Quarentena – 10º dia
- 28
- Dez
- 2012
“E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo.
Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou-se muito e pôs-se a pensar no que significaria esta saudação.
Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus.” (Lc.1:28-30)
Imagine esta mulher, Maria, no seu quotidiano, visitada por um anjo… Foi Deus Quem se aproximou dela!
Existem pessoas que “correm” atrás de Deus: “Dá-me isto, ou aquilo…”
Mas o fato de Maria ter sido visitada, não fora resultado de um pedido, mas a sua própria vida convidara Deus; chamara a Sua atenção.
O que é que ela tinha?
Lembre-se que ela era “virgem” no seu interior; pura… resguardava a sua fé.
Isto é o que chama a atenção de Deus…
Não a sua malícia; o que condena ou julga, mas o que você é – e faz – que transmite pureza. Que lhe permite ver as situações com bons olhos.
“Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou-se muito…”
Ao invés de revelar espanto, exclamação ou excitação com a notícia, parou a ouvir e pensar… Não se via digna de tamanha honra, como é comum aos que têm Deus como Senhor. Não se achava digna de uma condição; de uma posição…
“… e pôs-se a pensar no que significaria esta saudação.”
Maria não alimentou a emoção, em função do que lhe dissera o anjo, mas questionou, que atributos teria, para haver sido escolhida.
Mesmo sendo considerada pura, aos olhos de Deus, não se achava o “máximo”…
Por isso ela se perturbou.
Imagine Deus encontrar em si algo tão benevolente…
A atitude de Maria; a sua forma racional de agir, chamou a atenção de Deus.
Quando a pessoa se resguarda; se separa e mantém a virgindade espiritual, vive, de fato, pela sua fé. É segura, e não influenciada pelos que os outros dizem ou pensam…
“Maria, não temas; porque achaste graça…”
Maria foi uma “virgem” racional; por isso se fazia pura.
Assim também você… Se tornará “virgem” e pura, quando questionar o que não é racional; o que não está de acordo com a Palavra de Deus.
Quem vive na emoção, não deseja uma resposta concreta, mas apoia-se na ilusão.
Eu não sei qual é o seu passado; se viveu de forma emotiva ou se errou muito…
Com certeza!
Mas, eu sei de uma coisa: Do Deus que eu conheci; dos limites onde cheguei; os meus fracassos; onde errei… Mas sei igualmente o que Ele fez comigo, que também pode fazer por si!
Não interessa o “ontem”, mas o “agora”… Conhecendo a Verdade e se tornando pura.
Se há vários anos está na Igreja e se tem corrompido… feito tudo o que é errado, ou desagradado a Deus da pior forma, ainda assim, há solução!
Quando fizer uso da razão, deixará de ser uma pessoa influenciada por sentimentos e, assim, será purificada de tudo o que a tem corrompido.
Levante a cabeça e olhe para a frente. O nosso Deus não vive da glória do passado e nem dos fracassos de ontem… Ele diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” (Mt.11:28)
É a si que Ele diz: “Venha assim mesmo, cheia de problemas…”
Dê a Deus o seu desafio, e eu duvido que Ele não resolva o seu problema.
E tudo se fará novo…
Sandra Correia
Março 6, 2013 às 10:42
Maria chamou a atenção de Deus pela pureza da sua fé. Para que Deus encontre em mim essa pureza devo ser sincera, procurar a cada dia santificar-me, analisar-me e as minhas reacções perante cada situação e questionar sem sentimento e só assim chegarei a verdade e serei capaz de arrancar de mim tudo o que “suja” aos olhos de Deus!
Djamila Pereira
Março 6, 2013 às 8:45
D. Vivi, D. Luísa! Muito forte!
Maria e Zacarias tiveram atitudes diferentes: Zacarias falou sem pensar (fé emotiva) ao ser abordado pelo Anjo de Deus e por conta disso ele ficou mudo, quanto à Maria, esta se colocou a pensar (fé racional). A fé emotiva nos faz cometer erros, no entanto a fé racional nos coloca na presença de Deus. Foi isso que me fez despertar a Fé, eu usava apenas a emoção e quase pus tudo a perder na minha vida, principalmente a minha vida com Deus, pois por causa disso (emoção) afastei-me de Deus. Já no chão, há uns meses atrás quando decidi entregar-me a Jesus (agora sem reservas), o primeiro passo foi avaliar as minhas ações e após perceber isto, o próximo passo foi deixar de usar a emoção e passar a usar a Fé inteligente. Tive que colocar-me diante de Deus e dizer: eis-me aqui toda estragada, cheia de problemas, cheia de falhas, por favor me conserte pois quero ser feita novamente. Deus veio até mim e me tem moldado todos os dias pois esta transformação tem que ser todos os dias, tenho que me fazer pura todos os dias. Quando passei a usar a fé racional como Deus nos tem ensinado, a primeira coisa que mudou foi o meu interior, e com esta mudança Deus transformou o meu casamento. Deus se manifesta na nossa vida quando vê a nossa atitude, a nossa sinceridade, nossa fé.
Obrigada e Deus vos abençoe!
elsa maria
Março 6, 2013 às 6:40
Bom dia D.VIVI o que me chamou atenção aqui e exatamente o ser pura, viver a fe racional , e não os sentimentos, so assim acharemos graça em DEUS. Não tem outro jeito. ObrIgada pelos seus ensinamentos.
ana paula
Março 5, 2013 às 21:27
É verdade e por eu estar a deixar a fé emotiva e estar a praticar a fé racional praticar a justiça comecei a ser perseguida porque agora acabou goste quem gostar o que eu quero mesmo é agradar a Deus porque só Ele é digno da minha vida e tudo o resto é passageiro e por isso tem mexido muito com as pessoas mas não me importa não não estou nem aí obrigada por mais uma quarentena.
Vera Santos
Março 5, 2013 às 21:06
Olá D. Viviane. Deus só pode contar comigo se eu me mantiver pura diante Dele. Quando me resguardo de tudo o que não presta estou a viver pela fé. Esse é o tipo de pessoa que Deus procura. Isso chama a Sua atenção e é isso que faz com que eu seja usada por Ele. Deus agrada-se da pessoa que não vive do seu jeito mas sim de acordo com a Sua Palavra. Só assim deixamos espaço para Deus agir na nossa vida e no nosso interior. Que bênção. Beijinho.
Geovana Ribeiro
Março 5, 2013 às 15:26
“Não interessa o “ontem”, mas o “agora”… Conhecendo a Verdade e se tornando pura.”
Maria conhecia a verdade e praticava o que a tornava pura.
Quando eu pratico a verdade e a conheço verdadeiramente eu me torno pura.
Maria parou e pensou agiu a fé racional,a ela foi confiado algo grande e ela não se achou digna.
Deus não quer saber do meu passado, pois conhecendo a Verdade eu me torno pura e digna.