Obreira que é “queixinhas” e a que reporta
- 3
- Set
- 2015
Esta semana escreveram-me a perguntar: “Luisa, qual a diferença entre fazer queixinhas e reportar?”
Vejamos as diferenças:
Queixinhas
- Quando falo de algo ou de alguém, para meu próprio beneficio;
- A intenção não é boa, é interesseira;
- O objetivo não está em ajudar;
- Por detrás das queixinhas podem estar os maus olhos, os ciúmes e a malícia;
Reportar tem uma conotação completamente diferente e está ligado:
- Ao Zelo pela Obra de Deus;
- Ao Temor;
- À Salvação da sua alma e a do próximo;
- À Fé inteligente;
Quando reportamos algo ou alguém é porque em primeiro lugar pretendemos agradar a Deus e não ser cúmplices do pecado.
Quando devo reportar?
- Sempre que colocar em causa a Obra de Deus e sobretudo a sua alma e a do próximo.
Ficou esclarecida? Deixe o seu comentário.
Ivanilda
Setembro 3, 2015 às 12:22
Esse post foi muito esclarecedora, a minha maior preocupação é com a minha salvação e a do próximo, porque normalmente quando a pessoa esta agindo negativamente, ela fica cega, querendo só alimentar o seu ego, alguém tem de tomar uma atitude mais severa para tentar salva-la, mesmo que custe uma amizade ou a sua imagem diante de todos.
Ja aconteceu comigo, no começo me senti muito mal, mas depois entendi que Deus conta comigo para salvar uma pessoa mesmo que tenho de sacrificar uma amizade.
Joana Pinho
Setembro 3, 2015 às 12:14
Muito esclarecedor, pois vemos que a diferença entre fazer queixinhas e reportar está essencialmente na intenção de cada pessoa. Quem reporta não o faz para o seu próprio benefício, para parecer melhor que a outra, mas sim para o bem da Obra de Deus.
Agora quem faz queixinhas quer agradar a si mesma, agradar aos outros e não zela pela Obra de Deus nem pela salvação dela e dos outros! Enquanto o foco de uns está na Obra de Deus e em agradar a Deus, infelizmente há pessoas que têm o foco em agradar a si mesma e aos outros.
Cátia Sousa
Setembro 3, 2015 às 12:05
Sem dúvida que foi bastante esclarecedora porque durante muito tempo eu quis ser alguém que agradasse a todos e por isso não fazia “queixa” de nada , pois não queria que depois viessem todos em cima de mim e porque achava que iria estar a falar nas costas e que era errado etc.. mas a verdade é que quando fazemos as coisas para Deus não são “queixas” , nos expomos aquilo que sabemos que não agrada a Deus e que não pode ficar guardado ou escondido de alguém com outra responsabilidade que não nós mesmas. Trata-se de zelo ,essa é a palavra certa. Zelo pela Obra de Deus , zelo pela minha alma e pela alma da pessoa em questão. Pois quando algo não é do agrado de Deus não devemos alimentar isso dentro de nós.
Vanessa Barros
Setembro 3, 2015 às 11:53
Bom dia Dona Luísa, sem dúvida, devemos ter em muita atenção quando o faremos, pois se não estivermos bem “no sentido espiritual” poderemos não somente prejudicar a obra de Deus á pessoa em questão e a nos mesmos, pois estamos a fazer algo para o nosso proprio beneficio, como a senhora falou, no caso de termos tipo algum desentendimento com a pessoa em questão, mas se quisermos de verdade ajudar iremos ajudá-la e se ela/e não o perceber, aí falaremos com a autoridade máxima, mas com o foco de agradar a Deus e de ajudar aquela alma. Nunca para o nosso beneficio, pois o dia em que eu fizer isso ou alguém é porque deixamos o foco – Deus e almas.
Um beijinho e que Deus a abencoe mais e mais a cada dia.
Sandra Guerreiro-Almada
Setembro 3, 2015 às 11:50
Bom dia,
Muito obrigado pelo esclarecimento, é muito importante que tenhamos presente a diferença entre falar com a intensão de exortar, de beneficiar a obra de Deus, ou falar com malicia com a intensão apenas do nosso próprio beneficio. A palavra de Deus fala de numa passagem de zelo (“o zelo pela casa do Senhor me consome”) muitas vezes pensamos nesse zelo como o “físico” feito, arrumado, limpo… e a minha consciência com a obra de Deus não tem também que ser zelosa? Se vejo algo errado e não exorto, não reporto, estarei eu a ser zelosa? mas se por outro lado por malicia, maus olhos, má intensão me queixo de algo apenas para meu beneficio, onde está o meu zelo pela casa do meu Senhor?
Importante mesmo saber e estar consciente a diferença destes dois significados!
Deus abençoe, na fé!
Leila
Setembro 3, 2015 às 11:47
esta ligado.