Quarentena – 1º dia
- 17
- Dez
- 2012
“Visto que muitos houve que empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra,
igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde a sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem, para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído.” (Lc.1:1-4)
Muitas pessoas atentam – e falam sobre – fatos que viram, ou ouviram, não sendo, contudo, algo que tenham “acurado”, se certificado ou averiguado… Não o fizeram de forma “inteletual”, mas simplesmente ouviram e aceitaram. Não se aprofundaram ou dedicaram a entender a raiz de cada situação.
“…depois de acurada investigação de tudo desde a sua origem…”
Repare na importância: A maioria não se interessa por discernir a origem dos “milagres” ou das “transformações”, mas apenas almeja conhecer os resultados.
E isto não passa de emoção, pois tudo o que é rápido é apenas consequência da fé emotiva, e não da prática da fé inteligente, que se esforça para tudo “apurar”, desde a sua origem.
E quando assim não é… pode reparar: Tudo é superficial! Nada na vida é profundo, consistente ou baseado na Verdade. Apenas se vive de acordo com aquilo que os outros falam, e não do que flui do seu interior…
“…uma exposição em ordem…”
A disciplina é algo racional, totalmente oposta à emoção, pois vai contra a nossa própria “vontade”. Resultado disto, é a plena certeza das verdades em que temos sido instruídos, que se refletem num discurso coerente e avivado, e em atitudes firmadas nessa convicção interior.
A falta desta plena certeza justifica a derrota de muitos cristãos: Quando falam, fazem-no de forma insegura, como se tivessem de cumprir uma obrigação; agem de acordo com uma fé “religiosa”. Precisamente, porque não vivem na disciplina; na ordem, deixando de averiguar a raiz dos seus problemas.
Quando alguém se aprofunda no conhecimento da Verdade, e se disciplina na prática da mesma, torna-se, assim, uma pessoa segura e com resultados positivos na sua vida.
E isto é algo interior… Que nos permite ser firmes em qualquer momento e sob quaisquer circunstâncias.
O interesse genuíno de conhecer a Verdade, e não apenas obter o conhecimento ou a interpretação de uma História, permite-nos ser vitoriosas a cada dia.
Não apenas falamos, mas vivemos o que cremos! Este é o nosso principal foco.
Por isso, é importante averiguar os fatos; conferir acerca das Verdades que tem ouvido. Se tem dúvida, insegurança, medo ou timidez, é porque a sua vida tem sido gerida por uma fé emotiva.
Em que é que tem baseado a sua vida? Será que tem sido em algo Verdadeiro, disciplinado, ou em algo “oco”; vazio; sem sustento e equilíbrio?
Priscilla Marcos - CES Amsterdam
Abril 23, 2013 às 11:04
Olá! Estou começando hoje a quarentena, estou muito feliz em ter tomado esta iniciativa e vou até o fim. Muito interessante o quê foi ensinado sobre o ler, meditar e trazer para o meu dia-a-dia a palavra. Já começou a me ajudar!
Nathália
Abril 21, 2013 às 3:13
Eu como também a Valdilene Santos e muitas outras amigas, estaremos à começar essa quarentena, buscando acima de qualquer coisa não só ouvir como também praticar. Deus abençoe todas as sra’s que se encontram envolvidas neste trabalho maravilhoso, como ganhar almas para o Senhor Jesus.
Valdilene Santos
Abril 18, 2013 às 22:42
Estou começando a minha quarentena hoje e foi muito forte a palavra,vou colocar toda minha força nesse proposito e não só vou escutar as palavras como vou pratica-la a cada dia …Deus abençoe a sra dna Viviane.
Deiziane Sousa Cuiabá MT
Abril 17, 2013 às 16:53
Olá bom Dia
Estou muito feliz por pode começar a Quarentena tenho a certeza que só ira me Edificar cada vez mas
Ellen correia
Abril 15, 2013 às 23:08
Olá Sra. Viviane !!!Depois deste renovo e fortalecimento com o derramamento do Espírito Santo,pude fazer uma boa reflexão da minha vida espiritual,vi que seria muito importante dar continuidade a esta jornada.Durante a leitura do seu blog me despertou o interesse em fazer a
quarentena.Hoje então iniciarei esta caminhada…oro pedindo a Deus que venha falar comigo durante estes próximos 40 dias…Tenho sede em aprender e colocar em prática os ensinamentos que vem Dele,pois não sei o que seria de mim sem a Sua ajuda….Estarei mais atenta ao que ouço e ao que se passa no meu interior…
Que Deus a abençoe
Com carinho
????Ellen Correia
Larissa
Abril 12, 2013 às 18:24
Oi dona Vivi, eu gostaria de agradecer, é um privilégio poder meditarmos juntas pela manhã! Essa quarentena realmente veio para mudar a minha vida por completo. Há algum tempo eu detectei, infelizmente, uma ‘ferida’ na minha vida espiritual, e essa quarentena veio para tratar essa ‘ferida’, para que ela não se torne um câncer espiritual e não venha ocorrer a morte espiritual. Eu só tenho a agradecer a Deus por essa oportunidade! Inicio hoje essa jornada rumo a uma mudança total e completa em mim.