Quarentena – 16º dia

Viviane Freitas

  • 7
  • Jan
  • 2013

Quarentena – 16º dia

  • 7
  • Jan
  • 2013


“Sentimento gera sentimento.”
Viviane Freitas

“Então, disse Maria:
A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque contemplou na humildade da sua serva.
Pois, desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada, porque o Poderoso me fez grandes coisas.
Santo é o seu nome.
A sua misericórdia vai de geração em geração sobre os que o temem.
Agiu com o seu braço valorosamente; dispersou os que, no coração, alimentavam pensamentos soberbos.
Derribou do seu trono os poderosos e exaltou os humildes.
Encheu de bens os famintos e despediu vazios os ricos.
Amparou a Israel, seu servo, a fim de lembrar-se da sua misericórdia a favor de Abraão e de sua descendência, para sempre, como prometera aos nossos pais.
(Lc.1:46-55)

Esta oração de Maria, envolve o que está no seu íntimo.

Na Bíblia, existem três tipos de comunicação: Quando Deus fala; quando o homem fala, e quando o diabo fala.

E, neste caso, quem fala, é Maria.

Ela não estava envolvida pelo Espírito Santo, mas expressa-se através das suas próprias palavras.

Com certeza, Maria não era alguém popular, até porque, naquela altura, a mulher não tinha qualquer valor.

Mas, a partir do momento que gerasse o Senhor Jesus, o Filho do Altíssimo, passaria a ser considerada na História; todos saberiam da sua existência, pois fora escolhida a “dedo” por Deus.

E ela reconheceu isso…

Com as suas próprias palavras, evidencia o que Deus fizera no seu interior, embora não se considerasse “digna” o suficiente, para o efeito.

“A sua misericórdia vai de geração em geração…”

Porque Maria diz isto?

Porque não se considerava perfeita!

Quem refere a misericórdia de Deus são os que estão atentos ao seu íntimo; que veêm, e reconhecem, os seus próprios erros e falhas.

Quando olhamos para o nosso interior, percebemos o quão dependentes, precisamos ser, de Deus, assim como gratos para com Ele.

Maria já era grata “…porque o Poderoso me fez grandes coisas…” Mesmo sem ter acontecido nada de visível na sua vida.

Mas, só o fato de ela carregar no seu interior, o próprio Deus – o Senhor Jesus – o via como algo inexplicável.

Quando temos um encontro com Deus… Quando O temos no nosso interior, exultamos e contemplamos. Damos graças por tudo o que Ele faz, e tem feito, na nossa vida.

“…dispersou os que, no coração, alimentavam pensamentos soberbos…”

Deus vê o que está no seu interior… Se alimenta aquilo que os seus olhos vêm ou se rege a sua vida pelo “sentir”, como temos falado…

O que as pessoas não vêm, Deus vê; Ele sabe o que você nutre, no íntimo.

O que se tem destacado em si? O que ocupa o seu dia-a-dia?

Vive em função das outras pessoas? Baseia-se nos bons ou maus exemplos, alheios?

Sempre há algo que prende demasiado a sua atenção: Pode ser um sentimento; o passado; um trauma…

Às vezes, quer defender-se; justificar-se… Mas não quer confiar!

No entanto, Deus só age valorosamente, quando dependemos d’Ele. Quando não passamos “à Sua frente”, receando que Ele não cumpra com o prometido.

Na verdade, desta forma, não se crê! Isto torna-se em preocupação; dúvida…

“Derribou do seu trono os poderosos…”

Aqui, Maria vê Deus derribar o trono dos poderosos!

Seja qual for considerada a ameaça… Contempla Deus! Confia n’Ele! Não justifica, não toma a justiça nas suas mãos, mas deixa nas mãos de Deus.

“Encheu de bens os famintos…”

Porquê os famintos?

Porque aquele que tem sede, no seu interior, por ser justo para Deus, não se justifica para o “homem”. Normalmente, este é o rico, que tem que sair, sempre, a ganhar com as suas palavras.

Mas, aquele que confia em Deus, tem paz…

Não há que justificar; dizer seja o que for… Deus proverá!

“Amparou a Israel, seu servo, a fim de lembrar-se da sua misericórdia a favor de Abraão e de sua descendência, para sempre.”

Repare como Maria via Deus…

Há pessoas que, no seu íntimo, dizem: “ Estou a viver uma injustiça; os poderosos abafam-me…” E, assim, não confiam em Deus.

Mas quem confia e vive na dependência de Deus, aprecia-O, independentemente de qualquer coisa; tem bons olhos.

Deve prestar atenção na conduta; nas atitudes. Observe porque Deus escolheu Maria… Olhe a gratidão; o engrandecimento; a exultação a Ele.

Israel havia cometido muitos erros, e Maria viu-O como misericordioso; que ampara; tem paciência.

Deus cumpre sempre o prometido, mas Maria não precisou vê-lo para crer. Não era o fato de carregar o filho de Deus, que a fazia louvar.

As palavras apenas refletiam o seu íntimo…

“Porque a boca fala do que está cheio o coração.” (Mt.12:34)

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

121 comentários

    Só encontramos o nosso verdadeiro valor quando resolvemos nosso interior. Essa batalha contra os sentimentos, contra as preocupações, contra aquele pensamento do que os outros vão pensar de nós. Aprender a depender de Deus, vivendo pela fé arranca a frustração dentro de nós.Porque nossas expectativas estão em Deus, porque só esperamos nEle. Perdemos demasiado tempo sem pensar, sem nos revoltarmos contra esse estado que nos mata. Mas este despertar tem esse poder de mudar todo o nosso intimo e de reagirmos não na emoção mas com esse rasgo de revolta que faz tudo se transformar.
    Tal como Maria, só encontramos nosso valor quando reconhecemos o que Deus fez e faz de facto e de verdade na nossa vida, tornando-nos inabalaveis somente pela certeza dEle habitar dentro de nós e de depender dEle. Derrubando assim os sentimentos, o passado, traumas confiando que nosso interior está nas mãos de Deus. Tenho visto em Deus essa misericórdia, esse amparo, essa justiça em minha vida simplesmente porque a sua grandeza é tremenda e minha vida está aos Seus pés mesmo com tantas imperfeições e falhas. Quero mudar a cada dia e ouvir Sua voz e como agradeço por tudo quanto estou a viver por meio desta fé.

    Ver mais

    Olá D. Viviane
    A cada dia tenho aprendido algo e hoje o que mais me chamou atenção foi primeiramente quando a D. Viviane fala acerca do valor da mulher, como pode ser bom enxergar um erro meu? E é verdade porque a minha primeira reacção é má, porque vem logo o pensamento ” eu sou assim” mas como a senhora falou eu vou começar a valorizar me quando eu vou a raiz do problema! Ou seja quando eu começo a raciocinar e a lutar contra esse erro, se isso não acontece nunca vou saber a raiz do problema!
    E outra coisa que me chamou atenção foi Maria, que mulher virtuosa que foi escolhida para conceber a Jesus, que coracao ela tinha, que intimo ela tinha! O que fez a diferença o seu intimo o seu coracao! E fico a meditar como tem sido meu coracao, meu intimo!!!!!

    Ver mais

    Olá D. Viviane,
    Me chama a atenção nestes versículos a alegria de Maria, pois não vinha de fora e sim de dentro Dela. Era uma alegria que vinha da alma. Quando permito Deus me moldar e me usar, me colocando á disposição Dele não com palavras mas com atitudes, com a minha própria vida, meu carater, então a alegria vem e permanece. Mesmo sem saber o que ia acontecer, havia alegria, paz, certeza de que Deus era com ela. Quando tenho temor, tenho bons olhos, rejeito os pensamentos ruins que surgem, por consequência passo a ser cheia da presença de Deus e a tomar posse de suas promessas, mas se pelo contrário não tiver temor, e for orgulhosa então vou continuar do mesmo jeito, não vai haver diferença na minha vida. Comparando com o áudio me chama atenção que o que eu não vejo, Deus vê, Ele me conhece e que ou eu coloco em destaque os meus pensamentos ou coloco Deus. Tenho de analisar e ver o que está a se destacar na minha vida. Pois sempre tem algo em que a pessoa está pensando e prestando muito atenção. E a nossa boca falo do que o nosso coração está cheio. É como a D. Viviane fala na oração que tudo o que passamos é para nosso bem até o que parece ser mau aos nossos olhos. Hoje posso falar isso pois ouve momentos em que até me revoltei com Deus pois não percebia que tudo o que estava a passar apesar de ser culpa minha, era permitido por ele para me moldar e me salvar. Mas hoje sou grata a Ele e vejo que cada dificuldade foi uma oportunidade para mudar, para aprender, para ser salva para mudar o foco o objetivo.

    Ver mais

    #16ºDia Quarentena# Boa Tarde D. Viviane e D. Luiza.
    Neste dia da quarentena o que me fez analisar foi a pergunta, o que tem se destacado na minha vida? O que tem ocupado o meu pensamento?
    Porque existem pensamentos que aparentemente são insignificantes, no entanto eles ocupam o nosso pensar, e isso nos impede de ir para frente, impede de nos entregarmos mais para Deus, porque aquele pensamento se torna um peso, que tenta afastar-nos de DEUS.

    Ver mais

    Olá, D Viviane e D. Luísa, hoje o que me chamou atenção foi que Maria não precisou de ver para crer, ele simplesmente creu, confiou em Deus.
    Asssim somos nós, temos de crer em Deus quando estamos a passar uma luta, temos de crer. Muitas vezes eu tento me justificar, fazer as coisas com as minha próprias mãos, me justificando, mas para quê isso ? Porque se eu estiver certa, Deus me vai justificar na hora, isso é a confiança que temos com Ele. E se nos justificamos é porqe estamos a ir pelos sentimentos, estamos a querer nos justificar só para os outros não pensarem mal de nós, mas e o que Deus pensa ? Pois é, eu paro para me analisar e realmente tenho de confiar mais nEle.
    – Agradeço por mais um dia de ensinamento, pois a cada dia de quarentena tenho refletido e tenho me analisado, tenho me enxergado.
    Obrigada D. Vivi e d. Luísa

    Ver mais

    Paciência, algo que nós seres humanos não temos, lembro-me perfeitamente da paciência que Deus teve para comigo, porque varias vezes via os meus erros e não mudava, se Deus não fosse paciente Ele teria virado as costas, mas no momento que eu me voltei para Ele me recebeu de braços abertos pronto para me ajudar e perdoar os meus erros, muitas vezes fico impressionada com a falta de paciência que nós temos parente os outros queremos ver logo a mudança na nossa vida ou na vida de outras pessoas e quando isso não acontece começamos a questionar o poder de Deus, começamos a “perder a paciência com Deus” e esquecemos toda a paciência que Ele teve para a humanidade. É triste como desagradamos a Deus pela nossa ansiedade, Devemos apenas crer na palavra de Deus por ao seu tempo as suas promessas para nossa vida se cumpriram.

    Ver mais
1 11 12 13 14 15 21