Obreira que é “queixinhas” e a que reporta
- 3
- Set
- 2015
Esta semana escreveram-me a perguntar: “Luisa, qual a diferença entre fazer queixinhas e reportar?”
Vejamos as diferenças:
Queixinhas
- Quando falo de algo ou de alguém, para meu próprio beneficio;
- A intenção não é boa, é interesseira;
- O objetivo não está em ajudar;
- Por detrás das queixinhas podem estar os maus olhos, os ciúmes e a malícia;
Reportar tem uma conotação completamente diferente e está ligado:
- Ao Zelo pela Obra de Deus;
- Ao Temor;
- À Salvação da sua alma e a do próximo;
- À Fé inteligente;
Quando reportamos algo ou alguém é porque em primeiro lugar pretendemos agradar a Deus e não ser cúmplices do pecado.
Quando devo reportar?
- Sempre que colocar em causa a Obra de Deus e sobretudo a sua alma e a do próximo.
Ficou esclarecida? Deixe o seu comentário.
Cristina Silva
Setembro 10, 2015 às 16:57
No meu ponto de vista, de facto a diferença entre fazer queixinhas e reportar está na forma e na intenção com que a pessoa pretende dar algo a conhecer. Isto é, neste caso se a obreira o faz para se defender, ser beneficiada ou o faz por amor, sinceridade e zelo pela obra de Deus. Neste último caso a pessoa nem pensa em si própria, ou seja eu falo por mim, porque o meu interesse está em procurar afastar a impureza e o pecado para não corromper a obra. Quando assim acontece, não estou a tentar ser beneficiada, nem a defender-me, mas antes a proteger esta obra que foi criada pelo autor da vida para que o Espírito Santo venha ter condições de se manifestar e se manter enquanto aguardamos a vinda do Senhor Jesus em glória.
Tainã Campos
Setembro 10, 2015 às 15:49
Zelar pela obra de Deus ao meu ver é um dever de todos que a fazem, às vezes podemos até ser mau interpretadas, porém, vale correr o risco quando se trata d’Ele e dos nossos próprios olhos.
Tânia costa
Setembro 10, 2015 às 9:05
Bom dia é bom saber as diferencias para não errar contra Deus. Pois muitas das vez basta dizer algo errado mesmo sem intenção para por uma alma em risco não só a do próximo mas também a minha. Não sou obreira mas é bom em aprender e melhora para agradar a Deus.
Sulange Augusto-S.João de Estoril
Setembro 10, 2015 às 8:46
Bom dia.
Mais uma vez muito obrigada por esse post pelo zelo da Obra de Deus eu fiz o que é o certo aos olhos de Deus e por isso sou vista com maus olhos e diante dessa diferença entre “queixinhas” e “reportar” eu posso dizer que reportei. obrigada mais uma vez.
Neusa
Setembro 10, 2015 às 7:29
Ficou bem esclarecido, tambem tinha essa duvia, tinha medo se podia reportar alguma coisa e pensarem que eu estava fazendo fofoca ou coisa assim. obrigao pelo esclaremento. Neusa Giubiasco Suiça.
Neusa
Setembro 10, 2015 às 7:27
Ficou bem esclarecido, tambem tinha essa duvia, tinha medo se podia reportar alguma coisa e pensarem que eu estava fazendo fococa ou coisa assim. obrigao pelo esclaremento. Neusa Giubiasco Suiça.