Quarentena – 19º dia

Viviane Freitas

  • 10
  • Jan
  • 2013

Quarentena – 19º dia

  • 10
  • Jan
  • 2013

“Zacarias, seu pai, cheio do Espírito Santo, profetizou, dizendo:
Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo, e nos suscitou plena e poderosa salvação na casa de Davi, seu servo, como prometera, desde a antiguidade, por boca dos seus santos profetas, para nos libertar dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam; para usar de misericórdia com os nossos pais e lembrar-se da sua santa aliança e do juramento que fez a Abraão, o nosso pai, de conceder-nos que, livres das mãos de inimigos, o adorássemos sem temor, em santidade e justiça perante ele, todos os nossos dias.” (Lc.1:67:75)

Zacarias estava cheio do Espírito Santo quando profetizou estas palavras.

Não foi o mesmo cântico que Maria proferiu…

Antes de falarmos sobre o que lemos, quero que preste atenção ao seguinte: Maria não havia passado durante meses, muda… Digamos que o processo foi diferente, em virtude da reação de cada um:

Ambos fizeram a pergunta, mas a de Zacarias apresentava-se como uma dúvida, e a de Maria, como uma consequência da informação que recebera do anjo: De que forma sucederia e o que deveria fazer.

Após os meses que Zacarias esteve “calado”; “mudo”, ele profetizou, cheio do Espírito Santo.

Quando seremos cheias do Espírito e usadas por Deus?

Quando também pagámos o preço de aprender… E isso faz com que O apreciemos.

“Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo.”

A palavra redimir é retirar do perigo da condenação.

Quando Zacarias professa estas palavras, salienta o cuidado de Deus. Ele sabe que o povo de Israel não tinha nenhum direito à Sua misericórdia, pois, apesar de escolhido, havia cometido muitos erros.

Igualmente nós, quando aprendemos, reconhecemos a misericórdia de Deus, pois não tínhamos como ser salvas, da forma como agíamos.

…e nos suscitou plena e poderosa salvação na casa de Davi, seu servo…”

É algo poderoso… Mesmo crendo em Deus, tendo a Sua disciplina e mandamentos, repare, ainda assim, na quantidade de vezes que O decepcionamos. Perante isto, só podemos dizer que a Sua salvação é poderosa!

Zacarias fala desta forma, pois viu essa misericórdia, primeiramente, na sua vida. Daí, o seu cântico ser tão objetivo e claro. Pois, tendo passado pelas suas próprias lutas, reconheceu o seu erro.

Mesmo declarando-se “de Deus”, assim como Zacarias era considerado justo, ele aprendeu. Tal como nós, que erramos, mas prosseguimos em aprender. Precisamente para que entendamos a salvação que Deus nos concede.

“…para nos libertar dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam…”

Deus permite que venhamos a aprender, para nos libertarmos de tudo o que nos aprisiona; daquilo que é considerado nosso “inimigo”. Por exemplo, a nossa vontade, o “eu”, os sentimentos… são inimigos declarados, no nosso interior.

Quando aprendemos o que é reto, e praticamos, afrontamos o que nos tenta oprimir, contrariando o que é usado para nossa própria destruição.

“…para usar de misericórdia com os nossos pais e lembrar-se da sua santa aliança…”

Porque todos pecaram… mas Deus não mudou! É constante e permanente na Sua misericórdia.

Deus não necessitaria fazer juramento, pois Ele tem o poder e não precisa convencer ninguém. Mas fez questão de jurar. Porquê?

Porque valoriza cada uma de nós e faz questão que sejamos confiantes. Por isso, jurou por Ele mesmo, e pela aliança firmada com os Patriarcas.

“… de conceder-nos que, livres das mãos de inimigos, o adorássemos sem temor…”

Enquanto os sentimentos nos dominarem, ficamos frustradas. Quando isto acontece, não adoramos a Deus com temor, mas religiosamente, com palavras decoradas e sem expressão; sem vida.

E porquê?

Porque a fé está contaminada pelos sentimentos; é uma fé emotiva.

Enquanto estamos “amarradas” nas mãos dos “inimigos”, ou seja, os sentimentos predominam, não existe ousadia. Não conseguimos ser definidas.

A definição existe quando estamos livres dos nossos pecados; daquilo que nos aprisiona.

O adorar sem temor, significa que aprendemos a lição!

À semelhança de Zacarias: Se ele não tivesse aprendido; se deixasse a dúvida ou a sua vontade prevalecer, jamais louvaria livremente.

Mas como se submeteu e aceitou, estava livre para louvar a Deus.

Quando aprendemos, fazemo-nos livres…

Já não existe o “aperto” no coração; a agonia; preocupação; desconfiança; dúvidas… Daí o referirmos o sentimento como um pecado. Pois, na verdade, isto aprisiona. É um inimigo! E quanto mais der vazão aos sentimentos, mais se torna presa a estes.

Mas, quando aprende e se submete, está flexível à ordem de Deus.

“…em santidade e justiça perante ele, todos os nossos dias.”

Quando não estamos a ser conduzidas pelo que sentimos, senão pela justiça, que é a Palavra de Deus, passamos a viver em “santidade”, apartando-nos da fé emotiva.

Até sentimos… mas eliminamos imediatamente, pois temos plena percepção do ataque do “inimigo”. E cortamos o mal pela raiz… Não permitimos que este prevaleça, nem um só dia!

Amiga, é a sua vez!

Este ano, está nas suas mãos o “arrancar o mal pela raiz”. Depende de si.

Eu não sei se está a “sentir” ou a odiar o mal. Mas uma coisa é certa: Se este ano acabar, e esta Quarentena tiver fim, e você permanecer frustrada, é sinal que tudo não passou de emoção.

Aceitou a Palavra de Deus, alegrou-se, mas não perseguiu, odiou os erros e se valorizou.

E quando se valoriza?

Quando luta para “Ser”, independentemente do que os demais pensarão a seu respeito.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

101 comentários

  1. Bom Dia! Vivi e Luísa!

    Todos os dias somos expostas à várias situações que colocam a prova a nossa emoção e a nossa fé, é mais fácil sentir, porque estamos vendo e ouvindo e é neste exacto momento que temos que parar, raciocinar e repreender os nossos inimigos que tentam nos dominar constantemente, vence o mais forte, e eu tenho que ser o mais Forte.
    Eu sou mais forte quando me alimento diariamente pela manhãzinha, porque busco o que é necessário para suprir as minhas necessidades do dia e tenho que buscar
    esse mana todos os dias, ter as minhas experiências com Deus, comunhão, fé racional, ouvir a voz de Deus e praticar.
    Expressar vida!

    Que Deus as abençoe cada dia mais…Bjs!

    Ver mais
  2. Bom dia Viviane e Luisa, olha com è bom ouvir a quarentena todos os dias, sei que nòs temos que aprender andar com as nossas proprias pernas, e aprender a meditar na palavra de Deus sosinhas, mas confesso, que è tao bom, tao maravilhoso, ouvir voces falando, explicando, meditando, na palavra de Deus, o bom è que Deus fala no mais fundo do nosso ser, da nossa alma e mente, atraves dessa quarentena tao maravilhosa.
    Zacarias foi usado por Deus para dar exemplo que Deus è Poderoso para nòs Salvar, porque primeiro Zacarias viu essa Salvaçao na vida dele, ele viu o quanto era bom ter a certeza da salvaçao da sua vida que desejou isso para o povo, e fez de tudo para o povo ser alcançado, redimido por Deus, e è justamente assim que acontece conosco que somos salvos, queremos a qualquer custo, que todo o povo conheça essa salvaçao, queremos que elas prove o mesmo que nòs.E pra levar a salvçao aos perdidos, nòs temos que ser audacioso, sensiveis a voz de Deus, e flexiciveis para aprender, tudo o que Deus tens nos ensinado, e claro colocar em pratica. Oh meu Deus, mas falar è muito facil, te peço me ajuda, e me dar coragem para praticar tudo que tem sido ensinado aqui em nome de Jesus.

    Ver mais
  3. Continuo firme nessa quarentena!

    Espero que ao acabar não retirem os audios porque gostaria de começar tudo de novo.

    Obrigada,

    Anabella

    Ver mais
  4. Olá D. Vivi e Luisa tenho acompanhado as quarentenas e como eu sempre gosto de aproveitar as oportunidades, eu agradeço a Deus por todas estas palavras que foram pra mim um ensinamento e como a Vivi falou estamos todos os dias aprendendo. Essa palavra me ajudou mais uma vez levo com ela o dia todo para minha reflexão.
    Bom dia!!!

    Ver mais
  5. Dona Vivi bom dia!
    Nesta quarentena vi a oportunidade de melhorar, eu pensei que tudo estava bem e aparentemente estava, eu pensava sou de Deus e esta tudo bem! Mas não esta tudo bem não, durante a quarentena pude ver realmente o que estava dentro de mim, vi que apesar de dizer para Deus que eu me entregava e que tudo era Dele etc, percebi que afinal nem tudo era Dele, porque olhando dentro de mim senti muita dor em saber que aquele pequeno trauma do passado estava ali maquilhado, a insegurança, o sentimento com uma força enorme, manias etc. Percebi então que a minha oferta estava cocha, porque não adianta abandonar o pecado e se entregar a Deus, em obediência supostamente porque essa obediência essa entrega só acontece quando uso a razão a fé que me diz odeie seus erros e mude, você não tem que ser assim, ficar a espera de senti isso ou aquilo!
    Posso dizer que com a quarentena eu me descobri e graças a Deus posso fazer mudanças! E ser assim a mulher virtuosa que Deus ensina ser.

    Ver mais
  6. Bom dia,
    é curioso como por vezes dou por mim a pensar nos problemas externos como meus inimigos mas os meus sentimentos são o meu verdadeiro inimigo pois tapam a minha vista e os meus ouvidos e tudo o que eu vejo ou oiço é sentimento. São eles que me afastam do meu Deus, que é redentor, salvador, libertador, misericordioso e fiel à sua palavra pois quando estou em sentimento não me lembro de nada disto e custo a perceber uma saída mas quando estou numa fé racional, confio em Deus e oiço o que ele tem a dizer-me pois aí está a solução do meu problema.

    Ver mais
1 2 3 17