Quarentena – 10º dia
- 28
- Dez
- 2012
“E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo.
Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou-se muito e pôs-se a pensar no que significaria esta saudação.
Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus.” (Lc.1:28-30)
Imagine esta mulher, Maria, no seu quotidiano, visitada por um anjo… Foi Deus Quem se aproximou dela!
Existem pessoas que “correm” atrás de Deus: “Dá-me isto, ou aquilo…”
Mas o fato de Maria ter sido visitada, não fora resultado de um pedido, mas a sua própria vida convidara Deus; chamara a Sua atenção.
O que é que ela tinha?
Lembre-se que ela era “virgem” no seu interior; pura… resguardava a sua fé.
Isto é o que chama a atenção de Deus…
Não a sua malícia; o que condena ou julga, mas o que você é – e faz – que transmite pureza. Que lhe permite ver as situações com bons olhos.
“Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou-se muito…”
Ao invés de revelar espanto, exclamação ou excitação com a notícia, parou a ouvir e pensar… Não se via digna de tamanha honra, como é comum aos que têm Deus como Senhor. Não se achava digna de uma condição; de uma posição…
“… e pôs-se a pensar no que significaria esta saudação.”
Maria não alimentou a emoção, em função do que lhe dissera o anjo, mas questionou, que atributos teria, para haver sido escolhida.
Mesmo sendo considerada pura, aos olhos de Deus, não se achava o “máximo”…
Por isso ela se perturbou.
Imagine Deus encontrar em si algo tão benevolente…
A atitude de Maria; a sua forma racional de agir, chamou a atenção de Deus.
Quando a pessoa se resguarda; se separa e mantém a virgindade espiritual, vive, de fato, pela sua fé. É segura, e não influenciada pelos que os outros dizem ou pensam…
“Maria, não temas; porque achaste graça…”
Maria foi uma “virgem” racional; por isso se fazia pura.
Assim também você… Se tornará “virgem” e pura, quando questionar o que não é racional; o que não está de acordo com a Palavra de Deus.
Quem vive na emoção, não deseja uma resposta concreta, mas apoia-se na ilusão.
Eu não sei qual é o seu passado; se viveu de forma emotiva ou se errou muito…
Com certeza!
Mas, eu sei de uma coisa: Do Deus que eu conheci; dos limites onde cheguei; os meus fracassos; onde errei… Mas sei igualmente o que Ele fez comigo, que também pode fazer por si!
Não interessa o “ontem”, mas o “agora”… Conhecendo a Verdade e se tornando pura.
Se há vários anos está na Igreja e se tem corrompido… feito tudo o que é errado, ou desagradado a Deus da pior forma, ainda assim, há solução!
Quando fizer uso da razão, deixará de ser uma pessoa influenciada por sentimentos e, assim, será purificada de tudo o que a tem corrompido.
Levante a cabeça e olhe para a frente. O nosso Deus não vive da glória do passado e nem dos fracassos de ontem… Ele diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” (Mt.11:28)
É a si que Ele diz: “Venha assim mesmo, cheia de problemas…”
Dê a Deus o seu desafio, e eu duvido que Ele não resolva o seu problema.
E tudo se fará novo…
Alzira Antunes
Março 14, 2013 às 7:12
A resposta sempre vem quando a procuramos. Eu estava nessa condição, falava para Deus que queria ser usada por Ele, mas a minha vida, a minha pureza é que chama a atenção de Deus.
Nunca tinha parado para pensar desse jeito, mas realmente é verdade.
Temos que parar para pensar, será que a minha vida tem chamado a atenção de Deus? Será que tenho usado de bons olhos?
Quando somos escolhidas, qual é a nossa reação?
Não posso viver pela emoção, mas pensar e meditar na palavra de Deus para mim.
soraia santos
Março 13, 2013 às 17:56
Nós fazemos escolhidas. Nós temos que viver pela fé, e não viver pela emoção. E quando fazemos o que agrada a Deus, não precisamos “correr” atrás de bençoes. Quando usamos a fé racional Deus honra a pessoa. Quem vive fé racional não questiona /pergunta, ela crê apenas. E toma posse das promessas escritas na palavra de Deus. Essa tem que ser a fé.
Katia Félix - FJE Coimbra
Março 13, 2013 às 11:24
“ Eis que conceberás e darás à luz um filho a quem chamarás pelo nome de Jesus.”
“Este será grande e será chamado filho do altíssimo Deus…”
Quando nossa prioridade é o Senhor então entendemos que somos nós que provocamos o “MILAGRE”
Maria tinha este cuidado especial em agradar ao Senhor, ela não se deixou corromper pelo que via ou escutava, ela se manteve pura e sensível a voz de Deus.
Ele disse que ela daria a luz, mas ela ao mesmo tempo que pensou mas como se sou virgem nunca tive nenhum homem? Logo aceitou quando o anjo falou que o Espírito Santo a envolveria e então faria o impossível acontecer, nesse momento imagino que ela tenha pensado Ele é Deus, se Ele diz que terei um filho então é porque terei não importa como, para Ele não existe dificuldades ou impossível, vou obedecer!
Por vezes nos vemos da mesma maneira, diante da situação o primeiro pensamento é mas com isso vai acontecer? Como vou me libertar, como minha família vai se converter, como vou prosperar, como vou mudar meu casamento etc.
O que não deveria acontecer, principalmente com os que já foram testemunhas do poder de Deus, que viveram ou presenciaram o que Ele fez, mais deveriam crer, mas porque não acontece isso então?
Deus mudou? Nunca! Ele segue o mesmo, as pessoas sim mudaram começaram a olhar mais para as circunstancias do que para Deus, agindo com a força do braço e se achando no direito de cobrar Dele um resultado, que nunca virá pela desobediência e falta de confiança.
Então a primeira coisa a fazer é culpar Deus, ao invés de admitir seus erros, mas quando somos sinceros, fieis, e confiamos em Deus não importa a situação então o problema não passa de uma coisinha insignificante e que ao tempo deixará de existir, porque sabemos que venha o que vier e aconteça seja lá o que for, nosso Deus é e sempre será maior do que tudo e se estamos Nele e Ele em nós vencemos tudo e todos vêem o milagre dentro de Deus e é inevitável que ele se materialize!
Anabela Serafim
Março 13, 2013 às 5:47
Ola…
Nesta passagem bíblica podemos ver que Deus está à procura de pessoas que guardam a sua fé, que não se deixam influênciar pelos outros, mas usam uma fé racional.
Aqui nos mostra que Deus nos escolhe pela pessoa que somos e não pelo que pedimos, pois o que adianta eu pedir para ser usada por Deus, se não estou disposta a pagar o preço disso.
inês campos
Março 12, 2013 às 23:09
Boa noite D. Viviane, realmente eu só me acho graça diante de Deus quando eu guardo a minha fé e a minha pureza interior. E também dependerá das minhas escolhas e atitudes no meu dia a dia. Um forte abraço
Fua Nuanela
Março 12, 2013 às 18:06
Muitas vezes perdemos, porque só recorremos para Deus para pedir, como se fossemos interesseiras, nem nós lembramos da nossa atitudes nem analisamos se somos digna de pedir algo para Deus, Maria era Virgem de alma, não só o físico, mas ela servia a Deus com amor sem desejo de receber nada em troca, servia porque simplesmente ama a Deus. Mas como é difícil para nós fazermos isso? Nós somos humanas tal como Maria foi, o problema que somos materialistas, eu pelo menos era muito, com o passar do tempo tenho apreendido a servir a Deus por amor, por prazer e por gratidão porque ele um dia deu o Seu filho por amor a mim, por isso eu tenho que permanecer “virgem” para agradar a Deus.