Quarentena – 18º dia

Viviane Freitas

  • 9
  • Jan
  • 2013

Quarentena – 18º dia

  • 9
  • Jan
  • 2013




“E perguntaram, por acenos, ao pai do menino que nome queria que lhe dessem.
Então, pedindo uma tabuinha, escreveu: João é o seu nome. E todos se admiraram.
Imediatamente, a boca se lhe abriu, e, desimpedida a língua, falava louvando a Deus.
Sucedeu que todos os seus vizinhos ficaram possuídos de temor, e por toda a região montanhosa da Judeia foram divulgadas estas coisas.
Todos os que as ouviram guardavam-nas no coração, dizendo: Que virá a ser, pois, este menino? E a mão do Senhor estava com ele.
” (Lc.1:62-66)

Interessante… Quem o rodeava, ainda perguntava a Zacarias acerca do nome do menino; insistia, pois não acreditava que a ideia de Isabel, assim como a sua decisão, prevalecesse.

Mas o casal estava convicto; decidido a obedecer à voz de Deus.

Já no início do texto, refere que ambos eram justos e viviam de forma irrepreensível. Fica, então, uma vez mais, a prova da retidão e integridade do casal.

“E todos se admiraram.”

Qual o motivo desta admiração?

A maturidade na fé e na decisão.

Quando somos inconstantes, transferimos, de forma inevitável, insegurança.

Mas, quando há uma confiança da nossa parte, que se sujeita à ordem ou à disciplina de Deus, passa a existir um agradecimento; um louvor, e não queixas ou murmurações.

Quando ele escreveu, passou, então, a falar: “Imediatamente, a boca se lhe abriu…”

Zacarias poderia ter reagido: “Fiquei tanto tempo mudo…”; “Até que enfim que o Senhor abriu a minha boca…”. Nada disso!

Ele louvou a Deus!

Durante o processo em que ficou mudo, refletiu, reconheceu a sua situação e, ao escrever o nome de João, aceitou, de fato, o que o anjo lhe dissera.

A obediência é algo constante…
Aparentemente, não é uma conquista, mas reside no íntimo.

A primeira coisa que ele fez, foi abrir a boca e louvar a Deus. Porquê?

Porque ele se submeteu; aceitou a correção. E, além de aceitar, obedeceu, colocando o nome já designado para o filho.

Assim também, quando obedecemos, escolhemos submeter a Deus o nosso direito de escolha.

A obediência, significa que não ajo mediante a minha vontade, mas submetendo-me ao que é correto; justo. Ao que Deus me pede.

“…e, desimpedida a língua, falava louvando a Deus.”

Agora sim, não havia nada que o impedisse de falar e, consequentemente de louvar a Deus.

Quando existe um resultado da obediência, passamos a agradecer espontaneamente.

Zacarias e Isabel jamais foram obrigados a obedecer; foi algo natural por parte do casal.

“Sucedeu que todos os seus vizinhos ficaram possuídos de temor…”

Quando obedecemos; aprendemos a lição de nos submeter a Deus e permitimos que Ele oriente as nossas decisões. Por conseguinte, as pessoas ao nosso redor também ficam possuídos de temor; causa-lhes espanto e admiração, pois não é algo normal.

A obediência pressupõe um espírito de temor que se transmite, naturalmente, aos demais.

No momento em que estamos dispostas a obedecer, tornamo-nos radicais; definidas. Fazemos tudo para agradar a Deus, ainda que, em consequência, se desagradem a terceiros.

A obediência está exclusivamente interessada em agradar a Deus.

“…e por toda a região montanhosa da Judeia foram divulgadas estas coisas.”

Que coisas eram estas?

Que Zacarias estava mudo, mas, não obstante a sua condição, estava definido, assim como a sua esposa… Aparentemente, não haveria algo de extraordinário.

Mas o que chamava a atenção, era o espírito que aquele casal transmitia, mesmo sem palavras.

E você, amiga?

O seu espírito é o que divulga a respeito da sua fé? É o que evangeliza; que salva… ou leva ao precipício a outra pessoa?

O temor traz a resposta onde ninguém pode chegar.

O que as pessoas divulgavam a respeito deste casal, ninguém conseguia explicar, mas a vida de ambos, transmitia naturalmente, a grande diferença.

“Todos os que as ouviram, guardavam-nas no coração…”

A fé faz-nos ser diferentes.

Perante pessoas que reagem desta forma, sentimos segurança e questionamos a nossa própria insegurança.

Se estamos decididas e definidas, as pessoas admiram e guardam o motivo dessa definição.

O mais forte, não é a pessoa estar segura de si, pois até o orgulhoso está decidido em não mudar o seu pensamento. Mas aquele que está sustentado e que se baseia na Palavra de Deus, e não nos seus sentimentos e vontades, está livre de qualquer dúvida e acusação.

Está livre, pois não se preocupa em agradar a ninguém, senão a Deus.

Aqui está a diferença!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

113 comentários

    #18º dia Quarentena# Bom dia a todas! Hoje me identifiquei com esta Palavra, quando falou que a paz é uma semente produzindo fruto, pois essa paz é como se estivesse andando sobre as nuvens, é uma leveza que ate no respirar noto diferença. É uma experiencia maravilhosa!
    Mas tenho me deparado a cada dia, com situações em que eu quero deixar de usar o sentimento, mas por vezes não sei como agir.

    Ver mais

    É interessante, que a obediência a Deus nos leva a lugares altos..
    Quando aprendemos a obedecer, ainda que tinha-mos que enfrentar tudo e todos fazemo-lo sem medo de retaliações, pois sabemos que isso vai produzir beneficios incalculavéis,essa obediência nos trás certeza ousadia, para enfrentar o nosso propio eu, e os nossos sentimentos.
    A palavra de Deus liberta, e é isso que ela tem feito na minha vida…

    Ver mais

    Bom dia a todas 😀

    Para além da Obediência, a palavra que me chamou à atenção neste dia foi: “Transmissão”. Ou seja, aquilo que nós somos para Deus, a nossa comunhão, proximidade com Ele; sem necessitar de uma única palavra é facilmente notado pelas pessoas que nos rodeiam. Tem pessoas que transmitem uma energia negativa sem ter mesmo de abrir a boca. Porquê? Porque as suas atitudes e a vida que levam falam por si. Já Zacarias é totalmente o oposto, não precisou falar, apenas a sua atitude de escrever na tábua já mostrou quem ele era.
    E isso faz-me reflectir: O que será que as minhas atitudes e forma de ser têm dito sobre mim? Será que quando Deus olha para mim, encontra aquela pureza de espirito como encontrou em Maria? Tudo isso depende de como temos “sido” para Ele…

    Beijinhos

    Ver mais

    D..viviane deus perdoa tudo menos quem náo lhe obedece., aquele que é humilde, que tem temor a Deus esse obedece porque confia no seu senhor. Confiar é obedecer, eu lembrei-me agora que muitas vezes náo dependia de deus, porque talvez náo confiava totalmente, devido ao medo e insegurança. Mas hoje, eu náo quero mais fazer a minha vontade, porque eu sei que se fazer a minha vontade nao vou vencer. Eu quero fazer a vontade do meu Deus, porque eu percebi que eu preciso de jesus mais de que tudo na minha vida.
    Muitas vezes desobedeci a deus, porque coloquei a minha vontade em primeiro lugar, eu fazia isso e náo me aercebia, mas eu náo aceito mais isso, eu náo quero mais qe o meu senhor se sinta triste comigo, por isso eu estou a lutsr todos dias para que haja uma mudança, colocando a minha vida em suas máos e confiando totlmente na dua palavra.

    Ver mais

    Olá D.Viviane, algo que foi dito hoje me chamou a atenção. “Quando a pessoa não obedece ela não é segura”, e realmente é verdade, já fiz prova disso, em muitos momentos em que não obedeci a voz de Deus, que não fiz as coisas da maneira que deve ser, não me senti segura, não estava segura de que iria dar certo, ou de que obteria o resultado que pretendia. Porém todas as vezes, que fui obediente a Deus não tive dúvidas de que obteria sucesso.

    Ver mais

    Muitas vezes me perguntava a mim mesma porque seguia a Deus? Porque fazia isso ou aquilo? Muitas são as pessoas que estão ao nosso redor não compreende o porquê que fazemos para Deus. Quando aceitei Deus na minha vida logo venho o temor a sua obrar, obedecer os seu mandamentos, mas obedecer não porque os Pastores assim nós orientavam, mas porque o Espírito Santo nós dá esse “poder” de sermos obedientes a sua palavra independentemente de agradar ou não a terceiros porque o mais importante é agradar a Deus, porque é dele que Eu dependendo, não de terceiros, cabe a mim ser definida e fiel a Deus. Através da nossa obedecia conseguimos permanecer firmes e fieis a Deus, cedo ou tarde no tempo de Deus a nossa recompensa virá… Não há nada melhor que ser recompensada por Deus por sabemos que será algo maravilhoso e duradouro, essa recompensa terceiros não nós podem dar

    Ver mais
1 8 9 10 11 12 19