo não me convencia era tudo SUPERFICIAL!!! e assim se perdurou até quarta feira pela manha dia 29/05/13 (ontem) quando eu falei mesmo com Deus, e buscando uma resposta, ELE na minha mente me mostrou essa mensagem do 1° dia da quarentena que eu já havia ouvido antes, mais só agora consegui entender…
Imediatamente eu vi claramente Deus respondendo minha oração, pois me mostrou que eu nunca tive dificuldade de ouvir e aceitar a sua palavra, mais também nunca averiguei os fatos e por isso nunca tive plena certeza das verdades ouvidas!!
Eu realmente parecia um papagaio falava de Jesus e da sua palavra tão bem, mais era tudo SURPERFICIAL sem fundamento era algo “oco”; vazio; sem sustento e equilíbrio eu ouvia a palavra de Deus aceitava obtendo muito conhecimento, mais não me interesseva em buscar a origem..
Pois bem não terminou por ai ontem na reunião eu ainda nesta busca por respostas..
Deus através do bispo Wagner me mostrou que eu estava sim em pecado pois eu tinha um coração “perverso de incredulidade” duvidava do que estava escrito, duvidando assim do caráter de Deus, “Buscai pois em 1° lugar o reino dos Céus e sua JUSTIÇA e o reto vós será acrescentado.” Mais nada nunca me foi acrescentado, então eu era injusta..
mais pela infinita misericórdia de Deus, eu tive tempo de me concertar e agora estou na luta pra aprender a viver por essa fé que me faz justa diante de Deus…
Sei que no próximo post eu estarei sabendo sobre isso e então creio que em 40 dias eu estarei curada desta infecção …
OBRIGADA Dona Vivi por estar se deixando usar por Deus para nos dar o que ele te deu ….
abraços até +