Quarentena – 1º dia
- 17
- Dez
- 2012
“Visto que muitos houve que empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra,
igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde a sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem, para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído.” (Lc.1:1-4)
Muitas pessoas atentam – e falam sobre – fatos que viram, ou ouviram, não sendo, contudo, algo que tenham “acurado”, se certificado ou averiguado… Não o fizeram de forma “inteletual”, mas simplesmente ouviram e aceitaram. Não se aprofundaram ou dedicaram a entender a raiz de cada situação.
“…depois de acurada investigação de tudo desde a sua origem…”
Repare na importância: A maioria não se interessa por discernir a origem dos “milagres” ou das “transformações”, mas apenas almeja conhecer os resultados.
E isto não passa de emoção, pois tudo o que é rápido é apenas consequência da fé emotiva, e não da prática da fé inteligente, que se esforça para tudo “apurar”, desde a sua origem.
E quando assim não é… pode reparar: Tudo é superficial! Nada na vida é profundo, consistente ou baseado na Verdade. Apenas se vive de acordo com aquilo que os outros falam, e não do que flui do seu interior…
“…uma exposição em ordem…”
A disciplina é algo racional, totalmente oposta à emoção, pois vai contra a nossa própria “vontade”. Resultado disto, é a plena certeza das verdades em que temos sido instruídos, que se refletem num discurso coerente e avivado, e em atitudes firmadas nessa convicção interior.
A falta desta plena certeza justifica a derrota de muitos cristãos: Quando falam, fazem-no de forma insegura, como se tivessem de cumprir uma obrigação; agem de acordo com uma fé “religiosa”. Precisamente, porque não vivem na disciplina; na ordem, deixando de averiguar a raiz dos seus problemas.
Quando alguém se aprofunda no conhecimento da Verdade, e se disciplina na prática da mesma, torna-se, assim, uma pessoa segura e com resultados positivos na sua vida.
E isto é algo interior… Que nos permite ser firmes em qualquer momento e sob quaisquer circunstâncias.
O interesse genuíno de conhecer a Verdade, e não apenas obter o conhecimento ou a interpretação de uma História, permite-nos ser vitoriosas a cada dia.
Não apenas falamos, mas vivemos o que cremos! Este é o nosso principal foco.
Por isso, é importante averiguar os fatos; conferir acerca das Verdades que tem ouvido. Se tem dúvida, insegurança, medo ou timidez, é porque a sua vida tem sido gerida por uma fé emotiva.
Em que é que tem baseado a sua vida? Será que tem sido em algo Verdadeiro, disciplinado, ou em algo “oco”; vazio; sem sustento e equilíbrio?
Susana Cruz
Março 10, 2013 às 18:06
Olá D.vivi :), realmente a meditação é algo muito importante ,porque se eu não pensar no que faço ,se não pedir direção a Deus as coisas nunca vão acabar por dar certo, havera sempre algo mal, e para colocar tudo nas mãos de Deus sem precupaçoes. È muito bom poder falar, ouvir alguem sobre a Palavra de Deus , a experiencia torna se muito mais forte :). Realmente eu não estava a ver a raiz, a ver onde estava errar so queria acertar o que fiz e sem perceber o porque ,assim acabaria sempre por o fazer um dia mais tarde. Eu quero ser assim renovada, que as pessoas vejam em mim Jesus isso é muito importante, ser disciplinada, fazer as coisas do jeito certo,com regras assim a minha vida vai andar para a frente. È`muito importante eu viver a palavra de Deus, viver o que faço não pelo que os outros falam, me dizem isso tambem me ajuda para ser segura a ser um exemplo. Obrigada :).
Maria Emilia Ribeiro
Março 10, 2013 às 17:55
Olá Dª Vivi,
indisciplina é a raiz do problema que eu tanto procurava resolver. Agora sei. Vou lutar para vencer essa fraqueza que tanto estava a prejudicar a minha vida espiritual.
Obrigado, Deus abençoe abundantemente!
Silvia Sousa
Março 10, 2013 às 15:15
O conselho e disciplina da meditação sobre a Palavra de Deus. A importância de reservar o momento certo para isso, sem interferência. Cumprir com as ordens dada através das orientações. Programar-se para essa entrega total.
É um ritual de consagração a Deus. Deve estar interiorizado de tal forma que nada e ninguém pode quebrar essa entrega.
Eu acho que essa disciplina é fundamental para que Deus olhe para nós e responda a nossa oração. Deus tem de ver nosso sangue em nossas ofertas.
Ser disciplinada nas coisas de Deus é ser profunda, convicta e inteligente.
Inês Duran
Março 10, 2013 às 11:48
Minha vida não tinha equilíbrio, e não estava tendo, mas quando li essa passagem eu reparei que tenho que ser organizada e disciplinada. Minha fé tem sido emotiva e não uma fé racional sustentada numa rocha, e o que eu tenho que vencer é isso dentro de mim, o sentimento e passar a me firmar mais, que minha palavra seja: sim, sim e não, não. Ah eu escolho firmar minha vida em algo Verdadeiro, no Meu Deus, e é nisso que eu vou lutar diariamente.
Sara Costa
Março 10, 2013 às 0:12
Boa noite D, Viviane, realmente esta mensagem e muito forte, pois quem vive por uma fé racional, vive com disciplina, nao só disciplina nas coisas fisicas mas principalmente com ela mesma, com as suas vontades, desejos, pensamentos, sentimentos…
Em tudo isso existe uma disciplina, pois existe Temos e respeito para com Deus,,,
Muito forte
Ana Rute Cenaculo do Porto
Março 9, 2013 às 23:12
Ola queridas d. Viviane e d. Luisa. Agradeço muito a Deus por ter conhecimento desta Quarentena, pois e uma opurtunidade de buscar mais a Deus e aprender mais Dele meditar em tudo que O Espirito Santo nos fala atraves desta quarentena, olhar para minha vida e tomar uma atitude! Ja ouvi alguns dias, e agora estarei a ouvir tudo de novo, pois cada vez que ouço a quarentena a minha fé se renova, aprendo muito tiro varios apontamentos… Graças a Deus por esta quarentena tenho certeza será muitissimo bom para mim ouvir e praticar tudo que vou aprender!!!!! um beijinho para voces <3 Deus vos abençoe!