Quarentena – 1º dia
- 17
- Dez
- 2012
“Visto que muitos houve que empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra,
igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde a sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem, para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído.” (Lc.1:1-4)
Muitas pessoas atentam – e falam sobre – fatos que viram, ou ouviram, não sendo, contudo, algo que tenham “acurado”, se certificado ou averiguado… Não o fizeram de forma “inteletual”, mas simplesmente ouviram e aceitaram. Não se aprofundaram ou dedicaram a entender a raiz de cada situação.
“…depois de acurada investigação de tudo desde a sua origem…”
Repare na importância: A maioria não se interessa por discernir a origem dos “milagres” ou das “transformações”, mas apenas almeja conhecer os resultados.
E isto não passa de emoção, pois tudo o que é rápido é apenas consequência da fé emotiva, e não da prática da fé inteligente, que se esforça para tudo “apurar”, desde a sua origem.
E quando assim não é… pode reparar: Tudo é superficial! Nada na vida é profundo, consistente ou baseado na Verdade. Apenas se vive de acordo com aquilo que os outros falam, e não do que flui do seu interior…
“…uma exposição em ordem…”
A disciplina é algo racional, totalmente oposta à emoção, pois vai contra a nossa própria “vontade”. Resultado disto, é a plena certeza das verdades em que temos sido instruídos, que se refletem num discurso coerente e avivado, e em atitudes firmadas nessa convicção interior.
A falta desta plena certeza justifica a derrota de muitos cristãos: Quando falam, fazem-no de forma insegura, como se tivessem de cumprir uma obrigação; agem de acordo com uma fé “religiosa”. Precisamente, porque não vivem na disciplina; na ordem, deixando de averiguar a raiz dos seus problemas.
Quando alguém se aprofunda no conhecimento da Verdade, e se disciplina na prática da mesma, torna-se, assim, uma pessoa segura e com resultados positivos na sua vida.
E isto é algo interior… Que nos permite ser firmes em qualquer momento e sob quaisquer circunstâncias.
O interesse genuíno de conhecer a Verdade, e não apenas obter o conhecimento ou a interpretação de uma História, permite-nos ser vitoriosas a cada dia.
Não apenas falamos, mas vivemos o que cremos! Este é o nosso principal foco.
Por isso, é importante averiguar os fatos; conferir acerca das Verdades que tem ouvido. Se tem dúvida, insegurança, medo ou timidez, é porque a sua vida tem sido gerida por uma fé emotiva.
Em que é que tem baseado a sua vida? Será que tem sido em algo Verdadeiro, disciplinado, ou em algo “oco”; vazio; sem sustento e equilíbrio?
Marlene Almeida
Dezembro 24, 2012 às 17:39
Olá Dª Vivi e Dª Luisa,
Fiquei a saber desta grande iniciativa no 1ºdia, com certeza esta Quarentena vai-me levar a pensar e reavaliar as minhas atitudes e comportamentos do dia-a-dia.
Estarei acompanhando todos os dias, pois vou-me descobrir, ouvir e pôr em prática.
“Quando deixamos a insegurança, medo, pensamentos tomarem conta de nós, eles fazem com que usemos a fé emotiva e isso cria uma barreira entre nós e Deus, impedindo-o de agir, mas quando usamos a Fé Inteligente, sem emoções, confiando em Deus, nos colocamos a Sua disposição e aí Ele age livremente nas nossas vidas”.
Obrigada
Rossana Assaiante
Dezembro 23, 2012 às 12:59
Este é o alimento solido que a Biblia fala sendo levado a todos. Desta maneira ninguém vai poder dizer naquele dia que nao conhecia a verdade. Que Deus as abençoe sempre mais!
Simone Machado
Dezembro 22, 2012 às 17:20
Olá Dona Viviane, fiquei sabendo ontem da quarentena, e hj já participei do 1º dia, tenho certeza que ao terminar os 40 dias deste propósito conseguirei ter o amadurecimento e crescimento espiritual que eu tanto tenho buscado. Deus abençoe abundantemente a senhora por esta iniciativa!
Carla Queiroz
Dezembro 21, 2012 às 23:36
Tenho procurado conhecer quem realmente sou, e a cada dia Deus tem falado e mostrado, é muito duro saber coisas feias a meu respeito, mas é muito bom saber que Deus ainda tem tido misericórdia de mim, tem me exortado e me ensinado usando pessoas para me orientar e ajudar.
Agora que eu descobri o caminho certo eu não vou parar vou continuar.
Manuela souza
Dezembro 21, 2012 às 13:08
Obrigada Dona VIVI, agora eu sei como encontrar UMA FÉ produtiva sem nenhuma emoções preciso cada dia mais desse ensino todos os dias meditarei era tudo que estava buscando pois estava perdida em mim mesma entre sentimentos e emoções na FÉ.
Vanessa Rodrigues
Dezembro 21, 2012 às 1:44
Dona Vivi e Dona Luisa, primeiramente agradecer a Deus e em segundo as senhoras! Foi muito bom ouvir a primeira mensagem da quarentena, o ótimo foi que segunda Deus me guiou para começar a ler o livro de Lucas tbm, na mesma fé, e logo depois ouvi a mensagem no blog rsrs e agora parei para ouvir, confesso que eu achei muito complicado de entender esses primeiros versículos, mas agora a visão se abriu totalmente, e me faz ver que temos que ir a fundo mesmo, e meditar e procurar entender tudo! QUE DEUS VENHA DAR CADA VEZ MAIS DIREÇÕES para as senhoras e as abençoe cada vez mais!!! Mil beijos!!!!