Quarentena – 14º dia
- 3
- Jan
- 2013
“Naqueles dias, dispondo-se Maria, foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá,
entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel.
Ouvindo esta a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre; então, Isabel ficou possuída do Espírito Santo.
E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre!
E de onde me provém que me venha visitar a mãe do meu Senhor?
Pois, logo que me chegou aos ouvidos a voz da tua saudação, a criança estremeceu de alegria dentro de mim.” (Lc.1:39-44)
Houve, da parte de Maria, uma vontade, uma atitude, em relação ao que falara ao anjo. Recorda-se?
Quando você ora, recebe alguma direção e diz: “Eis-me aqui!”, são as suas atitudes que revelam, de fato, se houve sinceridade da sua parte.
Em meio a uma situação única, em toda a História, Maria já estava grávida, e correndo o risco de morte, pois havia concebido sem ser casada… ainda assim, dispôs-se apressadamente a cumprir o que lhe havia sido revelado.
Quando há uma disposição, e somos guiados por uma fé inteligente; não esperamos as coisas acontecerem, mas apressadamente nos dispomos a tomar atitudes.
Uma mulher, já grávida, em meio a um cenário improvável… Uma região inóspita, rodeada de montanhas.
Nós, mulheres, quando somos surpreendidas, temos tendência para reclamar…
Mas não Maria!
O que ela professou ao anjo, antes dele se ausentar, imediatamente se dispôs a cumprir!
Note, que a disposição não depende da sua mãe, pai ou marido… Se as pessoas te apoiam, ou não. É independente de tudo e de todos!
“…a criança lhe estremeceu no ventre; então, Isabel ficou possuída do Espírito Santo.”
A presença de Deus faz “estremecer”. É por isso que, ás vezes, se sente “abalada” ou “agitada” pela revelação que tem recebido, inclusive através desta Quarentena.
Estas palavras, não são ditadas por uma filosofia ou religião… Se, primeiramente, não tivessem chegado a mim, jamais lhe transmitiriam Vida. Mas, como têm trazido à existência na minha vida, também é isto que lhe é transferido.
“Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre!”
Veja que Isabel também havia sido visitada pelo anjo, antes mesmo de Maria; igualmente estava grávida, e de um homem de Deus que prepararia o caminho para o Senhor Jesus.
Normalmente, a mulher compara-se
Isabel poderia comparar-se com Maria, supondo que esta geraria o Senhor Jesus, e ela “apenas” aquele que prepararia o Seu caminho…
Mas quando a pessoa está possuída e envolvida pelo Espírito Santo, ela louva a Deus; exulta a Ele. Por isso, não se considera inferior, ou se declara superior.
Ela exultou: “Bendita és tu…”, cheia do Espírito Santo.
Quando alguém tem inveja; compara-se – olha para o que não tem, não valorizando o que possui – revela maus olhos e, com certeza, não está possuída pelo Espírito Santo.
Quando a pessoa se compara, alimenta o que sente.
Porque motivo não alimenta e Verdade, encara a realidade e luta por aquilo que quer trazer à existência, com Deus?
Uma pessoa cheia do Espírito Santo, não vê a posição, mas a graça de Deus.
“E de onde me provém que me venha visitar a mãe do meu Senhor?”
Ela sente-se indigna de ser visitada pela mãe do Seu Senhor. E Maria não lhe havia revelado nada do que sucedera, ainda… Fora o Espírito Santo que revelara a Isabel!
E assim é com Deus… Ele fala consigo, palavras que eu não lhe digo, pois sou limitada. Mas o Espírito Santo é que convence. Eu não tenho esse poder, mas Ele tem!
Para que serve Deus na sua vida? Para enfeitar? Para pronunciar, apenas, o nome “Deus”? Ou você participa a Ele, a sua vida?
É inevitável que obtenha forças surpreendentes, vindas do próprio Deus, quando submete a Ele as suas fraquezas.
Eu não estou a lutar pela perfeição, mas luto para ser aperfeiçoada. Não espero que você seja perfeita, mas que dependa e encontre em Deus o seu melhor Amigo, e que d’Ele dependa todos os dias.
Esta Quarentena pretende conscientizá-la que você não precisa depender das pessoas, senão exclusivamente de Deus; é para você entender que a Palavra de Deus não é uma religião, ela existe; é real, e traz à existência o que não existe…
E você quer isso… Por esse motivo estamos aqui!
Participando Deus da sua vida, obviamente, vai conquistar o resultado tão esperado.
“…logo que me chegou aos ouvidos a voz da tua saudação, a criança estremeceu de alegria dentro de mim.”
Você vai alegrar-se! Sabe quando?
Quando permitir que Deus lhe revele a Sua vontade. E não é uma alegria externa; passageira; que todas as pessoas têm que aprovar…
Mas algo que está no seu interior; a certeza!
Você é tão valiosa, ao ponto de Deus entregar o Seu melhor; o Seu Filho, por si.
Por mais que tenha errado no passado, não importa. Tudo se fará novo, a partir do momento que você assumir a sua crença n’Ele!
Maria Cândida Dhlakama Nunes Correia
Março 21, 2013 às 22:38
Mais um dia de quarentena, mais uma palavra sábia
para acrescentar às outras desde o início,
alimentando assim a minha fé. Tem-me
fortificado muito e aberto cada vez mais a minha
mente.
Gostei de saber o quê que a quarentena pretende
de mim, e estou grata por isso. Não precisando eu
depender de homem nenhum, exclusivamente de
Deus, e Ele traz à existência o que não existe. Ao
submeter-Lhe as minhas fraquezas, é inevitável que
Ele não me dê forças surpreendentes. Maravilhoso!
Melhor do que isto não há. Agradeço Vivi e Lu ,por
estas
palavras que só servem para mudar o meu interior.
Inês Quihanda
Março 21, 2013 às 22:18
Boa noite D.viviane, cada dia da Quarentena tem sido um renovo para minha vida Espiritual. Um forte abraço
Susana Palha
Março 21, 2013 às 21:59
A minha salvação não depende de ninguém mas de mim própria . E daí vem a força, a coragem, a paz. Tudo se faz novo quando passamos a crer deste modo. Contemplamos porque tomamos uma atitude de revolta contra nosso estado. Passando por cima de sentimentos, inseguranças, medos, matando-os dispondo-nos a lutar. Muito forte , quando estremecemos diante da acção do Espírito Santo, da graça de Deus. Ele tem de ser parte activa em minha vida. Ele molda, muda me, convence-me, ama-me. É dele minha dependência única, de Sua palavra que ganha vida quando medito, que cumpre em minha vida quando creio.
Sim, difícil, mas um prazer imenso minha alma ser uma conquista do próprio Deus.
Um beijinho grande para todas que estamos a viver esta fé, a nos sacrificar, a lutar por este bem maior que é a nossa Salvação.
Clenilda Salomão - Rio de Mouro
Março 21, 2013 às 20:30
D Viviane
Como é dificil nos enxergar , mas é verdade nunca vou ser perfeita mas vou aperfeiçoar ou fazer algo diferente todo dia, mas olha tem dia que me pego cometendo os mesmos erros, mas não vou desistir, pois tenho aprendido que Deus é comigo e que tenho o auxilio do ES , assim de luta em luta e com Ele tenho vitoria
Na fé e na busca da mudança
Ana Matos
Março 21, 2013 às 19:08
Boa tarde Dona Vivi e Dona Luísa.
O que mais me chamou a atenção foi que Maria ela se dispôs ao que o anjo lhe falou, mas ela não o fez da boca para fora, ela teve de provar a sua disposição.
E o mais incrível foi o que ela fez a seguir, mesmo estando gravida e correndo perigo de morte por estar grávida sem estar casada, ela foi até Isabel, ela não esperou que as coisas acontecessem ela agiu.
O Espírito Santo revela-nos o que precisamos, ele nos convence e dirige. Olhar para os outros e nos compararmos é uma perda de tempo pois estamos a dar ouvidos aos sentimentos.
A nossa dependência tem de ser exclusivamente de Deus, não das pessoas, dos amigos,da família, apenas de Deus pois ele é o único capaz de nos dizer o que precisamos ouvir seja uma exortação, uma direção, etc. Ele tem de ser o nosso melhor amigo e Ele é o único capaz de nos dar a alegria interior,a certeza.
Este post da quarentena falou muito comigo pois eu sempre me comparei as outras pessoas, ou seja agia pelo sentimento.
E essas comparações vinham porque eu não me colocava na dependência de Deus, e Deus já havia falado isto comigo mas eu na altura não aceitei, mas Deus hoje me deu de novo a oportunidade de reconhecer isso através deste post.
Obrigada Dona Vivi pela quarentena tem me ajudado muito e tem me fortalecido a cada dia que ouço.
Bárbara Nogueira
Março 21, 2013 às 18:54
Olá D.Vivi. O que mais me marcou nesta meditação e é onde Deus tem trabalhado em mim, desde que realmente eu descobri que eu não me valorizava. Eu me comparava muito às outras mulheres e então aí como via que por vezes me faltava algo que elas tinham e eu não, então já me sentia inferior e isso começou a refletir em várias áreas da minha vida. É uma verdadeira luta mas eu entendi que quando busco e dou para Deus meus medos ansiedades e todos esses sentimentos que nos destroem, então Deus age e como tem feito em mim. Quando esse sentimento vem não é mais alimentado dentro de mim porque aprendi que tenho o meu valor, não somos todas iguais eu sou única para Deus e isso que realmente importa. Obrigado por cada ensinamento e por me ajudar a ver quem realmente sou diante Jesus. Deus abençoe.