Quarentena – 1º dia
- 17
- Dez
- 2012
“Visto que muitos houve que empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra,
igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde a sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem, para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído.” (Lc.1:1-4)
Muitas pessoas atentam – e falam sobre – fatos que viram, ou ouviram, não sendo, contudo, algo que tenham “acurado”, se certificado ou averiguado… Não o fizeram de forma “inteletual”, mas simplesmente ouviram e aceitaram. Não se aprofundaram ou dedicaram a entender a raiz de cada situação.
“…depois de acurada investigação de tudo desde a sua origem…”
Repare na importância: A maioria não se interessa por discernir a origem dos “milagres” ou das “transformações”, mas apenas almeja conhecer os resultados.
E isto não passa de emoção, pois tudo o que é rápido é apenas consequência da fé emotiva, e não da prática da fé inteligente, que se esforça para tudo “apurar”, desde a sua origem.
E quando assim não é… pode reparar: Tudo é superficial! Nada na vida é profundo, consistente ou baseado na Verdade. Apenas se vive de acordo com aquilo que os outros falam, e não do que flui do seu interior…
“…uma exposição em ordem…”
A disciplina é algo racional, totalmente oposta à emoção, pois vai contra a nossa própria “vontade”. Resultado disto, é a plena certeza das verdades em que temos sido instruídos, que se refletem num discurso coerente e avivado, e em atitudes firmadas nessa convicção interior.
A falta desta plena certeza justifica a derrota de muitos cristãos: Quando falam, fazem-no de forma insegura, como se tivessem de cumprir uma obrigação; agem de acordo com uma fé “religiosa”. Precisamente, porque não vivem na disciplina; na ordem, deixando de averiguar a raiz dos seus problemas.
Quando alguém se aprofunda no conhecimento da Verdade, e se disciplina na prática da mesma, torna-se, assim, uma pessoa segura e com resultados positivos na sua vida.
E isto é algo interior… Que nos permite ser firmes em qualquer momento e sob quaisquer circunstâncias.
O interesse genuíno de conhecer a Verdade, e não apenas obter o conhecimento ou a interpretação de uma História, permite-nos ser vitoriosas a cada dia.
Não apenas falamos, mas vivemos o que cremos! Este é o nosso principal foco.
Por isso, é importante averiguar os fatos; conferir acerca das Verdades que tem ouvido. Se tem dúvida, insegurança, medo ou timidez, é porque a sua vida tem sido gerida por uma fé emotiva.
Em que é que tem baseado a sua vida? Será que tem sido em algo Verdadeiro, disciplinado, ou em algo “oco”; vazio; sem sustento e equilíbrio?
paula rodrigues
Março 6, 2013 às 11:28
Bom dia Dona Viviane , eu agradeço a Deus por toda o trabalho que têm tido ao divulgar conosco as experiençias com Deus, eu falo por mim , pois independente de estar algum tempo na igreja , têr passado perseguições , etc , o limpar o ranço , a sujeira , religiosidade , o engano dos nossos proprios olhos , têm sido um refrigério na alma , eu agradeço muito pelo trabalho , porque sem darmos conta , vamos a igreja , mas na reliogidade , não evoluimos , somos inuteis para Deus , “moscas mortas ” perdão de dizer assim , mas eu olhando para atraz , era assim que eu me vejo , mosquinha morta….hoje estou-me esforçando para limpar a sujeira o que está bem escondidinho , porque sem querer ás vezes nem nos apercebemos . uma das minhas oraçoes com Jesus é ; pedir, como diz a sua palavra ….não há nada em oculto que não venha a sêr revelado “… eu peço até aquela sujeira sentimento mau , o podre , que está escondido que eu não vejo ,seja revelado , porque já chega , não quero ser , mais uma inutil para Deus , não quero sêr um perfume mal cheiroso para Jesus , eu sei que pareço um pouco bruta a falar , mas não estou a estudar as palavras que estou a dizer , para o que saia da minha boca seja aquilo que eu sinto .Eu quero sim , sêr um perfume bom não só por mim mas todos os que me rodeiam , e logicamente que o Senhor Jesus se orgulhe de mim , mas em relação a palavra de hoje , eu nunca fui muito disciplinada comigo propria , mas estou lutando , a maneira como leio a Biblia hoje é diferente , e muitas das vezes uma passagem biblica que não damos atenção , existe lá um tesouro , uma palavra que faz toda a diferença .muito obrigada.
Elsa Gomes - Baixa da Banheira
Março 6, 2013 às 11:14
Dom dia,
Agradeço a Deus pela oportunidade de participar desta quarentena e eu creio que será para me purificar de tudo o que me tem contaminado.
O que Deus falou comigo neste 1º dia foi para ser disciplinada e estruturada. Vou seguir os conselhos e fazer a minha meditação diária em 1º lugar, e assim estarei pondo o meu Senhor em 1º. Nisto eu tenho falhado e quero mudar.
Vou buscar a origem das coisas para poder estar segura na hora de confrontar os factos e poder falar com toda certeza.
Ana Pinto
Março 6, 2013 às 9:50
O que mais me chamou atenção neste 1ºdia de quarentena foi o fato de muitas pessoas não terem nenhuma raiz, apenas vivem os milagres dos outros, baseiam-se naquilo que ouviram falar e não vivem esses milagres porque não buscam o inicio de tudo, apenas aplaudem a vitória dos outros esquecendo-se de si mesmos. Elas falam de Jesus mas não vivem.
Temos de meditar na palavra de Deus e praticar de forma racional para que venhamos a dar fruto,para que venhamos a ser o próprio testemunho.
Irina G
Março 5, 2013 às 23:36
Neste1º dia da Quarentena, algo me chamou atenção, a busca da disciplina. É uma coisa que muitas vezes não damos importância, mas se formos ver até aos grandes homens de Deus que são mencionados na palavra de Deus, a disciplina era importantíssima, era notória na obediência que eles tinham à voz de Deus. Se mencionou que o sentimento vai contra a disciplina, quando ouvimos os sentimentos, não pensamos com a cabeça, automaticamente deixamos a disciplina de lado e junto com ela vai a obediência. Quando damos conta estamos a viver uma fé emotiva e a servir do nosso jeito e não do jeito que deve ser. É de grande importância que sejamos inteligentes obedientes e acima de tudo disciplinadas.
ana gomes
Março 5, 2013 às 23:12
Boa Noite D. Vivi e D. Luisa!
Atraves da quarentena tenho a certeza que Deus vai falar muito comigo e me mostrar o que eu posso mudar dentro de mim, pois a cada dia eu quero Servir-Lo melhor. Neste primeiro dia da quarentena eu vi o quão importante é a disciplina na minha vida, se eu não tenho disciplina minha vida vai ser uma confusão pois não vou andar sempre correndo para fazer os meus compromissos. Mas se eu tiver uma disciplina e uma ordem de pensamentos eu vou conseguir fazer tudo o que tinha planeado para aquele dia para isso tenho que ser disciplina senão não adiante de nada. Outra coisa que me chamou muito a atenção foi que muitas das vezes eu tomo atitudes que não seriam as correctas pois ago pela emoção e isso é errado eu tenho que agir com a cabeça pois o pensamento me levara a verdade e a emoção me fará insegura e eu não posso ser insegura senão as palavras que saem da minha boca vão ser inseguras não vão ser palavras com vida. Eu tenho de ser segura pois se assim dor a minha relação com Deus vai ser boa e eu não posso me basear no que vejo ao meu redor pois isso me vai prejudicar na minha comunhão com Deus.
Obrigada por cada palavra. Deus abençoe
Marta Ribeiro (CES Porto)
Março 5, 2013 às 22:09
Querida Vivi,
A Quarentena para mim é uma lavagem cerebral, faz com que eu veja o real sentido da palavra de DEUS, antes de fazer a quarentena eu nem a palavra de DEUS sabia ler, eu não aprofundava a verdade escrita. Falta-me a disciplina, a ordem, falta-me apurar a raiz, a verdade dos factos. Esta quarentena vai reavivar a minha fé para o uso inteligente… Porque eu quero viver essas verdades…