Quarentena – 1º dia
- 17
- Dez
- 2012
“Visto que muitos houve que empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra,
igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde a sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem, para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído.” (Lc.1:1-4)
Muitas pessoas atentam – e falam sobre – fatos que viram, ou ouviram, não sendo, contudo, algo que tenham “acurado”, se certificado ou averiguado… Não o fizeram de forma “inteletual”, mas simplesmente ouviram e aceitaram. Não se aprofundaram ou dedicaram a entender a raiz de cada situação.
“…depois de acurada investigação de tudo desde a sua origem…”
Repare na importância: A maioria não se interessa por discernir a origem dos “milagres” ou das “transformações”, mas apenas almeja conhecer os resultados.
E isto não passa de emoção, pois tudo o que é rápido é apenas consequência da fé emotiva, e não da prática da fé inteligente, que se esforça para tudo “apurar”, desde a sua origem.
E quando assim não é… pode reparar: Tudo é superficial! Nada na vida é profundo, consistente ou baseado na Verdade. Apenas se vive de acordo com aquilo que os outros falam, e não do que flui do seu interior…
“…uma exposição em ordem…”
A disciplina é algo racional, totalmente oposta à emoção, pois vai contra a nossa própria “vontade”. Resultado disto, é a plena certeza das verdades em que temos sido instruídos, que se refletem num discurso coerente e avivado, e em atitudes firmadas nessa convicção interior.
A falta desta plena certeza justifica a derrota de muitos cristãos: Quando falam, fazem-no de forma insegura, como se tivessem de cumprir uma obrigação; agem de acordo com uma fé “religiosa”. Precisamente, porque não vivem na disciplina; na ordem, deixando de averiguar a raiz dos seus problemas.
Quando alguém se aprofunda no conhecimento da Verdade, e se disciplina na prática da mesma, torna-se, assim, uma pessoa segura e com resultados positivos na sua vida.
E isto é algo interior… Que nos permite ser firmes em qualquer momento e sob quaisquer circunstâncias.
O interesse genuíno de conhecer a Verdade, e não apenas obter o conhecimento ou a interpretação de uma História, permite-nos ser vitoriosas a cada dia.
Não apenas falamos, mas vivemos o que cremos! Este é o nosso principal foco.
Por isso, é importante averiguar os fatos; conferir acerca das Verdades que tem ouvido. Se tem dúvida, insegurança, medo ou timidez, é porque a sua vida tem sido gerida por uma fé emotiva.
Em que é que tem baseado a sua vida? Será que tem sido em algo Verdadeiro, disciplinado, ou em algo “oco”; vazio; sem sustento e equilíbrio?
Janice Dabó/ CES Porto
Março 4, 2013 às 14:20
Olá D.Vivi, recebi o desafio de acompanhar a quarentena neste mês de Março e sinceramente o meu primeiro pensamento foi “Ouvir de novo? Já participei da quarentena e fui fiel até ao fim” Mas sabe, misericordiamente Deus me mostrou que eu não tinha nada a perder e com certeza Ele irá falar comigo ainda mais do que a primeira vez. Até porque eu fui muito beneficiada por ela. Ela surgiu quando eu mais precisei de ouvir a Deus e foi a resposta de Deus as minhas orações. Realmente estava sendo engrata e sem visão.
O que mais me chamou a atenção foi a importância de averiguarmos os acontecimentos da nossa vida,aquilo que somos realmente,estando ou não no caminho certo. Procurar todos os dias a verdade e humildemente nos quebrarmos. Só temos a ganhar. Um beijo a todas
Sandra Raquel
Março 4, 2013 às 14:14
D. Viviane esra passagem da bíblia é das mais importantes. Eu conheço o centro de ajuda á uns meses e desde que frequento, só a uns dias é que deixei de ser emotiva, porque percebi que a emoçáo náo me levava a lado nenhum, eu tinha uma vida muito triste e tudo o que fazia náo dava certo porque agia com o. Coraçáo. Quando percebi que tinha que tomar uma atitude e começar a reagir As coisas para mim começaram a faz sentifo, porque eu começei a me auto-avaliar, analizar, abriguar os factos na minha vida. Após daí eu começei a ver resultados na minha vida que durante estes meses ainda náo tinha visto. Obrigado por esta mensagem importantíssima. Beijinhus
Clenilda Salomão - Rio de Mouro
Março 4, 2013 às 9:42
D Viviane e D Luisa
Deus só fala com nós se houver ordem , Ele só revela aquele a quem tem disciplina , e ordem começa nas pequenas coisas como esta que estamos fazendo agora nos disciplinamos nos separamos para ouvir e aprender dEle , nesse caso através dessa quarentena , e quando Ele fala é algo grandioso e é isso que espero com esta quarentena Isso é o que Deus me falou na minha meditação, mas ao ouvir as senhoras foi só o complemento, pois ai pude confirmar o ja tinha ouvido Ele falar falamos do que vivemos e não do que ouvimos ou já vivemos no passado , falando de algo presente verdadeiro, racional , Ja tinha começado e ja estava no meio da quarentena, mas recomecei e olha ja estou vendo que faltava diciplina algo mais ,
Até amanha
Julieta Lupambo
Março 4, 2013 às 7:42
Ola D. Viviane e D. Luisa.
Realmente, só com disciplina e ordem, conseguimos dar o nosso máximo, e Deus é ordem e disciplina. Tenho certeza que com esta Quarentna, vou limpar as “infecções” espirituais , que ate aqui, eu não detetava.
Obrigada por esta oportunidade.
Iolanda Figo
Março 3, 2013 às 22:40
Deus é ordem, é disciplina… com Ele não pode haver o ”balanço da onda do mar”, ou é ou não é! Entendi que se nós não aplicamos essa disciplina operando uma avaliação interior, sem pudor, não vamos obter o benefício da fé vinda do próprio Deus.
Ficamos inseguros porque não damos chance de nos conhecermos a nós mesmos…
Rosaria Casimiro
Março 3, 2013 às 21:22
Ola a todas
Espero que nesta quarentena todas nós possamos nos aproximar de Deus , pois propósitos como este servem para avivar a nossa comunhão com Deus .
Beijos a todas