Obreira : Tu ME amas?
- 20
- Fev
- 2014
E, depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros.Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas.
Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por lhe ter dito pela terceira vez: Tu me Amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes de todas as coisas; tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas. João 21:15-18
Qual a maior prova de amor que pode apresentar a Deus, senão a de cuidar das ovelhas perdidas?!
Temos batido nessa tecla, de dar a vida pelo povo, pois foi para esse fim que o Espírito Santo possuiu a nossa vida!
As palavras apascentar e pastorear têm muito que se lhe diga. Ao ler no dicionário o significado de ambas, podemos ver a profundidade do nosso serviço para Deus. É muito mais do que simplesmente ser simpática, agradável, bem falante, carinhosa, atenciosa, o que sem dúvida, são características fundamentais numa obreira, e essenciais para chegar até ao próximo. No entanto, o que verdadeiramente revela a paixão pelas almas é a sua entrega incondicional.
Repare no que quer dizer a palavra “Apascentar”:
Levar a pastar, pastorear: apascentar o rebanho.
• Alimentar, nutrir.
Fig. Recrear: apascentar a vista, os olhos.
• Doutrinar – Ensinar; Instruir.
Quando é que alimenta uma pessoa que está a sofrer?
– Quando se alimenta a si mesma, em primeiro lugar! Vivendo uma fé justa, tendo um relacionamento verdadeiro com Deus. Aí sim, tem toda a estrutura para ajudar e conduzir outros à Salvação.
Quando é que tem condições para ensinar a outros?
– Quando primeiro é humilde para ouvir a direção de Deus e obedecer. Aí sim, tem capacidade para instruir a outros.
Na verdade, você é a primeira ovelha a ser apascentada, pois se não for salva, jamais terá propriedade para salvar! Nunca se esqueça disso. Assim sendo, naturalmente as suas atitudes surgem na prática.
Na prática:
• Está atenta às necessidades do povo da sua igreja;
• Apta para suprir, indo ao encontro das pessoas;
• Vigiando quem está pela primeira vez, ou afastado para atender no final da reunião;
• Sendo constante no atendimento;
• Toma nota dos nomes das pessoas que tem acompanhado, como um ato de responsabilidade;
• Durante a reunião observa o estado do povo, se estão atentos ou distraídos, para que possa, à posteriori, orientar;
• Fica de “olho” na forma como as pessoas oram, para entender se realmente estão a entregar-se;
• Metaforicamente: É um “pastor de ovelhas” em plena vigilância.
Observou a intensidade do que Jesus espera de si? Hoje, Ele faz-lhe a mesma pergunta: Tu Me amas?
Será que a sua resposta corresponde?!
Deixe o seu comentário, pois o mesmo revela o seu empenho.
Beatriz FJE Alcobaça
Fevereiro 20, 2014 às 18:46
é verdade a melhor maneira k temos para mostrar a deus k o amamos acima de tudo e ama-lo a ele e ao nosso proximo
Winnie Nogueira
Fevereiro 20, 2014 às 18:19
D. Luisa,
De facto esta é a maior prova de amor: cuidar das suas ovelhas, mas não me posso esquecer que preciso estar capacitada para tal.
Ao tornar-me pastora das ovelhas, não posso cuidar hoje, alimentar amanhã e acreditar que com o tempo ela aprenderá a andar com os seus próprios pés. Exige muito mais, preciso levá-la ao pasto verdejante, levá-la a conquistar a salvação.
A obreira que acompanha de perto e de longe é bem aventurada porque é deste modo que ganho maturidade espiritual porque demonstro a Deus que quero fazer mais.
Mais uma vez obrigada pelo seu cuidado.
Nely Abjaud Almeida
Fevereiro 20, 2014 às 17:29
è sempre precioso,acompanhar cada nota deixadas aqui através de seu post.aprender,,ou mesmo revemos situações que já se acomodaram,que julgamos ser dispensável,então através destes alertas,sim vou chamar-lo de alertas,rsrsr,podemos nos auto disciplinar.Na oportunidade gostaria de pedir que postasse,sobre o zelo com a casa de Deus ,,pois se percebe que algumas obreiras parecem não mas se preocuparem com pequenos cuidados,como:mandar limpa a igreja,sempre com aroma agradável suave,enfim coisas que uma parece esperar que a outra faça,e no final ninguém faz.Espero ter expressado aqui uma nova dica.Com carinho e respeito.Obreira Nely Piúma E-S.
Darlene Monteiro
Fevereiro 20, 2014 às 17:18
Querida D. Luísa não deixo de ler seus artigos à 5ª feira pois traz sempre grandes ensinamentos e com certeza esse é o Verdadeiro trabalho, vigiar as ovelhas, conhecer o seu estado é o trabalho de todo o pastor e nós Obreiras temos que ter essa visão, não apenas a consciência mas colocar em prática os passos que citou. Tenho estado atenta ao que tem falado e de facto quando temos esse cuidado na nossa Comunhão com Deus, Ele mesmo nos revela o estado de cada uma das ovelhas alertando-nos quando correm perigo pois faz-nos estar atentas aos detalhes.
Débora Ramos
Fevereiro 20, 2014 às 15:32
Os que são salvos de forma alguma deixam de cuidar daqueles que ainda não são. Quando não há o amor pelas almas, não há também a preocupação de atender e orientar o povo.
Pode ser a obreira que mais trabalha na reunião, a que mais segura sacola, a que mais conhece o pastor, mas se não cuida das almas, não vale de nada estar como obreira.
isabelle
Fevereiro 20, 2014 às 15:27
Bom dia!!!
Nossa como essas mensagens para obreiras tem me ajudado!!!
Venho aqui o cuidado de Deus em nos ensinar, e tenho acreditado que isso é para aquelas que de fato querem servir com excelencia!!!
E tenho me alimentado bastante para continuar a dar o melhor pelas almas….entendo que as orientações aqui passadas, estão vindo, particulamente ao encontro das necessidades que tenho tido, para a melhoria do meu servir a Deus!!!
Muito obrigado, e que Deus possa continuar lhe usando, sempre!!