Quarentena – 1º dia
- 17
- Dez
- 2012
“Visto que muitos houve que empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra,
igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde a sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem, para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído.” (Lc.1:1-4)
Muitas pessoas atentam – e falam sobre – fatos que viram, ou ouviram, não sendo, contudo, algo que tenham “acurado”, se certificado ou averiguado… Não o fizeram de forma “inteletual”, mas simplesmente ouviram e aceitaram. Não se aprofundaram ou dedicaram a entender a raiz de cada situação.
“…depois de acurada investigação de tudo desde a sua origem…”
Repare na importância: A maioria não se interessa por discernir a origem dos “milagres” ou das “transformações”, mas apenas almeja conhecer os resultados.
E isto não passa de emoção, pois tudo o que é rápido é apenas consequência da fé emotiva, e não da prática da fé inteligente, que se esforça para tudo “apurar”, desde a sua origem.
E quando assim não é… pode reparar: Tudo é superficial! Nada na vida é profundo, consistente ou baseado na Verdade. Apenas se vive de acordo com aquilo que os outros falam, e não do que flui do seu interior…
“…uma exposição em ordem…”
A disciplina é algo racional, totalmente oposta à emoção, pois vai contra a nossa própria “vontade”. Resultado disto, é a plena certeza das verdades em que temos sido instruídos, que se refletem num discurso coerente e avivado, e em atitudes firmadas nessa convicção interior.
A falta desta plena certeza justifica a derrota de muitos cristãos: Quando falam, fazem-no de forma insegura, como se tivessem de cumprir uma obrigação; agem de acordo com uma fé “religiosa”. Precisamente, porque não vivem na disciplina; na ordem, deixando de averiguar a raiz dos seus problemas.
Quando alguém se aprofunda no conhecimento da Verdade, e se disciplina na prática da mesma, torna-se, assim, uma pessoa segura e com resultados positivos na sua vida.
E isto é algo interior… Que nos permite ser firmes em qualquer momento e sob quaisquer circunstâncias.
O interesse genuíno de conhecer a Verdade, e não apenas obter o conhecimento ou a interpretação de uma História, permite-nos ser vitoriosas a cada dia.
Não apenas falamos, mas vivemos o que cremos! Este é o nosso principal foco.
Por isso, é importante averiguar os fatos; conferir acerca das Verdades que tem ouvido. Se tem dúvida, insegurança, medo ou timidez, é porque a sua vida tem sido gerida por uma fé emotiva.
Em que é que tem baseado a sua vida? Será que tem sido em algo Verdadeiro, disciplinado, ou em algo “oco”; vazio; sem sustento e equilíbrio?
Daniela Duarte
Março 5, 2013 às 13:08
O que mais me chamou a atenção foi realmente o facto de que para que eu possa viver na minha vida e transmitir algo a outra pessoa, tem que existir da minha parte uma investigação profunda, um procura/busca.
Mas não uma busca apenas no visível, no exterior e sim na raíz, desde o princípio.
A Quarentena servirá para que eu possa procurar mais no meu interior, me sondar e perceber o que eu preciso tratar dentro de mim. Pois só assim é que eu poderei aplicar a minha fé inteligente e ver os resultados positivos na minha vida e na dos que me rodeiam.
Outra coisa que me chamou a atenção foi “a exposição em ordem, que como foi referido, significa que não posso agir de qualquer maneira, ou da maneira que me agrada e sim de forma disciplinada, pois só assim estarei segura.
E essa disciplina parte de uma fé racional, que tem que ser colocada em prática diáriamente.
Seguirei de novo a quarentena na certeza da transformação!
Isabel
Março 5, 2013 às 12:49
Creio que será bastante aproveitoso aprender mais e melhor com esta quarentena, já neste inicio pude ver que não tem-se nada a perder ao participar da mesma.
Daniela Gonçalves
Março 5, 2013 às 11:08
– Bom dia D.Viviane e D.Luisa e a todas as internautas , neste primeiro dia eu pude logo entender que quando nós agimos com fé emotiva , quando os problemas surgem eu vou balanciar , eu vou ficar abalado e não vou ter força para os ultrapassar , então para que eu posso ser forte diante das lutas , humilhações eu tenho que averiguar os factos e o que é isso ? É descobrir a raiz do problema e partir para cima , quando eu faço isso podem vir os problemas e eu estou pronta para os enfrentar por muito mais dificeis que sejam eu vou estar forte , porque eu parti do principio de descobrir o problema agora tenho a espada na minha mão .
joyce Souz
Março 5, 2013 às 9:12
Nunca tinha lido a Biblia desta forma e ter tido essa intepretação , confeço que esta mensagem ficou o dia todo em minha cabeça pensando e refletindo sobre este primeiros versiculos da biblia.
Vânia Cunha
Março 5, 2013 às 7:38
Olá D.Vivi, e D. Luísa
Obrigada e parabéns pela Quarentena, eu acredito que já ajudou e vai ajudar ainda mais muitas pessoas.
Disciplina! Tem sido uma guerra para me disciplinar, para cumprir o primeiro segredo foi uma luta.
Segurança, estrutura, disciplina é essa a base que falta na minha vida.
Tenho que buscar a raiz dos fatos, a verdade para que aja sempre com a cabeça e não com uma fé emotiva porque muitas das vezes vem o medo, muita insegurança,às vezes faço as coisas de qualquer jeito, vem algo negativo eu já fico no chão psicologicamente acabando por se reflectir no espiritual e no físico e eu olho e vejo que é horrível isso, agora vejo que preciso de me tratar.
Hoje começou a minha oportunidade para tal.
Cátia Ferreira
Março 5, 2013 às 2:27
Achei este post muito gratificante pois aprendi como devo de meditar na Palavra de Deus e para mim é muito difícil levantar-me cedo, porque é o meu sono, é a minha hora de descanso e abdicar disso é difícil, mas prefiro alimentar o meu espírito do que a minha carne.
O que tirei para mim foi que, essa testemunha ocular tenho que ser eu e tenho também de ser ministra da palavra. Porque se não terei apenas informação e não a viverei no meu dia-a-dia. Além de vigiar eu tenho que fazer uma acurada investigação desde a origem para a minha mudança proceder. A quarentena ajudou-me a perceber que eu tenho que viver não pelo aquilo que os outros me dizem, mas sim o que Deus fala comigo! Quando algo é racional eu busco a origem. A minha via não pode ser superficial. Eu tenho de ter certeza dentro de mim e ser disciplinada.