Quarentena – 1º dia
- 17
- Dez
- 2012
“Visto que muitos houve que empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra,
igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde a sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem, para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído.” (Lc.1:1-4)
Muitas pessoas atentam – e falam sobre – fatos que viram, ou ouviram, não sendo, contudo, algo que tenham “acurado”, se certificado ou averiguado… Não o fizeram de forma “inteletual”, mas simplesmente ouviram e aceitaram. Não se aprofundaram ou dedicaram a entender a raiz de cada situação.
“…depois de acurada investigação de tudo desde a sua origem…”
Repare na importância: A maioria não se interessa por discernir a origem dos “milagres” ou das “transformações”, mas apenas almeja conhecer os resultados.
E isto não passa de emoção, pois tudo o que é rápido é apenas consequência da fé emotiva, e não da prática da fé inteligente, que se esforça para tudo “apurar”, desde a sua origem.
E quando assim não é… pode reparar: Tudo é superficial! Nada na vida é profundo, consistente ou baseado na Verdade. Apenas se vive de acordo com aquilo que os outros falam, e não do que flui do seu interior…
“…uma exposição em ordem…”
A disciplina é algo racional, totalmente oposta à emoção, pois vai contra a nossa própria “vontade”. Resultado disto, é a plena certeza das verdades em que temos sido instruídos, que se refletem num discurso coerente e avivado, e em atitudes firmadas nessa convicção interior.
A falta desta plena certeza justifica a derrota de muitos cristãos: Quando falam, fazem-no de forma insegura, como se tivessem de cumprir uma obrigação; agem de acordo com uma fé “religiosa”. Precisamente, porque não vivem na disciplina; na ordem, deixando de averiguar a raiz dos seus problemas.
Quando alguém se aprofunda no conhecimento da Verdade, e se disciplina na prática da mesma, torna-se, assim, uma pessoa segura e com resultados positivos na sua vida.
E isto é algo interior… Que nos permite ser firmes em qualquer momento e sob quaisquer circunstâncias.
O interesse genuíno de conhecer a Verdade, e não apenas obter o conhecimento ou a interpretação de uma História, permite-nos ser vitoriosas a cada dia.
Não apenas falamos, mas vivemos o que cremos! Este é o nosso principal foco.
Por isso, é importante averiguar os fatos; conferir acerca das Verdades que tem ouvido. Se tem dúvida, insegurança, medo ou timidez, é porque a sua vida tem sido gerida por uma fé emotiva.
Em que é que tem baseado a sua vida? Será que tem sido em algo Verdadeiro, disciplinado, ou em algo “oco”; vazio; sem sustento e equilíbrio?
Catarina Mourato
Janeiro 11, 2013 às 9:47
Olá D. Viviane e D. Luísa!
Já tinha começado a ouvir a quarentena, mas estava a fazer do meu jeito. Quando me lembrava é que ouvia, não tinha uma disciplina.
Aprendi que tenho sim de ter uma disciplina em tudo o que faço, muito mais ainda com o que faço para Deus. Eu quero dar o meu melhor para Ele e apesar de estar a fazer errado, o que ouvi nesta quarentena fez-me ver que eu estava a fazer tudo à minha maneira. Assim, começo hoje de novo com obediência. Obrigado por esta quarentena, por esta oportunidade de poder crescer mais.
Deus abençoe!
Elaine Araujo
Janeiro 11, 2013 às 3:13
Olá d. Viviane !
Estou começando agora a quarentena e estou contente poi é o que eu preciso. Estar mais em contato com Ele.
Estarei me dedicando esses dias. Obrigada!!
Hélia Andrade
Janeiro 7, 2013 às 20:49
Olá Dona Viviane.
Estou a começar agora a quarentena e sinceramente abriu os meus olhos, pois não posso e nem quero viver superficialmente, sem ter nada para dar, ensinar,as minhas palavras têm de ter peso, ser real sem emoções, transmitindo vida,e isso só acontecerá meditando na palavra de Deus, analisando cada pormenor.
Obrigada Dona Viviane por esta visão e nos ensinar a cada dia ser melhores para Deus, e quando colocamos em prática é maravilhoso.
BJS
Rayane
Janeiro 7, 2013 às 12:45
Bom dia D. Vivivane. Então, comecei a quarentena por influencia de uma amiga minha (que pertubou, rs) que pediu para que eu ouvisse (estou no quarto dia). E, quando eu ouvi desobri que eu tinha uma fé emotiva, eu já era liberta, tinha meu encontro com Deus mas comecei a viver uma fé emotiva…. E, quando passei a trabalha uma fé inteligente (que era o que faltava) fui batizada no Espírito Santo no pnúltimo dia do ano!!!!!!!!!(e eu disse para Deus que nem que eu fosse batizada no dia 31 às 23:59. E até uma amiga minha disse que ia ser batizada até o final do ano. E foi ligado mais uma ez na Terra. E Deus ligou nos céus) Obrigada d. Vivi !!!!! Que Deus à abençoe muito e toda a sua família e cada pessoa que é a própria obra de Deus. Beijinhos.
Jéssica Lemes
Janeiro 7, 2013 às 0:00
Olá D’ Viviane essa palavra era tudo que eu estava precisando ouvir para eu acordar para a vida e ver que Deus esta contando comigo e após ouvir essa mensagem de Fé pude perceber que aprende mais quem ouvi do que quem fala, mas não adianta só ouvir, só aprender temos que colocar em pratica , viver o que pregamos. Esse primeiro dia foi só um sinal sobre tudo o que Deus quer de cada um de nós. Eu tenho colocado, empreendido a minha vida sobre a palavra de Deus , sobre o Altar e D’ Ele eu tenho tirado o meu sustento.
Na Fé , até Amanhã…
Shana Afonso
Janeiro 4, 2013 às 9:35
Olá a todos quando ouvi falar dessa quarentena, achei uma ideia fantástica, pois não há nada melhor que saber o segredo para ser cada vez melhor diante de Deus. Estou a participar e estou a gostar.
Obrigada, por terem compartilhado essa ideia inspirada por Deus.
Bjos as Duas e parabéns, pois é um bom trabalho